Concurso STN: 120 vagas solicitadas para Auditor! Confira!

Concurso STN: Secretaria acumula 239 cargos vagos. Saiba aqui todos os detalhes do último edital

A Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia, não possui mais concurso vigente, ou seja, já pode realizar um novo concurso STN. A seleção anterior do órgão teve edital publicado há muito tempo, em 2012. Foram ofertadas, na época, oportunidades para ingresso no cargo de Analista de Finanças e Controle com 255 vagas nas mais diversas especialidades

Neste ano, segundo informações da Assessoria de Comunicação do STN, foi solicitado ao Ministério da Economia a autorização de um novo concurso com a oferta de 120 vagas para provimento na ocupação de AFFC – Auditor Federal de Finanças e Controle. Ainda de acordo com a STN há 239 cargos vagos. Saiba abaixo todas as informações sobre o último concurso da Secretaria.

Veja abaixo o menu com informações sobre o edital STN:

 

Sobre a STN

Tesouro Nacional: tudo o que você precisa saber sobre | Eu Quero ...A Secretaria do Tesouro Nacional, criada em 10 de março de 1986, por meio do Decreto nº 92.452, veio assumir as atribuições da Comissão de Programação Financeira e da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda), incorporando também as funções fiscais até então desempenhadas pelo Banco Central e Banco do Brasil S/A.

Vinculada ao MF, que agora faz parte da estrutura do Ministério da Economia, a secretaria é o órgão central do Sistema de Administração Financeira Federal e do Sistema de Contabilidade Federal.

Sua criação representou um passo fundamental para o fortalecimento das finanças públicas do país, consolidando a modernização institucional e a sistematização da gestão responsável dos recursos públicos.

O desafio do Tesouro é colocar em ordem as contas públicas do Brasil. Isso consistiu em substituir, em 1988, a conta Movimento do Governo no Banco do Brasil pela Conta Única do Tesouro no Banco Central (Bacen); permitir que a administração e o controle das finanças federais ficassem associados à execução financeira das unidades gestoras; unificar os orçamentos, atrelando os gastos governamentais à prévia autorização do Congresso Nacional, dentre outros.

Confira o Regimento Interno aprovado por meio da Portaria Nº 285, de 14 de junho de 2018, e publicado no Diário Oficial da União.

Último concurso STN

O Ministério da Economia, com lotação para a STN, realizou seu último concurso em 2012 e ofertou 255 vagas para ingresso no cargo Analista de Finanças e Controle com exigência de nível superior. Na época, a organizadora foi a Escola de Administração Fazendária – ESAF. O prazo de validade do concurso STN foi de um ano, sendo prorrogado.

O cargo ofertado era para as Áreas de Conhecimento: Contábil, Desenvolvimento Institucional, Econômico-financeira, Tecnologia da Informação: Governança e Gestão em Tecnologia da Informação e Tecnologia da Informação: Gestão em Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Confira outros certames realizados no endereço eletrônico (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/web/stn/trabalhe-no-tesouro-nacional)

LEIA: Notícias de concursos públicos no Brasil

Concurso STN: remunerações e benefícios

De acordo com o último edital, o profissional Analista de Finanças e Controle do STN receberia remuneração inicial no valor de R$ 12.961,00.

Concurso STN: carreira

Os candidatos aprovados, depois de nomeados, foram lotados na Secretaria do Tesouro Nacional – STN com exercício em Brasília-DF.

Confira mais detalhes abaixo em relação aos requisitos e atribuições da ocupação.

Concurso STN: requisitos

Analista de Finanças e Controle do STN*
Curso superior concluído em nível de graduação.

*De acordo com legislação, o cargo seria extinto a medida que vagarem.

Concurso STN: atribuições

Conheça abaixo as principais atividades a desempenhar pelos profissionais ao ingressar no serviço público na ocupação de Analista de Finanças e Controle.

Supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados sobre gestão orçamentária, financeira e patrimonial, análise contábil e de programas; assessoramento especializado em todos os níveis funcionais dos Sistemas de Administração Financeira Federal e de Contabilidade Federal; orientação e supervisão de auxiliares; análise, pesquisa e perícia dos atos e fatos de administração orçamentária, financeira e patrimonial; interpretação da legislação econômico-fiscal e financeira; supervisão, coordenação e execução dos trabalhos referentes à programação financeira anual e plurianual da União; modernização e informatização da administração financeira do Governo Federal.

Concurso STN: etapas de provas

Os concursos públicos foram compostos das seguintes etapas:

  1. Primeira etapa
    1. Prova objetiva e discursiva
  2. Segunda etapa
    1. Curso de Formação

Concurso STN: prova objetiva

Veja detalhes abaixo das matérias cobradas de acordo com o conteúdo programático e a forma de avaliação do concurso STN.

Concurso STN: disciplinas

  • Conhecimentos gerais
    • Língua Portuguesa
    • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês)
    • Direito Administrativo
    • Direito Constitucional
    • Raciocínio Lógico – Quantitativo
    • Estatística
    • Finanças Públicas
    • Administração Pública
  • Conhecimentos específicos (de acordo com a área)

Estrutura da prova

A Prova 1 foi a Objetiva de Conhecimentos Gerais: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 100 pontos. Já a Prova 2 foi de Objetiva de Conhecimentos Específicos para cada Área de Conhecimento: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 150 pontos.

Concurso STN: prova discursiva

A Prova 3 foi a Discursiva para cada Área de Conhecimento: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 120 pontos. Desse total, 60 pontos foi sobre o domínio do tema e 20 pontos por cada questão.

Concurso STN: Curso de Formação

O Curso de Formação foi de caráter apenas eliminatório, ao qual foram submetidos somente os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa, até o limite de vagas estabelecido no edital. A critério da Administração, observados os termos e prazos do Decreto nº 6.944/2009, e respeitado o prazo de validade do concurso, os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa foram convocados para o Curso de Formação em grupos distintos quanto à época de sua realização.

Durante o Curso de Formação, o candidato fez jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, no caso de ser servidor referido.

Materiais gratuitos

Inicie já sua preparação ou turbine seus estudos para concursos públicos com nossos materiais gratuitos! O Gran Cursos Online tem uma página exclusiva com muitos conteúdos (clique AQUI). Acesse e veja:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Cursos gratuitos,
  • Questões e provas comentadas,
  • Editais verticalizados e muito mais!

 

Resumo do concurso STN

Concurso  Secretaria do Tesouro Nacional
Banca organizadora A definir
Cargos A definir
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras A definir
Lotação A definir
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Situação Sem concursos vigentes
Previsão p/ publicação do edital 2020/2021
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital STN
Quer conquistar a sua aprovação no concurso STN?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Lanna Sant'Anna
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Distrito Federal

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso STN?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo