Concurso Senado: o que esperar do próximo certame

O novo concurso do Senado ofertará vagas para cargos de níveis médio e superior. O edital deverá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2020!

Avatar


30 de dezembro2 min. de leitura

O novo concurso do Senado Federal já está autorizado e ofertará 40 (quarenta) vagas de provimento imediato. Serão ofertadas vagas para as carreiras de Técnico Legislativo – Policial Legislativo, Advocacia, Analista Legislativo – Administração, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações e Processo Legislativo (concurso Senado).

Em dezembro, o Senado Federal realizou uma audiência pública para debater e tirar dúvidas com representantes de algumas empresas responsáveis por realização de certames, estiveram presentes na reunião os representantes do Cebraspe, FGV, Iades, Cesgranrio, Idecan, IBFC, Instituto OACP.

O novo certame do Senado Federal deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2020, o próximo passo é a contratação da banca examinadora, que será responsável por planejar e organizar as etapas do novo edital. E para ajudar os candidatos que estão estudando e aguardando um vaga na maior casa legislativa do país, o Gran Cursos Online descreveu o que os candidatos podem aguardar do novo edital. Confira:

  • Cadastro de reserva: além das vagas de provimento imediato, os candidatos poderão contar com formação de cadastro de reserva.
  • Edital ainda no primeiro semestre de 2020.
  • Um banca com nome forte: a provável banca examinadora será uma que já possuiu uma boa experiência no ramo dos concursos. A última empresa responsável pelo certame foi a Fundação Getúlio Vargas – FGV.
  • Nomeações além das vagas previstas: hoje o Senado possuiu 1.454 cargos vagos. No último certame o órgão convocou mais candidatos do que o que estava previsto no edital, o que reforça que poderá haver muitas nomeações, visto que a casa necessita de mais servidores.
  • Prova discursiva: os candidatos do concurso do Senado podem preparar-se para realizarem uma prova objetiva e uma discursiva. A comissão organizadora já está elaborando um projeto básico que constará todas as etapas do certame, inclusive a possibilidade de uma redação.
  • Provas nas capitais: é possível que as provas objetivas do Senado sejam realizadas em todas as capitais do país.
  • Matérias: os candidatos já podem começar a preparação para o certame e estudando matérias básicas como Português, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial (as leis cobradas no último concurso, atentando para o fato que já deve cair a nova Lei de Abuso de Autoridade), Direito Constitucional (com ênfase na parte de Poder Legislativo e de Processo Legislativo), Direito Administrativo e Regimento Interno do Senado Federal.
  • Uma excelente prova e bem elaborada, com questões e textos com grau de dificuldade elevado.
  • Grande concorrência: a previsão da comissão organizadora é que a concorrência do certame seja alto, com mais de 100 mil inscritos.

Comece já seus estudos para o concurso do Senado Federal. Prepare-se com os melhores e garanta uma vaga na maior casa legislativa do Brasil.

Clique aqui e confira todas as informações sobre o concurso Senado

 

Participe do nosso Panorama 2020

Resumo do concurso Senado Federal

Concurso Senado Federal (Concurso Senado Federal)
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa, Jurídica, Segurança, Saúde, Tecnologia da Informação
Lotação Brasília – DF
Número de vagas 40 vagas
Remuneração de R$ 19.427,79 a R$ 35.114,14
Situação AUTORIZADO!
Links dos últimos editais Consultor – Analista – Técnico – Policial

 

Avatar


30 de dezembro2 min. de leitura