Concurso TJM MG: já sabe o que será cobrado na prova? Confira!

Concurso TJM MG oferta vagas para os cargos para as carreiras de Oficial e Técnico Judiciário.

Avatar


26 de fevereiro8 min. de leitura

O novo concurso do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais já publicou o novo edital com oferta de vagas para as carreiras de Oficial Judiciário e Técnico Judiciário (concurso TJM MG). O certame está com 24 vagas de provimento imediato e com remunerações de até R$5 mil!

A banca examinadora será a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC e as inscrições começam no dia 30 de março. Os candidatos que forem fazer o concurso terão um tempo bom para a preparação, uma vez que as provas só acontecem no dia 31 de maio.

O Gran Cursos Online separou todo o conteúdo programático que irá cair no concurso para ajudar os candidatos nos estudos. Confira abaixo e comece já seus estudos:

Conteúdos para todos os cargos

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Noções de direito (exceto para o cargo de Técnico Judiciário, especialidade Técnico Judiciário)

Conteúdos específicos – Nível médio

Oficial Judiciário – Assistente Técnico de Sistemas
1. Programação de Sistemas: Conceitos. Manutenção, documentação e suporte. Padrão e implementações Oracle Database Server, PL/SQL e JAVA.
2. Sistemas gerenciadores de banco de dados, modelagem de dados, utilizando o modelo entidaderelacionamento, modelo relacional e linguagem SQL.
3. Interface enfocando a Internet: Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet.
4. Fundamentos de projetos de software: Conceitos, estrutura e objetivos. Ciclo de vida do projeto e do produto. Processos e área de conhecimento.
5. Noções de Operação e Suporte de sistemas de microinformática e suas aplicações em ambiente corporativo: Estrutura e organização. Configuração e operação. Arquiteturas e aplicações.
6. Conceitos de Tecnologia da Informação: Conceitos de hardware e software.
7. Componentes de hardware. Processamento de dados. Software básico e software de aplicação. Sistema operacional e seus utilitários.
8. Noções de Organização e arquitetura de computadores: unidade central de processamento, placa-mãe, processadores (características), memórias, dispositivos de entrada e saída (periféricos), interfaces, portas, cabos e conectores. Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Instalação de programas e periféricos em microcomputadores.
9. Sistemas operacionais: Conceitos. Sistemas operacionais de estações de trabalho Microsoft Windows. Noções de instalação, configuração, administração, operação e manutenção.
10. Internet e Intranet: Conceito e arquitetura. Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet, ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico, conceitos de protocolos, utilização dos recursos World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia, acesso à distância a computadores;
11. Segurança da informação e tecnologia: Série ISO/IEC 27000 (Gestão de segurança da informação), ISO/IEC 15408 (Critérios de avaliação para segurança de TI, Common Criteria), OWASP (Open Web Application Security Project). Conceitos básicos de segurança, proteção, controles, riscos, ameaças, vulnerabilidades, criptografia e certificação digital. Gestão e política de segurança da informação e continuidade de negócios;
12. Noções de Gestão de serviços de tecnologia da informação: ITIL v. 3 (Information Technology Infrastructure Library version 3). Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Processos e funções de
estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviços.
13. Noções de Gerência de projetos: PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Projetos e a organização. Ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento.
14. Inglês Técnico.

Conteúdos específicos – Nível superior

Técnico Judiciário – Técnico Judiciário Direito Constitucional
Direito constitucional
Direito Administrativo
Direito Civil
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito Penal Militar
Direito Processual Penal Militar
Legislação Especial

