Como estudar para concurso online de maneira mais efetiva?

Qual é sua relação com o estudo EAD? Você se acostumou bem ou ainda está no processo de ambientação? Neste artigo vamos compartilhar com você algumas dicas de como estudar para concurso online de maneira otimizada. Confira!

Avatar


15 de janeiro6 min. de leitura

Imagine o cenário: você finalmente se motivou para estudar para concursos públicos, mas tem muitos compromissos no dia a dia, sempre recorreu aos cursinhos presenciais e não é muito acostumado com o modelo de ensino EAD. E agora? Será que a solução é esperar uma época mais propícia para começar a estudar, quando sua agenda estiver mais livre? Já podemos adiantar para você: a resposta é não! Afinal, o momento perfeito nunca existirá e o seu sonho de conquistar o cargo público não deve ficar para depois. 

Mas então, o que fazer? A resposta para o impasse está em conhecer melhor a prática de estudar online para concursos, bem como maneiras de torná-la mais eficiente para a sua realidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a conquistar mais naturalidade no estudo EAD e como inserí-lo no seu dia a dia! Quer conferir? Então siga a leitura e descubra como estudar para concurso online de maneira efetiva! 

Como estudar para concurso online de maneira mais efetiva: principais desafios

Buscando propor soluções e dicas eficientes para auxiliar no processo de como estudar para concurso online de maneira mais efetiva, separamos abaixo as principais dificuldades enfrentadas no aprendizado à distância.

Navegue pelo índice abaixo e veja com qual delas você se identifica mais:

  1. Não consigo me organizar e/ou falta disciplina
  2. Sinto que não absorvo os conteúdos tão bem no EAD
  3. A falta de interação com o tutor me desestimula
  4. Não sei quando estou evoluindo
  5. Tenho dificuldade em localizar e utilizar recursos da plataforma de aprendizado

Como estudar para concurso online de maneira mais efetiva: soluções

1. Organização e disciplina

Um dos principais desafios de estudar online para concurso sem dúvida deriva da procrastinação. Afinal, passar a maior parte do tempo em casa pode nos dar a falsa sensação de termos mais tempo. Isso não é 100% verdade: ainda que tenhamos economizado preciosas horas de deslocamento, o dia ainda continua tendo 24 horas. Assim, a organização ainda é essencial.

Dito isso, a procrastinação também nasce da ansiedade de não saber exatamente o que precisa ser feito. A falta de um plano pode nos deixar perdidos, apenas aumentando o sentimento de desconforto. Por isso, uma das primeiras dicas de como estudar para concurso online de maneira mais efetiva é organizar um bom plano de estudos para o seu certame de escolha.

Como estudar para concurso online de maneira efetiva: passo a passo para montar um bom plano de estudos

Confira abaixo os principais passos para montar um bom plano para estudar online para concursos:

  1. Contabilize suas horas livres livres, ou seja, aquelas em você se dedicará ao certame;
  2. Leia o edital com cuidado e verifique quais são as matérias mais cobradas*;
  3. Hierarquize os conhecimentos no seu plano de estudos levando em consideração tanto as matérias mais cobradas como também aquelas em que você tem mais dificuldade;
  4. Comprometa-se a seguir o plano: caso seus horários sejam muito apertados, o ciclo de estudos poderá ser mais interessante para garantir uma boa produtividade nas suas rotinas e evitar frustração.

Em casos em que o edital não tenha sido publicado ainda ou em que não haja informações diretas sobre o quantitativo de questões para cada matéria, é possível descobrir essa informação ou por editais de seleções passadas para o seu certame de escolha, resolvendo provas passadas ou a partir da previsão esperada por professores especialistas.

Lembre-se sempre: o mais importante não é o quanto de horas que você estuda por dia e sim a constância e dedicação em fazer o seu melhor seja qual for a quantidade de horas disponíveis para os estudos.

