Concurso PM TO e CBM TO: MP cria nova graduação! Entenda

Governo criou novas classes para o cargo de Soldado e impacta Concurso PM TO e CBM TO. Medida Provisória precisa passar pelo crivo da Assembleia Legislativa

Avatar


14 de outubro2 min. de leitura

Atenção, concurseiros! O governador de Tocantins, Mauro Carlesse, assinou uma Medida Provisória que aperfeiçoa a composição da graduação de Soldado para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (Concurso PM TO e CBM TO).

A partir de agora, haverá uma bipartição, com soldados de 1ª e 2ª Classes. Os atuais ocupantes do cargo de Soldado passarão a ser denominados como Soldado de 1ª Classe. O novo efeito, que virá por meio do Concurso PM TO e Concurso CBM TO se enquadrarão na denominação de 2ª Classe.

O texto, entretanto, precisará de aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, essa mudança atende à reforma da Previdência, que alterou o tempo mínimo de serviço para que o militar passe para a reserva, de 30 a 35 anos.

“Diante da alteração ocorrida com a reforma, é necessário acrescentar mais tempo de serviço na carreira do militar e a forma menos danosa que encontramos foi diluir estes cincos anos na carreira, para não prejudicar quem já está na Corporação”, explica o comandante.

Já o comandante do CBM TO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, essa graduação adequa o Corpo de Bombeiros do estado com o restante do país. “A maioria dos Estados já conta com esta graduação e a alteração ocorre estrategicamente, no Tocantins, com vistas a diminuir os impactos destes anos para quem já está na Corporação. Criar, na base, o Soldado de 2ª classe é uma forma de amortizar estes anos”, comemora o comandante.

Concurso PM TO: Contrato assinado

Além disso, o governador declarou que o próximo concurso PM TO saíra em breve. Com contrato assinado com o Cebraspe, o órgão aguarda a minuta do edital para avaliação e, enfim, a publicação do documento. Já o concurso CBM ainda carece de escolha da banca organizadora.

“Em breve, realizaremos um concurso público sério, que vai beneficiar aqueles que buscam pela estabilidade e, principalmente, a população de todo o Tocantins”, disse o governador ao site do governo. Já o concurso CBM ainda carece de escolha da banca organizadora.

Para entender mais sobre a situação, clique abaixo e leia as notícias na íntegra:

Concurso PM TO     –     Concurso Bombeiros TO

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo do concurso PM TO

Concurso Polícia Militar do Tocantins (Concurso PM TO)
Banca organizadora A definir
Cargos A definir
Escolaridade A definir
Carreiras Militar / Segurança Pública
Lotação Estado do Tocantins
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Situação Estudos em andamento
Previsão p/ publicação do edital 2019/2020
Veja os últimos links dos editais Link do último edital PM TO Soldado
Link do último edital PM TO Cadete

Resumo do concurso CBM TO

Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (Concurso Bombeiro Tocantins)
Banca organizadora A definir
Cargos A definir
Escolaridade A definir
Carreiras Militar / Segurança Pública
Lotação Estado do Tocantins
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Situação Solicitado!
Previsão p/ publicação do edital 2019/2020
Clique aqui e veja o último edital Bombeiros TO

 

Avatar


14 de outubro2 min. de leitura