Técnico Judiciário – Administrador de Redes 
1. Sistemas operacionais de rede/servidores: Manipulação de arquivos e diretórios, administração de usuários e grupos, sistema de arquivos, gerenciamento de processos, servidores, fundamentos de Linux, fundamentos de Windows Server.
2. Redes de computadores: Fundamentos de protocolos, cabeamento, arquitetura de redes locais, equipamentos de redes, segurança e desempenho, montagem de redes ponto a ponto e cliente/servidor, pilha TCP/IP, camada física, camada de enlace de dados, camada de rede, camada de transporte, camada de aplicação, segurança de redes.
3. Tecnologias de redes (LANs, MANs e WANs)
4. Ferramentas de administração de redes.
5. Segurança digital em redes: fundamentos de segurança da informação, vulnerabilidade de sistemas, crimes contra computadores, criptografia, certificação digital, privacidade, segurança de redes, firewalls, detecção e combate a invasões. Vírus, vermes, spam e outras pragas (Malware), autenticação e identificação, LDAP.
6. Segurança da informação.
7. Conceitos e fundamentos de sistemas operacionais.
8. Configuração e gerenciamento de processos servidores dos sistemas operacionais comerciais.
9. Aspectos operacionais de redes.
10. Segurança da informação e tecnologia: Série ISO/IEC 27000 (Gestão de segurança da informação), ISO/IEC 15408 (Critérios de avaliação para segurança de TI, Common Criteria), OWASP (Open Web Application Security Project). Conceitos básicos de segurança, proteção, controles, riscos, ameaças, vulnerabilidades, criptografia e certificação digital. Gestão e política de segurança da informação e continuidade de negócios;
11. Gestão de serviços de tecnologia da informação: ITIL v. 3 (Information Technology Infrastructure Library version 3). Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Processos e funções de estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviços.
12. Gerência de projetos: PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
13. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Projetos e a organização. Ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento.
14. Inglês Técnico.

Técnico Judiciário – Analista de Sistemas 
1. Lógica de programação. Constantes e variáveis. Expressões lógicas, aritméticas e literais. Comandos de entrada e saída. Estruturas sequenciais, condicionais e de repetição. Vetores e Matrizes. Registros. Listas, Pilhas, Filas e Deques. Árvores. Programação orientada a eventos.
2. Metodologia de desenvolvimento de sistemas. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Participantes do processo de desenvolvimento de software. Estrutura básica de uma metodologia de desenvolvimento de sistemas.
3. Metodologias Ágeis de Desenvolvimento: Scrum, XP, TDD, Modelagem Ágil, DDD, Kanban.
4. Engenharia de Software. 4.1 Engenharia de Requisitos, Gestão de Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, Testes (unitários automatizados, funcionais, não funcionais e outros), Homologação e Gestão de Configuração.
5. Análise e projeto orientado a objetos. Conceitos básicos sobre UML. Modelagem de Casos de Uso. Modelagem Estrutural. Modelagem Comportamental. Modelagem Arquitetural.
6. Modelagem de dados utilizando o Modelo de Entidade-Relacionamento. Entidades e Relacionamentos. Mapeamento de Cardinalidade. Chaves de Entidade. Auto-relacionamento. Agregação. Mapeamento de restrições de integridade. Generalização e especialização.
7. Linguagem de implementação Banco de Dados: Banco Físico, Lógico e Conceitual. Linguagens procedurais embarcadas e SQL/ANSI.
8. Conceitos e fundamentos de SOAP – Arquitetura orientada a serviços.
9. Gestão Eletrônica de Documentos, XML como representação.
10. Governança de Tecnologia da Informação. Modelo COBIT 5. Gerenciamento de Serviços. Modelo ITIL V3.

