Concurso PM SP: Confira 10 dicas proféticas para a prova!

Concurso PM SP: serão ofertadas 2.700 vagas para o cargo de Soldado. Confira as dicas de nossos professores!

Avatar


3 de Fevereiro3 min. de leitura

Está chegando a tão esperada prova do Concurso PM SP! São ofertadas 2.700 vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. No próximo domingo, 4 de fevereiro, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação e estaremos também com você no pós-prova, inscreva-se gratuitamente aqui.

Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de cobrança na prova.

Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.

Confira abaixo ou baixe as dicas no link abaixo as dicas e boa prova!

FAÇA O DOWNLOAD DAS DICAS PARA O CONCURSO PM SP AQUI!

Texto – Lucas Lemos 

A coesão é a ligação entras frases do texto, ao passo que a coerência estabelece a harmonia entre as ideias do texto, ou seja, torna-o lógico.

Conjunções, preposições e pronomes, por exemplo, são considerados elementos coesivos, pois servem para fazer conexões dentro do texto.

Memorize as conjunções mais cobradas:

CONQUANTO = concessão; PORQUANTO = causa; PORTANTO = conclusão; ENTRETANTO = adversidade; ENQUANTO = tempo; CONTANTO QUE = condição.

Gramática – Lucas Lemos 

O verbo HAVER, quando empregado no sentido de existir, será impessoal e deverá permanecer na 3ª pessoa do singular obrigatoriamente.

Ex.: Houve muitas soluções para o trânsito na cidade – NUNCA “houveram”.

Agora, para observar se o QUE é pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, a qual, os quais, as quais”. Para saber se o QUE é conjunção integrante, tente substituir a oração pela palavra ISSO.

Matemática – Paulo Henrique

Se uma questão de porcentagem pedir AUMENTO ou DESCONTO, faça assim:

Preço Final = Fator de Multiplicação x Preço Inicial

Exemplo: 

(1) Se for um desconto de 40% = 0,40 = Fator de Multiplicação = 1 – 0,40 = 0,60 (desconto é “menos”)

(2) Se for um aumento de 50% = 0,50 = Fator de Multiplicação = 1 + 0,50 = 1,50 (aumento é “mais”)

História Geral – Admilson Costa  

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é citada por alguns historiadores como uma continuidade da Primeira Guerra (1914-1918). Fatores: Tratado de Versalhes, crise de 1929, declínio de democracias, ascensão de regimes totalitários e o fracasso da Política de Apaziguamento. Entende-se que o desfecho da Primeira deixou rusgas e indefinições que geraram a Segunda.

História do Brasil – Admilson Costa  

A Proposta de Emenda à Constituição n. 5, de 1983, também chamada de Emenda Constitucional Dante de Oliveira, recebeu forte apoio popular na campanha que ficou conhecida como Diretas Já, mas cabe ressaltar que o governo federal se mostrou contrário a eleições diretas e que a Proposta de Emenda à Constituição não foi aprovada.

Geografia Geral – Júlio Santos  

Agora é a vez de uma dica mais que especial sobre a geografia geral. Hoje é recorrente ouvirmos falar sobre a Nova Ordem Mundial, que consiste em um modelo marcado pela multipolarização configurada na solidificação dos blocos econômicos, a globalização como elemento de integração de mercados, homogenização cultural, disseminação da informação, em um mundo onde prevalece o neoliberalismo, que se estabelece pela não intervenção do Estado na economia, a não ser em momentos de crise.

Geografia do Brasil – Júlio Santos   

Olá! Está chegando o seu momento, esse mesmo, a reta final para sua aprovação. Aí vai uma dica muito especial. O atual cenário brasileiro indica um forte crescimento percentual das cidades de médio porte devido a intensa desconcentração industrial, ocasionada pela enorme gentrificação dos grandes centros urbanos, e diante disso, é necessária a redução dos custos operacionais das grandes corporações que se deslocam para as cidades de médio porte. Entretanto esses grupos empresariais não perdem de vista o mercado das grandes metrópoles investindo em logística. Tal fenômeno é denominado de desmetropolização.

Atualidades – Rebecca Guimarães 

Os houthis, um grupo militar e político do Iêmen, eram praticamente desconhecidos até poucas décadas atrás. Hoje, o grupo abala o comércio global, promete uma guerra contra o Ocidente.

O grupo tem atacado navios mercantes internacionais que atravessam o Mar Vermelho em retaliação contra a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. Essas ações provocaram uma reação militar de norte-americanos e britânicos.

Noções de Informática – Fabrício Melo 

POWER POINT 2010

GUIA ANIMAÇÕES: animações nos objetos dos slides. Animações representadas por estrelas 

GUIA TRANSIÇÕES: animações na mudança de um slide para outro. Animações representadas por minislides

Constituição Federal – Luciano Dutra

Os membros das PMs e dos CBMs, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos estados, do DF e dos territórios. A estes militares aplica-se o disposto no art. 37, XVI (acumulação de cargos públicos), com prevalência da atividade militar. Às PMs cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. As PMs e os CBMs, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as Polícias Civis e as Polícias Penais estaduais e distrital, aos governadores dos estados, do DF e dos territórios. A remuneração dos servidores policiais será feita na forma de subsídio. Boa prova!

(Dica Bônus) Constituição do Estado de SP – Francion Santos 

Olá, queridos concursandos! A dica de hoje é sobre a escolha do Comandante Geral da PMESP, que deverá recair sobre oficiais da ativa, ocupantes do último posto do Quadro de Oficiais Policiais Militares, conforme dispuser a lei, devendo este fazer declaração pública de bens no ato da posse e de sua exoneração. Não se esqueça de que os atos de escolha e nomeação emanam do governador do estado de São Paulo.

Pós-prova Concurso PM SP

O pós-prova da Polícia Militar de São Paulo será neste domingo, ao vivo, para o cargo de Soldado, Perito Criminal e Médico Legista em nosso canal no Youtube e em nosso blog. Não perca!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Resumo Concurso PM SP 2º/2023

Concurso PM SPPolícia Militar do Estado de São Paulo
Situação atualEdital publicado
Banca organizadoraVunesp
CargosSoldado
EscolaridadeNível Médio
Carreiraspolicial
LotaçãoSão Paulo
Número de vagas2.700 vagas
RemuneraçãoR$ 4.852,21
Inscrições 06/11/23 a 20/12/23
Taxa de inscriçãoR$ 85,00
Data da prova objetiva04/02/2024
 Veja aqui o edital PM SP 2 2023 Soldado

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


3 de Fevereiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado