Concurso Receita Federal: como foram as provas dos últimos certames?

Concurso Receita Federal: tire suas dúvidas sobre as etapas, disciplinas, nomeações e nota de corte dos certames de 2014 e 2012. Saiba mais!

Avatar


14 de julho4 min. de leitura

O concurso Receita Federal pode ter banca divulgada a qualquer momento. Nesta fase que antecede a publicação do edital, muitos concurseiros querem saber como foram as últimas provas do concurso da Receita Federal do Brasil (RFB).

A equipe Gran Cursos Online preparou um conteúdo para tirar suas dúvidas sobre as etapas, disciplinas cobradas, número de questões, nomeações e nota de corte dos concursos Auditor Fiscal 2014 e Analista Tributário 2012. Além disso, aqui você encontra os links dos gabaritos oficiais!

Confira ao longo desta matéria mais informações sobre os  concurso Receita Federal 2014 e 2012. Para facilitar a sua leitura, navegue utilizando o índice abaixo:

Concurso Receita Federal: Últimos concursos

Os últimos concursos da Receita Federal aconteceram em 2012 para Analista Tributário e 2014 para Auditor Fiscal. Este é um dos certames mais aguardados pelos concurseiros, dado ao tempo transcorrido desde o último certame.

Concurso Receita Federal 2014: Auditor Fiscal

O concurso Receita Federal para o cargo de Auditor Fiscal foi realizado em 2014. Na ocasião, foram ofertadas 278 vagas. Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursiva.

Etapas

Prova Objetiva

A prova objetiva de conhecimentos gerais foi de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 70 pontos ponderados. Já a prova  de conhecimentos específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valeu, no máximo, 140 pontos ponderados;

Confira as disciplinas e quantidade de questões que compunham a prova objetiva:

Conhecimentos Gerais N.º questões Conhecimentos Específicos N.º questões
Língua portuguesa 20 Direito Tributário 15
Espanhol ou inglês 10 Contabilidade Geral e Avançada 20
Raciocínio Lógico-Quantitativo 10 Comércio Internacional e Legislação Aduaneira 15
Administração Geral e Pública 10 Legislação Tributária 10
Direito Constitucional 10 Auditoria 10
Direito Administrativo 10

Confira provas objetivas e o gabarito definitivo:

Prova discursiva

Foram aplicadas 2 questões discursiva sobre conteúdo de Direito Tributário, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. O valor cobrado foi no máximo de 60 pontos. A prova discursiva teve caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos.

Confira as questões cobradas na prova discursiva:

Questão 1

Discorra, em um mínimo de 20(vinte) e em um máximo de 40(quarenta) linhas, sobre o Simples Nacional, abordando os seguintes tópicos:
a) O que é, quem pode e quem não pode optar por este regime (quais os parâmetros legais); de que forma se dá essa opção; quem possui a competência para regulamentá-lo; o que se considera receita bruta para fins de aplicação do simples nacional.
b) Quais os tributos que têm seu recolhimento unificado abrangido pelo Simples Nacional; se o Simples Nacional é facultativo para Estados e Municípios.
c) Como deverá proceder o contribuinte optante pelo Simples Nacional que auferir receitas sujeitas a substituição tributária ou decorrentes de exportação; se há alguma distinção, no tocante às obrigações acessórias, entre optantes do Simples Nacional e os demais contribuintes.

Questão 2

Em tempos de globalização o comércio internacional adquire importância crescente no cenário econômico mundial. A administração aduaneira deve se manter constantemente atualizada no intuito de não se tornar obstáculo desnecessário ao comércio lícito, tampouco em incentivo a práticas ilícitas. Partindo dessa premissa, nos termos da legislação aduaneira, é possível a atuação do Auditor-Fiscal da RFB além da linha de fronteira terrestre do Brasil? Justifique e fundamente sua resposta em um mínimo de 20 (vinte) e em um máximo de 40 (quarenta) linhas, a qual deverá abordar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:
a) Definição de território aduaneiro; e
b) Abrangência da jurisdição dos serviços aduaneiros

Sindicância de vida pregressa

De caráter unicamente eliminatório, esta etapa foi realizada mediante o exame de
documentação a seguir relacionada:
a) certidão da Justiça Federal, Estadual e Eleitoral
b) declaração de não haver sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar de demissão, no exercício de cargo ou de destituição de função pública;
c) declaração do órgão público de que o candidato não tenha sofrido punição em processo disciplinar por ato de improbidade administrativa mediante decisão de que não
caiba recurso hierárquico;
d) antecedentes expedida pela Polícia do Distrito Federal ou dos Estados onde o candidato residiu, nos últimos 5 anos.