Técnico Judiciário – Contador
1. Fundamentos de Contabilidade Financeira (Geral): estrutura conceitual básica da Contabilidade, objetivos da Contabilidade, patrimônio e sua composição, equação fundamental do patrimônio, estados patrimoniais, fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais.
2. Componentes patrimoniais Ativos: conceitos, conteúdo e classificação dos grupos e subgrupos de acordo com a Lei n. 6.404/76, composição das contas de ativo, critérios de avaliação, métodos de avaliação dos estoques, aspectos fiscais relativos a estoques. Passivo: conceitos, conteúdo e classificação dos grupos e subgrupos de acordo com a Lei n. 6.404/76, composição das contas de passivo, critérios de avaliação, provisões. Patrimônio líquido: conceitos, conteúdo e classificação dos grupos e subgrupos de acordo com a Lei n. 6.404/76, composição das contas do patrimônio líquido, critérios de avaliação, formação e alterações do capital social. Reservas e Provisões: diferenciação entre reservas e provisões, tipos de reservas, constituição e reversão de reservas, tratamento contábil e forma de avaliação. Composição e tratamento contábil da conta lucros ou prejuízos acumulados.
3. Conceituação de receitas, ganhos, despesas, custos e perdas. Receitas: apuração e apropriação das receitas, tipos e classificação, tratamento legal, forma de contabilização, observância dos princípios contábeis. Despesas: apuração e apropriação das despesas, classificação e tratamento legal, formas de Contabilização, observância dos princípios contábeis.
4. Custos dos produtos/mercadorias/serviços vendidos: conceitos, formas de apuração e contabilização. Receitas e despesas não-operacionais: definição, conteúdo, tipos, formas de apuração, contabilização.
5. Plano de contas, fatos e lançamentos contábeis. Escrituração contábil e registro de operações típicas de empresas comerciais, industriais e de serviços. Principais livros e documentos fiscais. Livros contábeis (diário, razão, caixa, contas-corrente). Controle de contas bancárias, incluindo conferência e conciliação de saldos. Planejamento e controle de caixa. Elaboração de relatórios financeiros a partir dos livros contábeis. Classificação, organização e arquivamento de documentos comprobatórios dos registros contábeis. Sistemas de escrituração.
6. Apuração do Resultado, encerramento de exercício social e distribuição do resultado. Provisão para o imposto sobre a renda e contribuição social. Participações e contribuições: conceitos, formas de cálculo e contabilização. Distribuição do resultado (destinação de Lucros): tipos de distribuição, disposições legais, forma de cálculo, contabilização e apresentação (divulgação).
7. Demonstrações Financeiras segundo a Lei n. 6.404/76: tipos de demonstrações, obrigatoriedade de apresentação, conceitos e forma de apresentação (divulgação). Notas Explicativas às demonstrações financeiras. Consolidação de demonstrações financeiras.
8. Análise das demonstrações financeiras: análise horizontal e vertical: análise do capital de giro; índices de liquidez, de endividamento, de rentabilidade (lucratividade) e de rotatividade (de atividades); alavancagem financeira e operacional.
9. Orçamento Público: conceito, classificação, tipos, princípios orçamentários, ciclo orçamentário, elaboração do orçamento, exercício financeiro, créditos adicionais, orçamento por programas, plano plurianual (PPA), diretrizes orçamentárias, orçamento base zero, programação financeira e transferências financeiras. Aprovação, execução e avaliação do orçamento.
10. Processo de elaboração de proposta orçamentária. Planejamento e controle orçamentário.
11. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA): finalidade de cada uma e interrelação entre elas, importância destas leis para a contabilidade governamental, relação com as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública estabelecidas no PPA e PPAG.
12. Receita Pública: conceito, classificação (receitas correntes, receitas de capital), estágios (previsão, lançamento, arrecadação, recolhimento) e codificação da receita (classificação da receita por categoria econômica, classificação da receita por fontes). Restituição e Anulação de Receitas.
13. Despesa Pública: conceito, classificação da despesa quanto à natureza (categorias econômicas, grupo de despesas, modalidade de aplicação, elemento de despesas) e estágios (fixação, empenho, liquidação, pagamento).
14. Dívida ativa: conceito, inscrição e classificação (natureza tributária, natureza não tributária). Dívida passiva: conceito e classificação (dívida flutuante, dívida fundada). Suprimento de fundos: conceito, concessão e restrições na concessão. Despesas de exercícios anteriores: conceito, ocorrência e prescrição.
15. Restos a pagar: conceito, classificação (restos a pagar processados, restos a pagar não processados), pagamento, cancelamento e prescrição.
16. Contabilidade Governamental: conceito, objetivo, classificações, normas, campo de aplicação e regimes contábeis. Controle contábil na administração pública. Sistema de contabilidade governamental. Patrimônio na administração pública: conceito e aspectos quantitativos e qualitativos. Inventário na administração pública. Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual. MCASP Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
17. Escrituração na administração pública: normas, sistema de contas, plano de contas, registro de operações típicas.
18. Balanços (demonstrativos da gestão): Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. Operações de encerramento do exercício e levantamento de contas.
19. Dispositivos da lei de responsabilidade fiscal (Lei Complementar n. 101/2000) e da lei de licitação e contratos (Lei n. 8.666/93) que interferem no processo contábil das organizações (sujeitas a estas leis). Modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade de licitação para compras, obras e serviços. Cláusulas necessárias nos contratos. Documentos hábeis a serem fornecidos pelos credores, na entrega dos materiais, prestação de serviços ou execução de obras. O exercício financeiro. Relatório de Gestão Fiscal: características e conteúdo.
20. Levantamento de contas, tomada de contas e prestação de contas na administração pública: conceituação, características, procedimentos, responsabilidades dos gestores públicos, relatórios, prazos, legislação que disciplina estes procedimentos. Controle de custos na administração pública. Fundamentos sobre controle, controle interno e controle externo na administração pública.
21. Noções básicas sobre tributos. Impostos, taxas e contribuições. Tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições. Retenções na fonte realizadas pela administração pública. Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Imposto Sobre Serviços (ISS). Contribuição Previdenciária (INSS). Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 971/2009. Decreto 9.580/2018. Lei Complementar nº 116/2003. Lei Complementar nº 123/2006.

Técnico Judiciário – Estatístico 
1. Estatística descritiva e análise exploratória de dados: interpretação de gráficos, tabelas, histogramas, box-blot, diagramas.
2. Medidas de Dispersão: variância, desvio padrão, amplitude, coeficiente de variação e intervalo interquantil.
3. Medidas de Posição: Média, Moda, Mediana e Quantis em geral.
4. Análise de regressão linear: Critérios de mínimos quadrados e de máxima verossimilhança; modelos de
regressão linear; análise de variância; análise de resíduos.
5. Correlação.
6. Estimação e intervalo de confiança
7. Análise de séries temporais: modelos de Box & Jenkins; modelos autoregressivos; modelos de médias móveis; modelos mistos; função de autocorrelação (FAC); função de autocorrelação Parcial (FACP).
8. Probabilidade: definições básicas e axiomas; probabilidade condicional e independência; Teorema da Probabilidade Total e Teorema de Bays; variáveis aleatórias discretas e contínuas; distribuição de probabilidades; distribuição de probabilidade discretas (Bernoulli, Binomial, Poisson); distribuições de probabilidades contínuas (exponencial, normal); distribuições condicionais e independência.
9. Técnicas de Amostragem: amostragem aleatória simples; estratificada; sistemática e por conglomerados.
10. Testes de Hipóteses: hipóteses simples e compostas; níveis de significância de um teste; Teste-t de Student; Teste Qui-quadrado em tabelas de contigência.
11. Métodos Não Paramétricos (Teste do Sinal, Teste de Wilcoxon, Teste de MannWhitney,Teste de Kruskal-Wallis).

Os novos servidores do TJM MG terão uma remuneração que vai de R$3.692,61 até R$5.782,78.

Comece já seus estudo e garante uma vaga no concurso do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

Cliquei aqui e veja taodas as informações do concurso TJM MG

Veja os concursos previstos para 2023 em MG

 

Resumo do concurso TJM MG

Concurso Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (edital TJM MG)
Banca organizadora Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC
Cargos Oficial Judiciário e Técnico Judiciário
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Tribunais
Lotação Minas Gerais
Número de vagas
  • 11 vagas Oficial Judiciário – Oficial Judiciário (lotação Secretaria do Tribunal de Justiça Militar 2ª Instância)
  • 08  vagas cargo Oficial Judiciário – Oficial Judiciário (lotação Secretarias de Juízo Militar 1ª Instância)
  • 01 vaga cargo Oficial Judiciário – Assistente Técnico de Sistemas
  • CR cargo Técnico Judiciário – Técnico Judiciário
  • 01 vaga cargo Técnico Judiciário – Contador
  • 01 vaga cargo Técnico Judiciário – Analista de Sistemas
  • 01 vaga cargo Técnico Judiciário – Administrador de Redes
  • 01 vaga cargo Técnico Judiciário – Estatístico
Remuneração de R$ 3.692,61 a R$5.782,78
Inscrições de 30/03/2020 a 29/04/2020
Taxa de inscrição de R$ 70,00 a R$90,00
Data da prova objetiva
  • 31/05/2020
Link do edital Clique aqui para ver o edital
Link da análise do edital Confira aqui a análise em vídeo do edital
Avatar


26 de fevereiro8 min. de leitura