O concurso PF Administrativo está com a publicação do edital iminente, concurseiro! A Polícia Federal definiu o Cebraspe como banca organizadora de seu próximo certame para cargos administrativos.
As oportunidades serão para candidatos com nível médio e superior. São 192 vagas ao todo! As remunerações ficam entre R$ 5.173,28 a R$ 6.296,69.
São diversas carreiras contempladas, então, há muitas chances de conquistar seu lugar dentro da Polícia Federal.
Que tal entender mais sobre cada um dos cargos ofertados no concurso PF Administrativo, seus requisitos e atribuições do dia a dia? Nesta matéria, você saberá tudo isso! Continue a leitura e entenda.
Para facilitar a sua navegação, utilize o índice abaixo:


Concurso PF Administrativo: requisitos
Abaixo, você poderá entender quais os requisitos de cada um dos cargos ofertados no concurso PF Administrativo.
CARGOS | REQUISITOS |
Agente Administrativo | Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. |
Assistente Social | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Assistência Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social. |
Contador | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Contabilidade. |
Enfermeiro | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Enfermagem. |
Médico Clínico | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, inscrição no Conselho Regional de Medicina e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Clínica Médica no órgão de classe. |
Médico Psiquiatra | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, inscrição no Conselho Regional de Medicina e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Psiquiatria no órgão de classe. |
Médico Ortopedista | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, inscrição no Conselho Regional de Medicina e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Ortopedia no órgão de classe. |
Psicólogo Clínico | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Psicologia. |
Psicólogo Organizacional | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Psicologia. |
Farmacêutico | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Farmácia. |
Nutricionista | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Nutrição. |
Estatístico | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Estatística. |
Administrador | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Administração. |
Técnico em Comunicação Social | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. |
Técnico em Assuntos Educacionais | Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. |
Concurso PF Administrativo: Atribuições
Agora, o que é esperado dos servidores administrativos da PF em seu dia a dia? Utilize o índice abaixo e vá direto às atribuições do cargo do Concurso PF Administrativo que você deseja concorrer.
- Agente Administrativo
- Assistente Social
- Contador
- Enfermeiro
- Médico
- Psicólogo
- Farmacêutico
- Nutricionista
- Estatístico
- Administrador
- Técnico em Comunicação Social
- Técnico em Assuntos Educacionais
Agente Administrativo
- Realizar atividades técnico-administrativas de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, abrangendo planejamento, pesquisas preliminares, predominantemente técnica, visando à implantação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica;
- Atuar com execução e supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das
técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material; - Executar serviços de apoio nas áreas de recurso humanos, administração, finanças e logística;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Executar serviços nas áreas de recurso humanos, administração, finanças e logística;
- Executar serviços cartorários, ressalvadas as competências da carreira policial;
- Coordenar e atuar com recursos de tecnologia da informação e de controle de dados, bem como análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas;
- Atuar no planejamento, execução e avaliação de ações educacionais coorporativas, bem como na área de treinamento e desenvolvimento educacional;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua
responsabilidade; - Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for
designado; - Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Assistente Social
- Realizar atividades de execução qualificada de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento dos servidores em seus aspectos sociais;
- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a Instituição;
- Encaminhar providências e prestar orientação social a servidores;
- Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais de interesse do órgão;
- Realizar vistorias, perícias administrativas, laudos administrativos na sua área de atuação, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Prestar assistência social a servidores e assessorar gestores em matéria do Serviço Social;
- Realizar visitas técnicas, perícias sociais, laudos, relatórios na sua área de atuação, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
- Desenvolver atividades rotineiras para acompanhamento individual e coletivo dos servidores em situação de vulnerabilidade;
- Desenvolver projetos e programas de promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como de aprimoramento da gestão de pessoas e da humanização das relações de trabalho;
- Acompanhar os servidores em Licença para Tratamento de Saúde, concedida ao próprio servidor ou em razão de doença em pessoa da família;
- Implementar, coordenar, supervisionar ações de prevenção de doenças e vigilância em saúde tanto individuais quanto coletivas;
- Orientar os familiares e/ou superior hierárquico do servidor em acompanhamento;
- Estabelecer e manter intervenções sistemáticas após a ocorrência acidentes em serviço, situações de risco à integridade física e incidentes críticos;