Nomeações Auditor Fiscal 2014

Para o cargo de Auditor-Fiscal todos os 550 habilitados e classificados foram convocados e nomeados (essa relação inclui candidatos sub judice). Vale lembrar que o edital de 2014 ofertou apenas 278 vagas.

Nota de corte Auditor Fiscal 2014

Veja a nota de corte, referente ao último colocado nas vagas, conforme dados extraídos do sistema da coordenação-geral de Gestão de Pessoas da RFB e da banca organizadora dos certames à época:

D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 D10 D11 Nota final objetiva Nota dissertativa Nota final
19 7 8 9 5 6 12 16 28 8 18 138,00 54,75 190,75

Volte ao topo

Concurso Receita Federal 2012: Analista Tributário

Em 2012 ocorreu a última prova para provimento no cargo de Analista Tributário da RFB. Na ocasião, foram ofertadas 750 vagas, distribuídas nas áreas de Informática e Geral. Os candidatos também foram avaliados por meio de provas objetivas e prova dissertativa.

Etapas

O concurso foi constituído das seguintes etapas:

Prova Objetiva

A prova objetiva de Conhecimentos Gerais foi  de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 120 pontos ponderados. Já a prova objetiva de Conhecimentos Específicos valeu no máximo, 120 pontos ponderados.

Disciplinas 

Veja mais detalhes abaixo as disciplinas cobradas:

Conhecimentos Gerais N.º questões Conhecimentos Específicos N.º questões
Língua portuguesa 20 Direito Tributário 20
Espanhol ou inglês 10 Contabilidade Geral 10
Raciocínio Lógico-Quantitativo 10 Legislação Tributária e Aduaneira (Área geral) 30
Administração Geral 10 ou
Direito Constitucional e Administrativo 25 Informática (Área informática) 30

Confira abaixo as provas objetivas e ogabarito definitivo.

Prova de conhecimentos gerais
Prova de conhecimentos específicos – Área: Geral
Prova de conhecimentos específicos – Área: Informática
Gabarito definitivo

Prova dissertativa

A prova dissertativa foi composta da exigência de um texto com mínimo de 40 até o máximo de 60 linhas. A pontuação máxima a ser obtida foi de 100 pontos. Essa etapa foi de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Sindicância de vida pregressa

A Sindicância de vida pregressa exigiu os seguintes documentos:

a) certidão da Justiça Federal, Estadual e Eleitoral dos lugares em que o candidato tenha residido nos últimos 5 (cinco) anos;
b) declaração firmada pelo candidato, da qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar de demissão, no exercício de cargo ou de destituição de função pública;
c) declaração do órgão público, ao qual esteja vinculado o candidato à data da convocação para a Segunda Etapa, que não tenha sofrido punição em processo disciplinar por ato de improbidade administrativa mediante decisão de
que não caiba recurso hierárquico;
d) folha de antecedentes expedida pela Polícia do Distrito Federal ou dos Estados onde candidato residiu nos últimos 5 (cinco) anos, expedida, no máximo, há 6 (seis ) meses.

Volte ao topo

Nomeações Analista tributário 2012

O concurso público para provimento no cargo de Analista-Tributário (2012) ofertou 750 vagas. As nomeações iniciaram em 2013. Foram 1.487 pessoas admitidas no cargo de Analista-Tributário, incluindo pessoas que entraram na justiça para garantir a posse.

Notas de corte Analista tributário 2012

Veja a nota de corte, referente ao último colocado nas vagas, conforme dados extraídos do sistema da coordenação-geral de Gestão de Pessoas da RFB e da banca organizadora dos certames à época:

D1 D2 D3 D4 D5 Nota P1 D6 D7 D8 Nota P2 Nota final objetiva Nota dissertativa Nota final
34 7 6 28 6 81 20 8 36 64 145,00 60,00 205,00

Resumo do Concurso Receita Federal

Concurso Receita Federal Receita Federal do Brasil (RFB)
Situação do concurso Banca em definição
Banca organizadora A definir
Cargos Auditor Fiscal e Analista-Tributário
Escolaridade Nível superior
Carreira Fiscal
Lotação Nacional
Número de vagas 699 vagas
Remuneração Iniciais de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09
Confira o último edital Auditor Fiscal 2014
Confira o último edital de Analista Tributário 2012

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de julho4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca em definição