Concurso PGE CE: edital em 2021? Confira aqui todos os detalhes!

O crédito para realização do novo concurso já aconteceu! As expectativas são de novas movimentações logo!

Notícias excelentes para os concurseiros! Após 13 anos sem concursos públicos, a Procuradoria Geral do Estado do Ceará recebeu a liberação de créditos para a realização do próximo concurso PGE CE.

A publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará não deixa dúvidas que vamos ter novas movimentações no ano de 2021! O concurso foi fortemente cogitado em 2015, o órgão chegou a até mesmo contratar uma banca Cebraspe (antigo Cespe), porém o concurso PGE CE não chegou a ser realizado.

Veja abaixo o menu com informações sobre o concurso PGE CE:

Situação atual

  • 02 de dezembro de 2020

Foi publicado no Diário Oficial a liberação de créditos para a realização de um novo concurso PGE CE. Ainda não há previsão sobre o número de vagas. Esperado desde 2015, as especulações são que a banca escolhida será a Cebraspe, a mesma escolhida em 2015.

Remuneração e benefícios

De acordo com os dados do último edital, os aprovados para o cargo de Procurador de Estado – 3ª Categoria, vão receber uma remuneração que pode chegar a R$11.895,35. Esse valor é composto pelo vencimento-base, gratificação de defesa judicial, consultoria jurídica da Administração direta e gratificação de aumento de produtividade. Caso o procurador seja lotado em alguma das Procuradorias Regionais, também será concedido auxílio-moradia.

Procurar informações atualizadas sobre a remuneração no portal da transparência do governo e/ou entrar em contato com a assessoria solicitando essas informações.

Cargos e vagas

O próximo concurso PGE CE ainda está em estudo, sendo assim não se sabe ao certo número de vagas que vão ser ofertadas.

  • Cargo: Procurador do Estado – 3ª Categoria
    Vagas: a definir
    Jornada de trabalho: a definir

Carreira

Requisitos

Os requisitos exigidos para os interessados em ocupar o cargo de Procurador do Estado – 3ª categoria do concurso PGE CE não devem ser muito diferentes dos exigidos no último certame.  Vai ser preciso que o candidato possua diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Atribuições

As responsabilidades dos aprovados no concurso PGE CE vão ser, provavelmente, as que constam no edital de 2007 do certame: ao Procurador do Estado incumbe desempenhar as atribuições previstas nas Leis Complementares Estaduais n.º 58, n.º 60, n.º 61 e n.º 64 e em Regulamento, além das que lhe forem expressamente delegadas

Último concurso

O último concurso PGE CE foi realizado no ano de 2007. Na época, o edital ofertou 20 vagas, entretanto, foram 70 aprovados que foram convocados para tomar posse.

Etapas

As provas do certame de 2007 foram dividades em três fases: Prova objetiva; Prova discursiva; Avaliação de títulos.

Prova objetiva

As provas objetivas, aplicadas no dia 24 de fevereiro de 2008, precisaram ser realizadas no período da manhã. Além de serem de caráter eliminatório e classificatório, as provas tinham um total de 100 questões.

Disciplinas

As disciplinas cobradas na prova foram as seguintes:

concurso PGE CE_estrutura prova

Concurso PGE CE: Disciplinas cobradas nas provas prova

Cargo: Procurador do Estado 3ª Categoria

  • Direito constitucional;
  • Direito administrativo;
  • Direito financeiro;
  • Direito tributário;
  • Direito ambiental;
  • Direito civil;
  • Direito comercial;
  • Direito processual civil;
  • Direito do trabalho;
  • Direito processual do trabalho;
  • Direito processual penal;
  • Direito penal;
  • Direito previdenciário.

Estrutura da prova

A prova objetiva valeu até 100 pontos e foi constituída de 100 questões do tipo múltipla escolha. Foram 5 alternativas em cada questão e apenas uma alternativa correta. Cada questão que o candidato marcou corretamente valeu 1,0 ponto, enquanto que cada questão marcada em discordância com o gabarito oficial penalizava o candidato, descontando 0,25 ponto.

Prova discursiva

Os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva no mesmo dia da aplicação das provas objetivas, porém no turno da tarde. A prova discursiva teve a pontuação de até 40,00 pontos e consistiu na resolução de cinco problemas práticos.

concurso PGE CE

Concurso PGE CE: estrutura da prova discursiva

Avaliação de Títulos

A última etapa do certame de 2007 consistiu na avaliação de títulos. O máximo que o candidato poderia pontuar era 3,00 pontos, mesmo que a soma dos títulos fosse superior ao que consta na tabela.

Concurso PGE CE

Concurso PGE CE: avaliação de títulos

Nomeações

O último edital do concurso PGE CE ofertou apenas 20 vagas, porém foram chamados 70 aprovados para tomar posse, mais que o triplo do número de vagas ofertadas.

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem o sonho de conquistar um cargo que lhe garanta estabilidade profissional e financeira? Tem a meta de ver o seu nome entre os primeiros colocados no próximo concurso público? Tem dentro de si o desejo de mudar de vida?  Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material as principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos de todo o país para potencializar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas em aprovação. E o melhor: todo o conteúdo é gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo do concurso PGE CE

Concurso Procuradoria – Geral do Estado do Ceará (Concurso PGE CE)
Banca organizadora Em definição
Cargos Em definição – Possivelmente Procurador do Estado
Escolaridade Em definição
Carreiras Jurídicas
Lotação Fortaleza – CE
Número de vagas Em definição
Remuneração Em definição
Situação Aprovado
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Principais de Ceará

Principais de PGE CE

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo