Concurso TSE Unificado: o que faz um Analista Judiciário?

Concurso TSE Unificado: entenda como funciona a contribuição do cargo de Analista Judiciário para a Justiça Eleitoral!

Por
5 min. de leitura

O edital do concurso TSE Unificado está publicado. A nova seleção do  Tribunal Superior Eleitoral  oferta 412 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva para todo o país.

Compreender as responsabilidades de cada cargo é fundamental para ter uma visão realista do cotidiano de trabalho. Isso permite que você defina expectativas adequadas e se prepare para os desafios e oportunidades que cada posição oferece.

Acompanhe as atribuições disponibilizadas no edital de abertura para o cargo de Analista Judiciário.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Saiba por meio desta matéria quais são as atribuições do cargo de Analista Judiciário do TSE + TREs, para facilitar a sua navegação, utilize o índice abaixo:

VEJA AQUI todas as informações sobre o concurso TSE Unificado

Concurso TSE Unificado: atribuições

Conheça as atribuições gerais para o cargo de Analista Judiciário:

  • Planejar, desenvolver, coordenar, executar e monitorar projetos, programas e planos de ação;
  • Realizar ações de forma integrada com as unidades organizacionais da Justiça Eleitoral e outras instituições;
  • Atuar na gestão e na fiscalização de contratos para os quais a pessoa for designada;
  • Compor comissões, comitês, grupos de trabalho ou outros, mediante designação ou indicação da chefia;
  • Atender ao público interno e externo, bem como prestar informações de natureza técnica e/ou administrativa;
  • Utilizar equipamentos, sistemas e demais recursos informatizados institucionais necessários para realização de atribuições;
  • Elaborar, analisar e interpretar, quadros, tabelas, planilhas, apresentações, pareceres, laudos, relatórios, contratos, normas, editais, manuais e outros documentos;
  • Dar transparência à informação, com linguagem simples, clara e adequada ao contexto, preservando o sigilo nos casos previstos, bem como a proteção de dados, nos termos das normas em vigor;
  • Acompanhar atualizações nas matérias sob sua responsabilidade;
  • Propor melhorias em processos de trabalho, padrões e normas;
  • Zelar pela conservação, preservação e manutenção do patrimônio, equipamentos e materiais de consumo em seu local de trabalho;
  • Buscar o autodesenvolvimento profissional;
  • Compartilhar institucionalmente o conhecimento adquirido;
  • Prestar consultoria interna nas áreas de conhecimento e de domínio;
  • Desenvolver outras atividades que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito das atribuições do cargo ou da lotação.

Descrição sumária das especialidades

Conheça também a descrição sumária das especialidades específicas do cargo de Analista Judiciário:

