O Concurso Polícia Penal foi realizado pela última vez em dezembro de 2014 para o cargo de Agente de Atividades Penitenciárias. Na época o edital ofertava 200 vagas e formação de cadastro reserva de 900 vagas. A seleção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal teve como banca organizadora a a Fundação Universa.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do DF, todos os agentes aprovados no último certame organizado em 2014 foram nomeados, sendo a última turma indicada em abril de 2019.
Em mais notícias, o Concurso Polícia Penal DF 2022 definiu banca organizadora dia 10 de fevereiro de 2022 para o provimento de 1.179 vagas, distribuídas em imediatas e de formação de cadastro de reserva para o cargo de Policial Penal (Agente de Execução Penal). Acompanhe a matéria para ficar por dentro de todos os detalhes!
Destaques: |
Concurso Polícia Penal DF: etapas do certame 2014
O certame contou com duas etapas. A primeira etapa foi composta das seguintes etapas:
- 1.ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
- 2.ª (segunda fase) – teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
- 3.ª (terceira fase) – avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
- 4.ª (quarta fase) – sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa.
A Segunda etapa foi o Curso de Formação, de caráter unicamente eliminatório.
Concurso Agepen 2014: prova objetiva
No último concurso, as provas objetivas do concurso Agepen DF contaram com os seguintes conteúdos:
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Ética No Serviço Público;
- Noções De Informática;
- Raciocínio Lógico.
- Conhecimentos Específicos
- Noções De Direito Constitucional;
- Noções De Direito Penal;
- Noções De Direito Processual Penal;
- Noções De Direitos Humanos.
A prova objetiva teve duração de 4 (quatro) horas. Ela foi composta de 150 itens, valendo 150,00 pontos e avaliou as habilidades e os conhecimentos do candidato.
Teste de Aptidão Física
O teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório, visou avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias do cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
As provas e os índices mínimos do teste de aptidão física obedeceram o seguinte:
MASCULINO
- Flexão dinâmica de braço na barra fixa: 5 (cinco) repetições;
- Flexão Abdominal: 35 (trinta e cinco) repetições, realizadas de forma ininterrupta;
- Corrida de 12 (doze) minutos: 2.300 (dois mil e trezentos) metros.
FEMININO
- Flexão estática de braço na barra fixa: 10 (dez) segundos;
- Flexão Abdominal: 28 (vinte e oito) repetições, realizadas de forma ininterrupta;
- Corrida de 12 (doze) minutos: 1.900 (mil e novecentos) metros.
Teste Psicológico
A avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, visou avaliar os requisitos psicológicos necessários para o exercício do cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, sendo o candidato considerado apto ou inapto.
A avaliação psicológica consistiu na aplicação e na avaliação de baterias de testes e de instrumentos psicológicos, de aptidão, de nível mental e de personalidade, visando avaliar as condições psíquicas do candidato e identificar as características de capacidade, concentração, atenção, raciocínio lógico, maleabilidade/flexibilidade, perseverança, solução de problemas, capacidade de resolver detalhes, capacidade de observação, inteligência, perspicácia, segurança, rapidez de raciocínio, capacidade de relacionamento interpessoal, prudência, resistência à fadiga e à frustração, controle emocional, discernimento, maturidade, energia vital, capacidade de memória, senso crítico, bom senso, discrição, dinamismo, iniciativa, criatividade e objetividade, inerentes ao exercício das funções do cargo, bem como os distúrbios de personalidade prejudiciais e restritivos ao desempenho do cargo.
Investigação Social
A sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, na qual o candidato foi considerado recomendado ou não recomendado, foi para fins de avaliação da conduta pregressa e da idoneidade moral, requisitos indispensáveis para aprovação no concurso Agepen DF.
A sindicância de vida pregressa e investigação social será realizada com base em documentos oficiais e informações constantes no formulário próprio, contendo perguntas de caráter pessoal, a ser disponibilizado oportunamente, o qual deverá ser preenchido pelo candidato.
Curso de Formação
O curso de formação, de caráter unicamente eliminatório, teve a duração de 420 (quatrocentas e vinte) horas/aulas. As aulas foram ministradas de segunda-feira a sexta-feira, podendo, ainda, a critério exclusivo da Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal, estender-se aos sábados, domingos e feriados e ao período noturno.
No término do curso de formação, foi aplicada prova de verificação de aprendizagem, que avaliou as habilidades e os conhecimentos do candidato, conforme as disciplinas e os conteúdos ministrados nas aulas.
Saiba todos os detalhes do concurso Polícia Penal DF aqui
Materiais gratuitos do Concurso Polícia Penal DF
Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!
Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!
Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!
Resumo do concurso Polícia Penal DF
Concurso Polícia Penal DF | Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal |
---|---|
Situação atual | Banca definida |
Banca organizadora | Instituto AOCP |
Cargos | Polícia Penal (Agente de Execução Penal) |
Escolaridade | Nível superior |
Carreiras | Segurança Pública |
Lotação | Distrito Federal |
Número de vagas | 400 vagas + 779 CR |
Remuneração | de R$ 4.475,00 a R$6.369,83 |
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso Polícia Penal DF |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa