Concurso Senado: saia na frente! Veja dicas do especialista!

Professor Diego Fontes mostra como se preparar para o concurso mais aguardado do Brasil!

Avatar


17 de outubro5 min. de leitura

Não é segredo para nenhum concurseiro que o concurso do Senado Federal é um dos mais concorridos do Brasil e que é um excelente órgão para se trabalhar, devido a suas altas remunerações, carga horária, benefícios e investimentos que a casa faz em seus servidores. O certame do Senado já está autorizado e teve sua comissão examinadora designada, agora o próximo passo é escolha da banca e a publicação do edital. Enquanto o edital não sai, os concurseiros já podem ir se preparando e estudando para o melhor e mais concorrido certame do país.

Para ajudar os alunos que estão planejando fazer o concurso, o professor do Gran Cursos Online, que é especialistas em aprovação nos mais variados concursos, deu diversas dicas para os candidatos melhorarem nos estudos, informações sobre as matérias que podem ser estudadas e claro, instruções que irão ajudar na hora de passar no certame.

O professor Diego Fontes é Policial Legislativo do Senado, já foi aprovado e nomeado na ABIN, no Ministério Público do Trabalho e Emprego, na Aneel, na Câmara dos Deputados e no Ministério Público da União, concedeu uma entrevista exclusiva para o Gran Cursos Online dando dicas para quem está se preparando para o certame do Senado Federal, além de deixar uma mensagem especial para os concurseiros.

Confira a entrevista e veja as principais dicas!

Professor, o edital ainda não foi publicado, por quais matérias os alunos podem começar a estudar? 

Comece a estudar por aquelas matérias que dificilmente deixarão de ser cobradas, caso tenhamos mudanças no próximo Edital: Português, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial (as leis cobradas no último concurso, atentando para o fato que já deve cair a nova Lei de Abuso de Autoridade), Direito Constitucional (com ênfase na parte de Poder Legislativo e de Processo Legislativo), Direito Administrativo e Regimento Interno do Senado Federal. Veja o Edital de 2011/2012 e estude os tópicos correspondentes dessas disciplinas que foram cobrados nesse último certame.

Quais as matérias tem um peso maior no concurso? 

Resposta: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos (Direito Penal, Direito Processual Penal e Leis Penais Especiais), caso o próximo Edital seja semelhante ao de 2011/2012.

O que um aluno não deve fazer nos estudos para o concurso do Senado Federal?

Resposta: Não deve deixar para estudar apenas quando sair o Edital. Não deve menosprezar conhecimentos básicos, cujas disciplinas foram decisivas no último concurso. Por fim, não deve confiar no famoso “NHS (na hora sai)” e deixar de se preparar para as provas discursivas. Graças às discursivas do último concurso hoje sou Policial Legislativo do Senado, as quais foram essenciais para a minha aprovação.

Qual o tempo, que o senhor acha, que o aluno deve se dedicar nos estudos?

O tempo que você tem! O tempo que você tem não é necessariamente o tempo do relógio. “– Como assim, Diego?!” Simples! O tempo que você tem é aquele do qual já descontou o seu horário de trabalho, os momentos das suas refeições, o tempo que dedicou aos seus filhos e ao seu cônjuge, e até mesmo o momento de atividade física. “Professor, mas aí eu não terei tempo pra estudar!” Terá, com certeza! Ao longo do nosso dia acabamos desperdiçando muito tempo com atividades que em nada nos acrescentam. Para passar em um concurso público você não precisa se ausentar do convívio com os seus filhos, pais e cônjuge, ou se tornar uma pessoa sedentária (ainda mais tendo um TAF pela frente). O processo de aprovação é fruto do perfeito equilíbrio entre competências intelectuais e emocionais. Portanto, você deve estudar o máximo que puder, mas respeitando os limites que irão fortalecer o seu emocional. Logicamente, após começar a se preparar para um concurso público, você não conseguirá dedicar a mesma quantidade de tempo às pessoas que você ama. Afinal, a sua preparação não se trata apenas de um projeto egoístico, mas que irá melhorar a vida de todos que lhe cercam. O que você não pode jamais fazer é se ausentar completamente desse convívio saudável ou abandonar os cuidados básicos com a sua saúde, o que envolve a prática regular de atividades físicas. Descontados os seus intervalos essenciais de tempo, o que lhe resta? Quantas horas em cada dia da semana? 2 horas?! Então você estudará essas 2 horas! Será que você não conseguiria cavar tempo na sua rotina? Por exemplo, se você mora em uma cidade maior normalmente costuma levar uma hora da sua casa até o seu local de trabalho, uma hora para ir e outra para voltar. O que você faz nesse trajeto? Vai ouvindo música? E por que em vez de ouvir Wesley Safadão nesses trajetos, você não passa a ouvir aulas? Seriam duas horas a mais de estudo no seu dia… 10 horas na semana… 40 horas ao mês! O nosso material do Grancursos permite a extração do áudio das aulas. Outra coisa… quanto tempo você perde nas redes sociais? Hoje, por exemplo, o Instagram mostra qual a média de tempo diário que você passa no aplicativo. Já experimentou ver a sua? Mesmo que você não tenha muitas horas, o mais importante é que esse tempo de estudo seja de qualidade! Nada de estudar com a TV ligada ou com o celular ao lado, alternando a leitura de um parágrafo com a checagem das redes sociais e do WhatsApp. Deixe o celular bem longe de você quando estiver estudando. Concentre-se! Não se iluda. Ou você estuda com seriedade ou não “perde o seu tempo” com isso… não seja aquela pessoa que quando está estudando fica pensando nas baladas, e quando está na balada fica com a consciência pesada porque deveria estar estudando! Seja intenso em tudo o que você fizer. Se cumprir suas metas, você poderá se presentar de vez em quando com um momento de lazer.

Dá para conciliar trabalho e estudo para o concurso? 

Dá sim! Eu fui aprovado e nomeado em 6 concursos (Técnico do Ministério do Trabalho e Emprego, Agente da ABIN, Analista Administrativo da ANEEL, Policial Legislativo do Senado Federal, Analista Jurídico do MPU e Policial Legislativo da Câmara dos Deputados). Eu trabalho desde os 16 anos… fui pai aos 21. Na época em que passei no Senado, eu trabalhava dois expedientes na ABIN, fazia Direito na UnB à noite, viajava a trabalho quase todos os meses, fazia outro curso superior à distância… tudo isso conciliando com casamento e paternidade… e nessa época meu filho sofria severas crises de bronquite. Não foi nada fácil! Eu nem sei como consegui. Mas eu não tinha outra opção… eu precisava dar uma vida melhor pra minha família… precisava ficar mais tempo com meu filho… conseguir pagar um plano de saúde para os meus pais… eu tinha um PitBull imenso correndo atrás de mim e não existia outra opção a não ser correr… e correr muito. O nome desse PitBull se chamava “necessidade”, mas à minha frente eu tinha uma visão de futuro que me inspirava todos os dias, eu estudava pensando nas pessoas que precisavam de mim. Se não puder fazer por você, faça ao menos por aqueles que precisam de ti!

Um aluno que vai começar do zero, é possível conseguir aprovação no Senado?

Eu não quero lhe enganar. É difícil… bem difícil! O concurso do Senado vai ser uma guerra de gigantes… mas é possível! Em uma batalha há muitos e muitos anos Davi derrubou Golias… é possível! Você tem que dar o melhor de si. Sua jornada será mais extenuante… tem dias que você pensará em desistir, mas se você mantiver o ânimo, tiver uma boa estratégia apostando nos seus pontos fortes e num planejamento correto… o inimaginável pode se transformar em realidade.

Qual a principal mensagem que o senhor deixa para os alunos do Gran que estão estudando para o Senado?

O concurso do Senado mudou minha vida… mudou a vida da minha família! E, por meio desse cargo, hoje eu posso impactar outras vidas. Quando esse concurso saiu no final de 2011 eu estava obeso, deprimido, com hipertensão… eu não acreditava em mim mesmo! Mas como falei há pouco… eu pensei… se não por mim, ao menos por aqueles que precisam de mim! Conforme fui estudando, fazendo dieta, exercícios físicos… a confiança foi nascendo! Os resultados começaram a aparecer… fui perdendo peso, melhorando minha saúde, aumentando meu índice de acerto nas questões… até que eu me apaixonei pelo processo. Não falava para ninguém… mas de uma pessoa deprimida esse processo fez nascer em mim um gigante interior. Eu entrei naquela sala no dia da prova sabendo que aquele era o meu dia! E aconteceu. Se aconteceu comigo, pode acontecer com você. Não importa a sua condição física, intelectual, social… se você acreditar e der o seu melhor, você muito em breve pode estar aqui no Senado sendo o meu colega de trabalho. E eu terei muito orgulho de, no dia da posse, colocar no seu peito o distintivo dessa instituição pela qual tenho tanto amor! Você tem um encontro marcado com o seu futuro. Agora corra até ele!

Não deixe para depois, comece já a preparação para o concurso do Senado Federal, o edital poderá ser publicado a qualquer momento!

Confira mais informações sobre o concurso Senado Federal!

Resumo do concurso

Concurso Senado Federal (Concurso Senado)
Banca organizadora a definir
Cargos diversos
Escolaridade níveis médio e superior
Carreiras Legislativo
Lotação Brasília
Número de vagas 40
Remuneração de R$ 19.427,79 a R$ 35.114,14
Situação COMISSÃO FORMADA
Links dos últimos editais                       Consultor   –   Analista    –  Técnico    –  Policial 
Avatar


17 de outubro5 min. de leitura