Como montar um bom plano de estudos para estudar online para concursos: recursos e links

Para mais informações sobre como estudar para concursos online de maneira efetiva com um plano de estudos, acesse os links abaixo:

2. Qualidade do ensino EAD e costume

Com a abrupta chegada da pandemia do coronavírus e a necessidade de adaptação pelas Instituições de Ensino para disponibilizar aulas no modelo à distância, muitas dificuldades foram enfrentadas não só pelos alunos, como também pelos professores.

O ensino EAD, afinal de contas, é uma modalidade de ensino completamente particular e diferente da presencial e requer uma série de habilidades específicas . Profissionais envolvidos com esse ramo de educação mais do que nunca precisam estar atualizados não só no que diz respeito a recursos tecnológicos como também em técnicas de ensino eficazes para engajar e trazer a atenção de alunos no ensino à distância.

A dificuldade em absorver conteúdos pode estar tanto ligado à falta de preparo que ainda se observa em alguns profissionais para ministrar aulas dessa espécie, como também ser, de fato, uma questão de costume ou até mesmo de cansaço visual.

Como estudar para concurso online de maneira efetiva: estude com Instituições de Ensino especializadas no ensino EAD

Já contamos para você que a qualificação de professores pode fazer toda a diferença na hora de estudar online para concursos de maneira mais efetiva.

Dito isso, o Gran dedica-se ao ensino online para concursos desde antes da pandemia, possuindo um forte e amplo corpo pedagógico devidamente qualificado para ministrar as aulas online com técnicas adequadas e qualidade.

Além disso, com a Assinatura Ilimitada você pode conferir outros recursos para potencializar o aprendizado além das videoaulas. São eles: guias de aprovação e mapas mentais, questões grátis e comentadas, fórum de dúvidas, acelerador de aulas e materiais teóricos em PDF.

Estude online para concursos com quem entende do assunto! Clique aqui para saber mais detalhes sobre a Assinatura Ilimitada

Como estudar para concurso online de maneira efetiva: persista!

Algumas pessoas demoram mais tempo para se acostumar com mudanças e está tudo bem! Hábitos, afinal, são construídos com o tempo e persistência. Ao buscar pela melhor qualidade de ensino EAD, você garante que os conhecimentos ministrados serão objetivos e relevantes.

Então, o próximo passo é ir se acostumando, aos poucos, com essa nova forma de aprender. Uma boa dica é começar devagar, assistindo 15 minutos de aula por dia, fazendo anotações e conciliando com resolução de questões e material teórico. Com o tempo, você vai aumentando essas rotinas, criando uma preparação de qualidade para concursos públicos.

Como estudar para concurso online de maneira efetiva: busque maneiras de aliviar o cansaço visual

Nosso tempo em frente às telas aumentou significativamente desde o início da pandemia e mesmo agora, com a diminuição de medidas de isolamento, esse cenário não parece ter previsão para mudar. Afinal, muitas empresas e instituições de ensino passaram a implantar modelos de trabalho e estudo remotos como realidades permanentes.

Esse tempo em frente às telas, contudo, naturalmente causa cansaço visual. O motivo por trás disso está principalmente na emissão da chamada luz azul pelos aparelhos eletrônicos, uma modalidade artificial de iluminação advinda do LED que estimula muito os olhos, podendo causar dores de cabeça e até mesmo visão embaçada após um longo dia.

Então, a ideia de assistir videoaulas  no computador ou celular após um longo dia pode ser desanimador e até mesmo frustrante. Por sorte, existem maneiras de combater o cansaço visual e otimizar os seus estudos.

Como combater o cansaço visual e estudar online para concurso com mais facilidade?
  • Procure por filtros de luz azul para os seus aparelhos eletrônicos: essas funcionalidades geralmente são encontradas nas  configurações e possibilitam que a tela seja exibida em tons quentes e mais terrosos, o que diminui os efeitos nocivos da luz azul e as chances de dores de cabeça.
  • Faça pausas e diversifique suas estratégias de estudo: 

3. Contato com o professor e com a Assistente Virtual

Muitas pessoas acreditam que o modelo EAD é menos produtivo pois não há interação entre o professor e os alunos. Este ponto, contudo, pode ser resolvido com a correta utilização dos fóruns de dúvidas. 

