Concurso PM SP Soldado: 10 dicas proféticas para a sua prova!

O concurso PM SP Soldado, conta com os professores do Gran que prepararam um conteúdo especial para a prova deste domingo (6). Acompanhe!

Avatar


04 de fevereiro3 min. de leitura

O concurso PM SP aplicará suas provas objetivas neste domingo (06/02). O certame tem como objetivo preencher 2.700 vagas imediatas para o cargo de Soldado. O candidato que deseja fazer a consulta do local de prova, deve acessar o site da banca organizadora do certame que é a Fundação Vunesp, no seguinte endereço eletrônico: https://www.vunesp.com.br.

Se o seu sonho é se tornar um Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pode ficar tranquilo! A equipe de professores e mestres do Gran Cursos Online, elaborou 10 dicas proféticas para que você consiga fazer a prova com mais tranquilidade. Além disso, vamos elencar aqui algumas dicas importantes para o grande dia, confira!

Concurso PM SP: 10 dicas proféticas

1- Geografia – Júlio Santos

É perceptível o intenso processo de industrialização do Brasil na década de 70, entretanto a ausência de uma mão de obra qualificada no país provoca um latente desequilíbrio social, intensificando o desemprego, o subemprego, a exclusão social e a falta de moradias e gerando uma urbanização desordenada do espaço brasileiro, que responde pela ocorrência do fenômeno de conurbação e macrocefalia urbana. A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos: Proibição (1500-1808), Implantação (1808-1930), Revolução Industrial Brasileira (1930-1956) e Internacionalização do Capital (1956-2018).

2- História – Admilson Costa

São exemplos de eventos que ocorreram durante a Guerra Fria: Guerra da Coreia, Projeto Apollo, Corrida Espacial, Construção do Muro de Berlim, Crise dos Mísseis, Guerra do Vietnã, Guerra do Afeganistão de 1979, Plano Marshall, Comecon, OTAN, Pacto de Varsóvia, Queda do Muro de Berlim.

3- Noções básicas de Informática – Fabrício Melo

URL (localizador uniforme de recursos)

  • Esquema ou protocolo: poderá ser HTTP, HTTPS, FTP, entre outros;
  • Domínio ou máquina: designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado;
  • Porta: é o ponto lógico no qual se pode fazer a conexão com o servidor (opcional);
  • Caminho: especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.

4- Direito Constitucional – Gustavo Brígido

Os militares estaduais, a partir da Emenda n. 101/2019, passaram a poder acumular seus cargos nas mesmas hipóteses do artigo 37, XVI, da CRFB/1988, com prevalência da atividade militar: se houver compatibilidade de horário, com outro cargo de professor, com outro cargo técnico-científico ou com outro cargo na área da saúde, com a profissão devidamente regulamentada.

5- Constituição Estadual – Gustavo Brígido

À Polícia Militar, órgão permanente, incumbe, além das atribuições definidas em lei, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

6- Lei Federal n. 12.527/2011 – Eduardo Galante

Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I – ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II – secreta: 15 (quinze) anos; e III – reservada: 5 (cinco) anos. As informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção.

7- Decreto n. 58.052/2012 – Eduardo Galante

As Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso – CADA serão compostas por 5 (cinco), 7 (sete) ou 9 (nove) membros, designados pela autoridade máxima do órgão ou entidade. Os documentos, dados e informações sigilosas em poder de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderão ser classificados nos seguintes graus: I – ultrassecreto; II – secreto; III – reservado.

8- Matemática – Marcelo Leite

9- Atualidades  – Júlio Santos  

Atualmente, tem se verificado que os efeitos das mudanças climáticas podem impactar 85% da população mundial. Logo, o tema é bastante relevante e, diante disso, é enorme sua incidência em provas de concursos. A partir do exposto, tenha em mente as questões ambientais que assolam nosso país, tanto no meio urbano como no rural. Inversão térmica, ilha de calor, aquecimento global e eutrofização devem ter uma atenção especial quanto a sua origem e suas consequências na qualidade de vida das pessoas no meio urbano.

10- Língua Portuguesa – Elias Santana

Sua prova conterá questões de análise de textos, com compreensão e interpretação. Primeiramente, mapeie a prova. Divida as questões em dois grupos: gramática e texto. Comece por aquele e termine com este. Antes de ler o texto, compreenda as questões! Só vá ao texto quando você já souber o que procurar nele. Faça uma leitura bastante atenta, para evitar a releitura (quanto mais vezes você ler, mais pode se confundir – além de gastar mais tempo).

Concurso PM SP: recomendações no dia da prova

Atente-se para o horário de realização da avaliação e também para o horário de fechamento de portões. A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Os candidatos ainda deverão consultar e seguir a Cartilha de Orientação para prevenção à COVID-19, a qual encontra-se disponível no site da Fundação VUNESP, no Portal do Candidato, e no site da PMESP, através do link “CONCURSOS”.

Resumo do Concurso PM SP

Concurso PM SP Polícia Militar de São Paulo
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Vunesp
Cargos Soldado
Escolaridade nível médio
Carreira Policial
Lotação São Paulo
Número de vagas 2.700 vagas
Remuneração iniciais de R$ 3.360,33
Inscrições de 25 de outubro a 8 de dezembro de 2021
Taxa de inscrição R$ 57,00
Data da prova objetiva 6 de fevereiro de 2022
Clique aqui para baixar o edital do concurso PM SP

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS PREVISTOS EM SP

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


04 de fevereiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado