Concurso Receita Federal: como foi a última prova discursiva?

Concurso Receita Federal: tire suas dúvidas sobre esta etapa tão importante da seleção! Confira!

Avatar


01 de agosto3 min. de leitura

Você está se preparando para o concurso Receita Federal e ainda possui dúvidas sobre a etapa de prova discursiva? Está é uma das etapas mais temidas pelos candidatos que já iniciaram a preparação para a seleção.

O último  Receita Federal do Brasil (RFB) aconteceu em 2014, já são 8 anos sem a contratação de novos servidores efetivos. Na ocasião, todos os candidatos foram avaliados por meio de prova discursiva.

Para te ajudar, a equipe Gran Cursos Online preparou um conteúdo que vai tirar suas dúvidas sobre como foi a última prova discursiva do concurso Receita Federal. Para conferir, navegue utilizando o índice abaixo:

Concurso Receita Federal: Como foi a última prova discursiva?

A prova discursiva foi de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, contendo 2  questões,  sobre conteúdo de Direito Tributário, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.

Pontuação

A prova discursiva valeu 60  pontos, sendo 30  pontos para cada questão. As 2 questões, tinham que ser escritas no mínimo de 20 e em um máximo de 40 linhas cada, observados os roteiros estabelecidos na prova.

Avaliação

A avaliação da prova discursiva abrangeu os seguintes critérios:

a) capacidade de desenvolvimento do tema proposto: foram avaliadas a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação da argumentação. Além disso, o candidato foi avaliado quanto a  conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao assunto abordado e a cobertura dos tópicos apresentados, valendo, no máximo, 20 pontos para cada questão, aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:

Conteúdo da resposta Pontos de cada questão
Capacidade de argumentação (até – 6 )
Sequência lógica do pensamento (até – 4 )
Alinhamento ao tema (até – 4 )
Cobertura dos tópicos apresentados (até – 6 )

b) o uso da língua portuguesa: os candidatos também foram avaliados quanto a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais, valendo, no máximo, 10 pontos para cada questão, que foram aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:

Tipos de erro Pontos 
Aspectos formais: Erros de forma em geral e erros de ortografia (-0,25 cada erro)
Aspectos Gramaticais: Morfologia, sintaxe de emprego e colocação, sintaxe de regência e pontuação (-0,50 cada erro)
Aspectos Textuais: Sintaxe de construção (coesão prejudicada); concordância; clareza; concisão; unidade temática/estilo; coerência; propriedade vocabular; paralelismo semântico e sintático; paragrafação (-0,75 cada erro)
Cada linha excedente ao máximo exigido (-0,40)
Cada linha não escrita, considerando o mínimo exigido (-0,80)

Questões

Confira as questões cobradas na prova discursiva:

[ Questão 1]

Discorra, em um mínimo de 20(vinte) e em um máximo de 40(quarenta) linhas, sobre o Simples Nacional, abordando os seguintes tópicos:
a) O que é, quem pode e quem não pode optar por este regime (quais os parâmetros legais); de que forma se dá essa opção; quem possui a competência para regulamentá-lo; o que se considera receita bruta para fins de aplicação do simples nacional.
b) Quais os tributos que têm seu recolhimento unificado abrangido pelo Simples Nacional; se o Simples Nacional é facultativo para Estados e Municípios.
c) Como deverá proceder o contribuinte optante pelo Simples Nacional que auferir receitas sujeitas a substituição tributária ou decorrentes de exportação; se há alguma distinção, no tocante às obrigações acessórias, entre optantes do Simples Nacional e os demais contribuintes.

[Questão 2]

Em tempos de globalização o comércio internacional adquire importância crescente no cenário econômico mundial. A administração aduaneira deve se manter constantemente atualizada no intuito de não se tornar obstáculo desnecessário ao comércio lícito, tampouco em incentivo a práticas ilícitas. Partindo dessa premissa, nos termos da legislação aduaneira, é possível a atuação do Auditor-Fiscal da Receita Federal além da linha de fronteira terrestre do Brasil? Justifique e fundamente sua resposta em um mínimo de 20 (vinte) e em um máximo de 40 (quarenta) linhas, a qual deverá abordar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:
a) Definição de território aduaneiro; e
b) Abrangência da jurisdição dos serviços aduaneiros

Correção

Só foram realizadas correções das provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas. Além disso, somente foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados até 3  vezes o número de vagas para ampla concorrência e até 3  vezes para candidatos com deficiência.

Concurso Receita Federal: Próximo concurso

A expectativa para o próximo edital de concurso público da Receita Federal cresce a cada dia. Atualmente o certame está aguardando autorização do Ministério da Economia. A espera é que seja publicado em breve a autorização do edital.

Em fevereiro de 2022, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou sobre a iminência da autorização do novo concurso público da Receita Federal.

“As autorizações para concurso público estão sendo revistas, mas tendo em vista que a Receita Federal, por intermédio de seu secretário especial, já vinha alertando da necessidade crítica de realização de concurso, definiu que será dado seguimento a essa autorização”, afirmou.

Clique aqui para conferir mais informações sobre o concurso Receita Federal.

Resumo do concurso Receita Federal

Concurso Receita Federal Receita Federal do Brasil (RFB)
Situação do concurso Banca em definição
Banca organizadora A definir
Cargos Auditor Fiscal e Analista-Tributário
Escolaridade Nível superior
Carreira Fiscal
Lotação Nacional
Número de vagas 699 vagas
Remuneração Iniciais de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09
Confira o último edital Auditor Fiscal 2014
Confira o último edital de Analista Tributário 2012

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


01 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca em definição