Carreira/CargoDescrição Sumária
Cargo 1: analista judiciário – área: administrativaRealizar atividades administrativas de nível superior relacionadas com planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo e pesquisa, que envolvam funções de gestão pública, gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão da informação e do conhecimento, gestão socioambiental, gestão de material e patrimônio, gestão orçamentária e financeiras, licitações e contratos, auditoria, dentre outras.
Cargo 2: analista judiciário – área: administrativa – especialidade: contabilidadeRealizar atividades administrativas de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com planejamento, coordenação, supervisão e execução de trabalhos que envolvam a matéria orçamentária, financeira, patrimonial e contábil e de auditoria, bem como a análise de prestação de contas eleitorais e partidárias.
Cargo 3: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: arquiteturaelaborar programas e projetos de manutenção, prevenção e correção de instalações relacionadas à área de atuação; propor contratações necessárias à área de atuação; desenvolver atividades de planejamento, especificação, elaboração, monitoramento, fiscalização e avaliação de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de arquitetura de interiores e de modificação de leiaute; realizar vistorias, emitir pareceres técnicos: para determinar as condições e os métodos essenciais dos projetos; sobre estudo de viabilidade financeira, econômica, ambiental e sobre técnica de obras, serviços e reformas relacionadas à área de atuação no âmbito organizacional; efetuar medições e análises técnicas para aprovação de projetos, serviços, obras e reformas; acompanhar e fiscalizar obras e serviços; executar desenho técnico.
Cargo 4: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: arquivologiaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com planejamento, supervisão, coordenação, orientação, pesquisa, análise, recuperação e divulgação da informação, organização de serviços de arquivo, conservação e restauração de documentos de interesse administrativo e histórico.
Cargo 5: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: biblioteconomiaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com gestão de conhecimento e informação, manutenção, conservação, divulgação e recuperação de acervos bibliográficos, bem como com implantação e desenvolvimento de bibliotecas.
Cargo 6: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: enfermagemRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com organização e coordenação do serviço de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares, bem como execução de assistência de enfermagem em tratamentos de enfermidades, na prevenção de doenças e na promoção da saúde individual e coletiva.
Cargo 7: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: engenharia civilRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com projetos de edificação, obras, reformas e manutenção de prédios e edifícios.
Cargo 8: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: engenharia elétricaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com projetos de instalação e manutenção de redes de eletricidade.
Cargo 9: analista judiciário – área: apoio especializado –especialidade: engenharia mecânicaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com projetos de engenharia mecânicos e com a manutenção de máquinas em geral.
Cargo 10: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: estatísticaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com levantamentos estatísticos, bem como tratamento, análise e inteligência de dados.
cargo 11: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: medicina (clínica médica)prestar atendimento ambulatorial e emergencial, bem como prestar assistência médica preventiva e curativa; realizar inspeções e perícias oficiais em saúde, na unidade de atenção à saúde ou fora das dependências do Tribunal; compor equipe multiprofissional de saúde e junta médica; orientar e supervisionar equipes administrativas e de saúde em atividades específicas; elaborar, coordenar e executar atividades internas e de interesse do órgão relacionadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde e do bem-estar; atuar na promoção da saúde e segurança e na prevenção de riscos nos locais de trabalho; propor a aquisição de equipamentos e medicamentos.
Cargo 12: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: medicina (psiquiatria)prestar atendimento ambulatorial e emergencial, bem como prestar assistência médica preventiva e curativa; realizar inspeções e perícias oficiais em saúde, na unidade de atenção à saúde ou fora das dependências do Tribunal; compor equipe multiprofissional de saúde e junta médica; orientar e supervisionar equipes administrativas e de saúde em atividades específicas; elaborar, coordenar e executar atividades internas e de interesse do órgão relacionadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde e do bem-estar; atuar na promoção da saúde e segurança e na prevenção de riscos nos locais de trabalho; propor a aquisição de equipamentos e medicamentos.
Cargo 13: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: medicina do trabalhoRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde ocupacional individual e coletiva.
Cargo 14: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: odontologiaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com prevenção de doenças e à promoção da saúde e individual e coletiva, diagnóstico e tratamento odontológico.
Cargo 15: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: psicologiaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com a prevenção de doenças e à promoção de saúde individual e coletiva, e nas áreas da psicologia clínica e organizacional.
Cargo 16: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: serviço socialRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas ao Serviço Social.
Cargo 17: analista judiciário – área: apoio especializado – especialidade: tecnologia da informaçãoRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas com desenvolvimento, gestão, implantação e manutenção de sistemas informatizados.
Cargo 18: analista judiciário – área: judiciáriaRealizar atividades de nível superior, com formação e habilitação específica, relacionadas a processamento de feitos, apoio a julgamentos, análise e pesquisa de legislação, de doutrina e de jurisprudência nos vários ramos do Direito, bem como elaboração de pareceres, atos e informações jurídicas.
Concurso TSE Unificado: descrição sumária das especialidades de Analista Judiciário

Concurso TSE Unificado: Partindo do zero

Os mestres do Gran prepararam um conteúdo especial com aulas de língua portuguesa, direito eleitoral e mais!

Acompanhe a 1ª Maratona para a Aprovação no concurso TSE Unificado:

Resumo do Edital TSE Unificado

Situação atualedital publicado
Banca organizadoraCebraspe
CargosAnalista e Técnico Judiciário
EscolaridadeNível superior
CarreirasTribunais
LotaçãoNacional
Número de vagas412 + CR vagas
RemuneraçãoTécnico Judiciário: de R$ 8.529,65 a R$ 12.807,24 + benefícios (Auxílio-alimentação, Auxílio pré-escolar, AQ Treinamento e AQ Títulos) + GAS paga apenas para os cargos na área de segurança.
Analista Judiciário: de R$ 13.994,78 a R$ 21.013,03 + benefícios (Auxílio-alimentação, Auxílio pré-escolar, AQ Treinamento e AQ Títulos) + GAS apenas para os cargos na área de segurança + GAE apenas para analista judiciário – área judiciária – Oficial de justiça.
InscriçõesDe 04/06/2024 a 18/7/2024
Taxa de inscriçãoDe R$ 85,00 a R$130,00
Data da prova objetiva22/09/2024
Clique aqui para ver o edital TSE Unificado 2024
Retificação do edital TSE Unificado

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado