Concurso PM BA Soldado: saiba mais sobre as etapas de prova!

Concurso PM BA Soldado oferta mil vagas para nível médio!

Como anda a sua preparação para o concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia? O concurso PM BA Soldado teve edital publicado com oferta de 1.000 vagas e remuneração que pode chegar a R$ 3.410,68.

Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que almejam a carreira policial! E para te ajudar nesta jornada de estudos, o Gran Cursos Online preparou este artigo com os detalhes das provas e das outras etapas do certame.

Navegue pelo índice abaixo e saiba os principais detalhes:

Etapas de prova

Prova Objetiva

A prova objetiva do Concurso PM BA está marcada para o dia 19 de janeiro de 2020. De acordo com o edital, a avaliação será compostas de 80 questões de múltipla escolha, distribuídas pelos conhecimentos gerais e específicos.

Cada questão  conterá 05  alternativas, sendo apenas uma delas correta. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 100  pontos e será considerando habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60  pontos.

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA
RACIOCÍNIO LÓGICO
CIÊNCIAS NATURAIS
ATUALIDADES
INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO PENAL MILITAR
DIREITOS HUMANOS

Prova discursiva

A prova discursiva do Concurso PM BA será uma redação que valerá 100 pontos. Para ser aprovado nesta fase, o candidato precisa alcançar 60 pontos. As provas terão duração máxima de 5 horas.

Para a prova discursiva o candidato deverá escolher um tema entre os três apresentados no momento da prova. Para o desenvolvimento da redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

O texto será avaliados de acordo com os critérios de correção:

  • Conhecimento do tema,
  • Habilidade argumentativa,
  • Sequência lógica e de organização do pensamento,
  • Coerência e Coesão,
  • Morfossintaxe e
  • Acentuação e ortografia.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nas cidades  de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

Exames Pré-admissionais

Os aprovados nas duas primeira etapas passarão por exames Pré-admissionais, são eles: Avaliação Pasilógica, Exames Médicos-Odontológicos, Teste de Aptidão Física, Exame de Documentação e Investigação Social.

Avaliação psicológica

A Avaliação Psicológica, consoante a Resolução CFP n.º 01/2002, consistirá na utilização de procedimentos científicos, que permitem identificar características psicológicas do candidato, para fins de prognóstico de desempenho das atividades relativas à carreira policial militar, e atenderá às disposições técnicas e legais que regulam esses procedimentos.

Serão utilizadas técnicas psicométricas e projetivas:

Os testes psicométricos são baseados em procedimentos estatísticos, assim como a elaboração dos dados da investigação. A metodologia empregada para a obtenção de dados é quantitativa, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens desses testes são objetivos e possibilitarão a aferição da capacidade de raciocínio e de atenção.

Os testes projetivos são aqueles nos quais as normas são qualitativas. O resultado se expressa mediante uma tipologia .Os testes projetivos possibilitarão uma visão bastante clara da personalidade humana, sua estrutura e dinâmica, mostrando como a pessoa se comporta e reage em contato como meio ambiente.

Exames Médicos-Odontológicos

O Exame Médico-Odontológico, de responsabilidade do Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia, por meio da Junta Militar Estadual de Saúde (DS/JMES), procederá da seguinte forma:

  1. Será realizado por uma banca examinadora, composta por médicos e dentistas da Junta Militar Estadual de Saúde(JMES),que avaliará,mediante análise dos exames clínicos, odontológicos, laboratoriais e complementares, o estado de saúde do candidato frente às exigências para ingresso na Polícia Militar e, consequentemente, para o exercício da atividade do militar estadual.
  2. O candidato deverá providenciar os exames laboratoriais e complementares descritos no edital submetendo-se ao Exame Médico-Odontológico.
  3. O candidato deverá comparecer no dia, horário e local designados, conforme convocação a ser publicada, munido dos referidos exames, devendo preencher a ficha de identificação e declaração do candidato, conforme modelo que será disponibilizado em Edital de convocação específico, e permanecer à disposição da banca examinadora até o término dos trabalhos.

Teste de Aptidão Física

O Teste de Aptidão Física (TAF) é de responsabilidade do Instituto de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar da Bahia, por meio do Centro de Educação Física e Desporto (IEP/CEFD).

O TAF tem por objetivo avaliar se os candidatos possuem a aptidão física mínima necessária ao satisfatório desempenho das atividades inerentes à carreira do militar estadual.