- Compor equipe multiprofissional para fins de atenção a saúde do servidor;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua
responsabilidade; - Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for
designado; - Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Contador
- Realizar atividades de supervisão e execução, em grau de maior complexidade, relativas à administração pública, financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo a análise, registro e perícia administrativa de balancetes, balanços e demonstrações contábeis;
- Atuar com a organização e execução de serviços de contabilidade em geral;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Enfermeiro
- Atuar em atividades de supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária dos doentes, das gestantes e dos acidentados, à administração de medicamentos e tratamento prescritos, bem como à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças;
- Promover a organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares;
- Realizar o planejamento, organização, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
- Realizar consultoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Médico (geral)
- Realizar atividades relativas à supervisão, planejamento, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, de trabalhos de defesa e proteção da saúde individual na respectiva especialidade médica, ligadas à patologia, ao tratamento clínico e cirúrgico do organismo humano e às perícias médicas administrativas;
- Realizar consultas e atendimentos médicos, bem como a prática da clínica médica em geral;
- Implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, tanto individuais quanto coletivas;
- Coordenar programas e serviços em saúde;
- Efetuar perícias administrativas, auditorias e sindicâncias médicas;
- Elaborar documentos que difundam conhecimentos da área médica;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Psicólogo (geral)
- Realizar atividades de supervisão e execução, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas á orientação psicopedagógica e ao ajustamento individual;
- Realizar atividades de supervisão e execução, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas á aplicação, à correção e à análise de testes visando à seleção de profissional;
- Prestar atendimento psicológico aos servidores e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de servidores e grupos de servidores, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação;
- Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o servidor durante o processo de tratamento ou cura;
- Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Realizar atividades relacionadas ao campo de atuação da Psicologia Clínica e Organizacional;
- Prestar atendimento biopsicossocial como instrumento de valorização do servidor e humanização das relações de trabalho;
- Realizar diagnóstico, intervenção psicoterápica e acompanhamento, individual ou em grupo, para prevenir ou amenizar sofrimento ou conflito psíquico;
- Realizar ações para a prevenção de doenças e promoção da saúde, visando à melhoria da qualidade de vida e bem-estar psicológico dos servidores;
- Promover a participação ativa dos servidores na melhoria das condições de trabalho;
- Planejar, elaborar e implementar ações educacionais presenciais e à distância da Polícia Federal;
- Interagir e cooperar com instituições educacionais;
- Integrar equipes multidisciplinares na área de segurança pública a fim de promover e alcançar a estratégia organizacional;
- Assessorar nos processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento profissional da Polícia Federal;
- Planejar e executar as atividades de psicologia afetas aos processos de gestão de pessoas;
- Promover estudos, pesquisas e trabalhos experimentais na área de psicologia aplicada à segurança pública;
- Elaborar laudos, pareceres, relatórios técnicos e científicos relacionados à Psicologia;
- Fiscalizar e acompanhar o credenciamento dos profissionais da Psicologia que realizam avaliação psicológica para a aquisição do porte de armas.
- Formular, implementar e avaliar políticas institucionais na área de psicologia plicada à segurança pública para a Polícia Federal e outras instituições congêneres;
- Atuar junto a equipes multiprofissionais em atividades relacionadas à gestão de pessoas;
- Auxiliar na avaliação psicológica dos concursos para carreira policial;
- Assessorar a elaboração de subsídios para defesa da União em temas relativos à avaliação psicológica nos concursos públicos para os cargos policiais;
- Supervisionar estágio na área de Psicologia;
- Assessorar as unidades centrais e descentralizadas em assuntos pertinentes à Psicologia;
- Desenvolver em equipe multiprofissional programas de preparação para aposentadoria dos servidores da Polícia Federal;
- Assessorar os escalões superiores da instituição no que tange a Psicologia;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Farmacêutico
- Realizar atividades de orientação ou execução especializada, em grau de complexidade mediana, referentes a trabalhos e estudos relativos a métodos e técnicas de produção, controle e análise clínica de produtos químicos;
- Atuar com a realização de perícias administrativas e laudos relacionados com atividades, produtos, fórmulas processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Nutricionista
- Realizar atividades de supervisão, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos relativos à educação alimentar, à nutrição e à dietética para indivíduos ou coletividades;
- Promover a consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
- Promover a assistência e educação nutricional a servidores;
- Atuar com controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios;
- Promover estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição;
- Prescrever suplementos nutricionais necessários à complementação da dieta dos servidores.