No Gran, por exemplo, todas as dúvidas são respondidas em poucos dias, garantindo um atendimento individualizado, personalizado e até mais eficiente para sanar dúvidas. Além disso, com as salas individuais, os alunos garantem um contato mais direto com os professores e com outros estudantes, garantindo maior integração, mesmo no modelo EAD de ensino!

Saiba mais sobre as formas de interação entre professores e alunos aqui no Gran!

MAIA: a Assistente Virtual do Gran

Em 2024, a Inteligência Artificial do Gran, que já atuava em outras ferramentas como o Dá para Conciliar e a recomendação de cursos, ganhou um rosto e muito mais personalidade.

Tornando-se assistente virtual do Gran, a MAIA agora pode ser acessada para a retirada de dúvidas sobre concursos públicos e até mesmo, no futuro, sobre conteúdos! Assim, você garante mais uma companhia em todo os passos para a sua aprovação em concursos online.

Saiba mais sobre a MAIA!

4. Evolução e análise de desempenho

Como saber se as suas táticas de estudos online para concursos estão funcionando? Uma maneira de fazer isso é por meio da resolução de simulados, provas passadas e questões de concurso.

No Gran Questões você encontra um rico acervo de exercícios de concurso, provas passadas e simulados inéditos para ajudar na sua preparação. Assim, você se torna capaz de avaliar se as rotinas estão funcionando e em quais pontos investir.

O acesso é gratuito e você só precisará fazer o cadastro e login na plataforma para poder acessar questões de concurso grátis e simulados formulados pela equipe pedagógica do Gran.

Comece a resolver questões de concurso grátis no Gran Questões! 

Além disso, quem é Assinante Ilimitado também pode conferir outras formas de acompanhar seu desenvolvimentos nos estudos, como por exemplo, pelos painéis de desempenho!

O que é a Assinatura Ilimitada e como garantir?

A Assinatura Ilimitada é a preparação mais completa para concursos públicos e a solução para você que ainda quer saber como estudar online de maneira mais efetiva! Além de ter acesso a mais de 38 mil cursos, 200 mil videoaulas, 45 mil PDFS, 28 mil audiolivros, 2 milhões de questões, você ainda tem acesso à recursos exclusivos, pedagógicos, tecnológicos e de inteligência artificial, capazes de revolucionar a maneira como você estuda para concursos públicos!

Até o final de janeiro de 2024, aproveite DESCONTOS EXCLUSIVOS para se tornar Assinante Ilimitado e se preparar para todos os concursos públicos DO BRASIL com apenas uma assinatura! Mas corra! Quanto mais cedo você garantir a Assinatura Ilimitada 9.0, maiores serão as promoções.

Garanta a Assinatura Ilimitada 9.0 com descontos exclusivos! 

5. Plataforma amigável para os usuários

Compreender os recursos de plataformas de estudos online pode ser complicado para quem ainda está se acostumando ao ensino a distância. Pensando nisso, o Gran investe muito tempo e pensamento para desenvolver plataformas e aplicativos com interfaces intuitivas, tornando mais fácil para o aluno encontrar aquilo que procura.

Caso as dúvidas persistam, também há uma central de ajuda para ajudar a responder as perguntas mais frequentes sobre a usabilidade dos recursos em sua plataforma de aprendizado. Dessa forma, fica mais fácil se acostumar com o EAD e garantir melhores resultados.

Clique aqui para acessar a Central de ajuda do Gran!

A MAIA também pode auxiliar neste sentido, orientando os estudantes no passo a passo de como acesar e utilizar cada uma das ferramentas da plataforma!

Como estudar para concurso online de maneira mais efetiva: dicas para render mais com os materiais!

Confira abaixo dicas de como obter resultados melhores estudando com videoaulas e PDFs com o professor Alexandre Meirelles.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


15 de janeiro6 min. de leitura