Para a realização do TAF, o candidato deverá providenciar e apresentar à Banca Examinadora (Junta Militar Estadual de Saúde -JMES) atestado médico original que indique expressamente sua plena condição física e mental para a realização de esforços físicos intensos, datado de até 30 (trinta) dias antes da avaliação, constando, de forma legível, o nome completo do médico cardiologista atestante,sua assinatura e número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Para candidato ao cargo de Aluno Oficial e 03 (três) testes físicos para candidato ao cargo de Aluno Soldado PM, assim descritos: barra fixa dinâmica ou estática; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400 metros

Exame de Documentação

No posto de recrutamento, previamente indicado em Edital de convocação, os candidatos deverão apresentar:

  1. Cópia autenticada da carteira de identidade atualizada nos cinco últimos anos, e em bom estado de conservação;
  2. Título de eleitor e comprovante de votação do último pleito eleitoral (cópias autenticadas);
  3. Documento comprobatório de que está quite com o serviço militar (carteira de reservista original e cópia autenticada), no caso dos candidatos do sexo masculino, não sendo admitida a apresentação do Certificado de Alistamento Militar(CAM);
  4. 02 (duas) cópias autenticadas do certificado de conclusão do ensino médio, acompanhado do respectivo histórico escolar;
  5. Comprovante de residência em nome do candidato, ou dos pais,morada esta que será investigada durante a Investigação Social.Caso não possua, aquele deverá apresentar cópia autenticada do contrato ou declaração de residência com reconhecimento de firma;
  6. Se militar das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, possuir autorização e parecer favorável à inscrição no Concurso em questão assinada por seu Comandante,Chefe ou Diretor;sendo praça, estar classificado no mínimo, no comportamento “BOM”;
  7. 01 (uma) fotografia colorida 3×4 e 01(uma) fotografia colorida 5×7 recentes;
  8. Certidão(ões) negativa(s) de antecedentes policiais e criminais,fornecida pela Secretaria da Segurança Pública – SSP do(s) Estado(s) onde residiu ou reside o candidato (original), nos últimos 05 (cinco) anos;
  9.  Certidão(ões) negativa(s) de antecedentes policiais e criminais do Departamento de Polícia Federal(original);
  10. Declaração de bens, com firma reconhecida em cartório, contendo nome e endereço completo,filiação, número de identidade e CPF;
  11. Quando militar da Marinha, Exército ou da Aeronáutica, apresentar a permissão para ingressar na Polícia Militar da Bahia;
  12. Certidão de distribuição da Justiça Federal;
  13. Certidão(ões) de distribuição da Justiça Estadual cível e criminal de onde reside ou residiu nos últimos 5 (cinco) anos;
  14. Certidão(ões) Estadual(is) de ações cíveis e criminais;
  15. Se servidor público, ou ex-servidor público, certidão negativa emitida pelo ente público quanto à sujeição a processo administrativo disciplinar ou sindicância, bem como eventual condenação,desde o seu ingresso em cada vínculo;
  16. Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, válida na categoria na categoria B.

A apresentação dos documentos exigidos é de inteira responsabilidade do candidato. O candidato que não apresentar a documentação exigida ou apresentar documentação rasurada, ilegível ou irregular não terá direito a matrícula.

Investigação Social

A Investigação Social, de responsabilidade do Comando de Operações de Inteligência (COI), terá como objetivo verificar a conduta social do candidato, isto é, seu comportamento no meio familiar, no ambiente de trabalho e na convivência com os outros indivíduos, através do conjunto de qualidades morais, defeitos e vícios, inclusive maus antecedentes policiais e criminais, para o ingresso
na Polícia Militar da Bahia, sendo Indicado ou Contra-Indicado para Curso de Formação.

O concurso PM BA soldado terá validade de 1 ano a contar da data de homologação e pode ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso PM BA Soldado: estude com o Gran!

Edital PM BA: análise do edital

Confira abaixo a análise completa feito professor Érico Palazzo com observações e dicas valiosas para quem pretende prestar o concurso!

[VÍDEO] Clique aqui e assista.

Edital PM BA: como passar?

O Gran Cursos Online preparou alguns eventos para te ajudar na conquista da tão sonhada carreira policial. Confira nos links abaixo:

Conheça melhor a banca organizadora: PM e CBM/BA – Quebrando a Banca IBFC

Concurso PM BA: Maratona de Exercícios

Como passar: Concurso PM e CBM BA: Soldado – Saiu o edital!

Quer saber mais sobre o Concurso PM BA Soldado? Clique AQUI e saiba tudo!

Resumo Concurso PM BA Soldado

Concurso Polícia Militar do Estado da Bahia (concurso PM BA)
Banca organizadora Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC
Cargos Soldado PM BA
Escolaridade Nível médio
Carreiras Policial / Segurança Pública
Lotação Estado da Bahia
Número de vagas 1.000
Remuneração até R$ 3.410,68 (após o curso de formação)
Inscrições de 21/10/2019 a 19/11/2019
Taxa de inscrição R$ 70,00
Data da prova objetiva 19 de janeiro de 2020
Link do edital Clique aqui e veja o edital completo
Quer conquistar a sua aprovação no concurso PM BA?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Tauana Silva
Tauana Silva
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso PM BA?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Assinatura Ilimitada
Para o Topo