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Estatístico
- Realizar atividades de execução qualificada de trabalhos relativos a levantamentos, análises e controles estatísticos com vistas às atividades econômico-sociais e científicas;
- Planejar e executar pesquisas, levantamentos e análises estatísticas;
- Elaborar padronizações estatísticas;
- Emitir pareceres no campo da estatística;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Administrador
- Atuar em atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração pública, de pessoal, material, orçamento, organização e métodos;
- Emitir pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos administrativos e assessorar;
- Realizar pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, e controle dos trabalhos nos campos da administração, como organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira e relações públicas;
- Planejar, organizar, controlar e assessorar a Instituição nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, financeira, entre outras, implementar programas e projetos;
- Elaborar planejamento organizacional;
- Promover estudos de racionalização;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Técnico em Comunicação Social
- Realizar atividades de supervisão e execução de trabalhos de relações públicas e redação, com ou sem apreciações ou comentários;
- Atuar com supervisão de trabalhos de revisão;
- Realizar a coleta e preparo de informações para divulgação oficial escrita, falada ou televisionada;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado,
- fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Desenvolver atividades de planejamento, organização, supervisão, avaliação e execução relativas a atividades na área de comunicação social, de cerimonial, de relações públicas, de relacionamento institucional com outras entidades e com a sociedade, e em outras áreas que forneçam o suporte necessário ao funcionamento do Departamento de Polícia Federal;
- Realizar a coleta e preparo de informações para divulgação oficial escrita, falada ou televisionada;
- Atuar com execução de trabalhos de produção, revisão e editoração de textos para diferentes plataformas da área de Comunicação no âmbito do Departamento de Polícia Federal;
- Planejar e executar cobertura jornalística de atividades do Departamento de Polícia Federal;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
- Cumprir a escala de plantão ou de sobreaviso administrativo para o qual for designado;
- Operar equipamentos de comunicação, telemática e outros aparelhos, zelando pela segurança e manutenção de todo o processo correspondente;
- Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos;
- Exercer outras atividades que lhe forem determinadas para desempenho do órgão na consecução de seus fins.
Técnico em Assuntos Educacionais
- Realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando à solução dos problemas de educação;
- Promover a orientação sobre técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária;
- Executar as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
- Auxiliar nas atividades cartorárias;
- Cumprir as ordens de serviço administrativo para as quais for designado, inclusive no exterior;
- Operar veículos terrestres, aéreos e aquáticos, quando devidamente habilitado, fiscalizando e zelando pelo correto uso e manutenção destes;
- Executar as ações de fiscalização;
- Gerenciar, atualizar, desenvolver e utilizar sistemas e bancos de dados;
- Atuar em procedimentos correcionais e disciplinares;
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre os métodos e técnicas do trabalho, buscando o aperfeiçoamento e modernização da instituição;
- Planejar ações e avaliar resultados em sua área de atuação, ou por determinação em atividades especiais;
- Instruir e orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico de suas atividades;
- Coordenar, supervisionar e orientar equipe de trabalho que estiver sob sua responsabilidade;
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Com a definição do Cebraspe como banca do concurso PF Administrativo, a expectativa quanto ao edital só aumenta! Confira a análise do nosso professor Érico Palazzo:
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Destaques: |
Resumo do Concurso PF administrativo
Concurso PF Administrativo | Departamento da Polícia Federal |
---|---|
Situação atual | Banca definida |
Banca organizadora | CEBRASPE |
Cargos | diversos |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreiras | Administrativa, Saúde e TI |
Lotação | Todas as Unidades Federativas e Distrito Federal |
Número de vagas | 192 vagas |
Remuneração | Iniciais de R$ 4.635,48 a R$ 14.371,42 |
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