Concurso TJ AM cartórios: tratativas iniciadas! Edital em breve!

Concurso TJ AM cartórios: vagas serão para outorga das serventias do 2.º e 3.º Registros de Imóveis e 8.º Registro Civil das Pessoas Naturais de Manaus

Atenção, concurseiros(as) do Estado do Amazonas! O Tribunal de Justiça Estadual, por meio de publicação feita no Diário Eletrônico Oficial, indicou que as ações relacionadas ao novo concurso TJ AM cartórios serão iniciadas. O último concurso foi realizado em 2017 e não encontra-se mais em validade.

O documento foi assinado digitalmente pela desembargadora Nélia Caminha Jorge que é a corregedora-geral de justiça. A representante solicitou que seja realizados os procedimentos para a publicação de lista de vacância das serventias extrajudiciais do Estado do Amazonas. Também determinou que as atividades fossem feitas pelo juiz corregedor auxiliar 2 em conjunto com a Divisão de Fiscalização e Controle dos Serviços Extrajudiciais.

Curso Regular para cartórios – Preparação total 2020/2021

Veja abaixo o menu com informações sobre o concurso TJ AM cartórios:

Concurso TJ AM cartórios: situação atual

Órgão começa planejamento para lançamento de novo edital para provimento de pessoal.

Histórico do concurso:

09/12/2020 – Publicado documento que inicia ações para realização de novo concurso público.

Último concurso TJ AM cartórios

O edital divulgado anteriormente foi em 2017, sendo organizado pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul – IESES – SC. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 250,00. A candidatura foi feita no endereço eletrônico http://www.cartorio.tjam2017.ieses.org/ durante os meses de janeiro a março de 2018.

Confira todo o andamento da seleção no link ao lado (http://www.cartorio.tjam2017.ieses.org/documentos/documentos.htm).

Concurso TJ AM cartórios: cargos e vagas

As oportunidades indicadas foram para ingresso:

Por provimento

  • Vagas: 34
  • Vagas reservadas a PcD: 4

Por remoção

  • Vagas: 17
  • Vagas reservadas a PcD: 2

Carreira TJ AM cartórios

Requisitos

Para concorrer às vagas com ingresso por remoção, foram aceitas inscrições  dos titulares de serventias extrajudiciais do Estado do Amazonas, independentemente de entrância, que já detinham a delegação por mais de 2 (dois) anos, contados da data do efetivo exercício na atividade até a data da primeira publicação deste Edital no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Amazonas;

Para concorrer às vagas com ingresso por provimento, foram aceitas inscrições se:

a) os candidatos que tinham concluído o curso superior de graduação em Direito, em instituição de ensino oficial ou devidamente reconhecida pelo MEC, até a data da outorga ou,

b) candidatos que tinham exercido por 10 (dez) anos completos, até a data da primeira publicação deste Edital no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Amazonas, função em serviço notarial ou de registro.

Concurso TJ AM cartórios: etapas

Os candidatos inscritos foram avaliados por meio de diversas etapas:

  1. Prova objetiva,
  2. Prova escrita e prática,
  3. Prova oral e
  4. Avaliação de títulos.

Todas as provas foram realizadas na cidade de Manaus (AM), exceto a Prova de Títulos.

Concurso TJ AM cartórios: prova objetiva

A prova objetiva de seleção foi distinta para cada modalidade de ingresso, ou seja, para o concurso de ingresso por provimento ou para o concurso de ingresso por remoção, desde que houvessem candidato(s) com duas inscrições, ou seja, inscrito(s) nas duas modalidades

Disciplinas

Direito Notarial e Registral – 45 questões;
Direito Civil, Direito Empresarial/comercial e Direito Processual Civil – 25 questões;
Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 15 questões;
Direito Penal e Direito Processual Penal – 5  questões e;
Normas Especiais – 5 questões;
Conhecimentos Gerais – 5 questões.

Estrutura da prova

A prova objetiva de seleção foi composta por 100 questões, com 4 alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma) e apenas 1 (uma) a alternativa que corresponde ao enunciado da questão. A duração foi de 4 horas.

A prova objetiva de seleção foi avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota desta prova expressa com 2 (duas) decimais, com todas as questões o mesmo valor.

Concurso TJ AM cartórios: prova escrita e prática

Não foi convocado para a prova escrita e prática, o candidato que obteve nota inferior a 5,00 (cinco inteiros) na prova objetiva de seleção ou que não comparecer à mesma prova

A prova discursiva – Escrita e Prática constou de 4 (quatro) questões teóricas, 1(uma) questão prática e 1 (uma) dissertação. Cada uma das questões teóricas teve que ser respondida sob forma de dissertação com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas.

A prova escrita e prática teve que ser manuscrita, em letra legível. A duração foi de 5 horas.

Prova oral

A Prova Oral consistiu de arguição do candidato, por três examinadores, sobre matérias e programas indicados no edital de abertura.

A Comissão Examinadora foi composta por um examinador para cada uma das seguintes áreas, objeto da prova oral:
a. Direito Notarial e Registral;
b. Direito Civil, Direito Empresarial/comercial e Direito Processual Civil;
c. Direito Constitucional, Direito Administrativo e Normas Especiais.

Cada examinador concedeu, em papeletas avulsas e assinadas, nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. Foi eliminado o candidato, cuja média das notas das provas orais foi inferior a 5,00 (cinco inteiros) e/ou obtiver nota inferior a 3,0 (três) em qualquer das avaliações.

Concurso TJ AM cartórios: avaliação de Títulos

Para os candidatos a vagas por ingresso por provimento e/ou por remoção, a avaliação dos títulos foi efetuada a partir de títulos diversos.

A nota da Prova de Títulos foi igual à soma dos pontos obtidos nos diversos itens de avaliação, respeitado, o limite máximo de 10 (dez) pontos.

Concurso TJ AM cartórios: nomeações

Os últimos candidatos aprovados foram incorporados em agosto de 2020 por meio de Sessão de Escolha do 2º Concurso Público para a Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado do Amazonas. Todas as 51 vagas, em 41 cidades do estado, foram escolhidas pelos interessados. O certame, conduzido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) foi concluído com 156 candidatos aprovados.

Curso Gratuito para Concurso: Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online! Acesse nossa página exclusiva (clique aqui) e confira os conteúdos disponibilizados:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de estudo e
  • Editais verticalizados!

 

Resumo do concurso TJ AM cartórios

Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas
Banca organizadora A definir
Cargos A definir
Escolaridade Nível superior
Carreira Jurídica
Lotação Estado do Amazonas
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Situação Tratativas iniciadas
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital TJ AM cartórios 2017
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Lanna Sant'Anna

Principais de Amazonas

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo