Três aprovações na SEDF? Conheça Ana Michelle, aluna do Gran!

Motivada a conceder uma realidade melhor à sua família, Ana se arriscou ao caminho dos concursos. Conheça sua história!

Avatar


13 de abril2 min. de leitura

Ana Michelle Ferreira veio de uma família humilde, com mulheres domésticas e analfabetas, então a carreira pública, para ela, era uma porta para mudar esse ciclo e construir uma nova realidade para a própria família. “Soma-se isso a estabilidade, o salário mais atrativo do que da iniciativa privada e a oportunidade de poder prestar um trabalho de qualidade para a sociedade”, reforça ela.

A brasiliense foi aprovada em três cargos na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)! Em quarto lugar para Geografia, 41º para Atividades e 959º para Monitor.

Segundo Ana, não foi possível trabalhar sem fazer renúncias; trabalhando como professora substituta, em contrato temporário de 40 horas semanais, foram reduzidos tempo de sono, lazer, tempo com a família para que os objetivos pudessem ser atingidos. “Acordava às 5 horas, orava a Deus pedindo fé e força pra seguir, estudava até às 6:30 h e depois do trabalho ia direto para a Biblioteca Nacional e estudava até ela fechar. Trabalhar e estudar não era uma escolha, era uma necessidade, e sempre que possível estava estudando: ônibus, hora do almoço, intervalos… Praticamente tempo que não era ocupado com trabalho foi direcionado para o estudo”, conta.

Antes da publicação do edital, Ana se dedicou aos estudos com as vídeoaulas, procurou se motivar com os vídeos do canal do Gran Cursos Online no Youtube que relatam as histórias de sucesso dos aprovados, e também procurou conhecer o edital e apontar o que precisaria de maior dedicação. “Nesse período comecei a verificar meu nível de conhecimento, as dificuldades e conhecer com os métodos e meios que eu mais aprendia”. Estudava cerca de 5 horas nessa época de pré-edital, forçando uma nova rotina.

Segundo ela, havia muita ansiedade para o pós-edital, mas é um período que norteia os passos. Com a divulgação do edital, ela começou a estudar com mais dedicação e ainda mais seriedade: o tempo de estudo foi ampliado para 8 ou 12 horas, dependendo da rotina da semana.

Como técnicas de estudo, Ana ouvia outros concurseiros e professores para ampliar as opções de estudo, lia PDFs, assistia as aulas fazendo anotações, fez simulados, participou de aulões, fez mapas mentais, construiu comentários (caderno de desenho ou meia pauta) e colou anotações na parede. Como forma de controlar a ansiedade e de avaliar o que precisava ser redirecionado, continuou fazendo provas de outros concursos.

“O Gran Cursos Online oferece aulas esquematizadas e material organizado. Isso facilita o processo e já te direciona para o processo de aprendizagem sem que se perca tempo pesquisando e montando material. Ter flexibilidade para acessar as aulas e a possibilidade de revisão contínua são diferencias para a aprovação”, recomenda Ana. Segundo ela, muitos professores que dão aula online estão comprometidos em fornecer conteúdo de maneira didática, contribuindo para o aprendizado.

A dica que Ana dá para para quem está começando a estudar agora é simples: comece! “Mesmo que não seja como você planejou é preciso dar o ponta pé inicial e aos poucos a rotina vai sendo construída. Não tenha medo e invista em tempo, bons materias, cursos e faça as renúncias necessárias. Se organize, não perca o foco”, assegura a servidora.

“Frustrações, reprovações, ansiedade, insegurança são elementos que fazem parte do processo e peneiram a nossa real motivação. Fazendo o necessário vale a pena sim se lançar nas incertezas da aprovação”

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


13 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá depoimento