Concursos 2021: governo poderá contratar mais de 50 mil servidores

Conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em 2021 poderão ser criados e providos mais de 50 mil cargos. Veja aqui mais informações!

Por
1 min. de leitura

Mais de 50 mil servidores poderão ocupar cargos por meio de concursos públicos em 2021. Isso porque o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê o provimento de 50.946 cargos e a criação de outros 2.165, totalizando 53.111 cargos. O documento foi encaminhado para o Congresso Nacional em agosto. Lembrando que a PLOA encaminhada é referente aos concursos federais.

O Ministério da Economia informou que o impacto orçamentário autorizado é de R$ 2,907 bilhões, em 2021, e não pode ultrapassar R$ 5,377 bilhões no ano seguinte.

As oportunidades serão para o poder legislativo, poder judiciário, Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Executivo.

Logo após o envio do projeto ao Congresso, o professor Vandré Amorim falou sobre a Lei 173, de 27 de maio de 2020. “Essa LC 173 busca dar incentivos financeiros a estados por conta da pandemia. Com a leitura superficial, a impressão que passa é que não vai ter concursos e nomeações. Contudo, quando você vê a própria lei complementar autorizando a realização de nomeações e concursos públicos não é da maneira que estão divulgando”, disse Vandré Amorim.

Ainda sobre a LC 173 os professores Nilton Coutinho e Keity Satiko conduziram uma live para esclarecer pontos sobre a lei. Veja logo abaixo:

Concursos 2021: oferta de milhares de vagas

São diversas seleções previstas para o próximo ano, os concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária federal são exemplos de seleções aguardadas. A primeira poderá ter o edital publicado ainda em 2020.

Outro certame muito aguardado, é o do Ministério Público da União. A atual gestão já disse que a realização de uma nova seleção está entre as metas.

Outro concurso que movimentará o universo dos concuseiros, é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso porque o Censo Demográfico que aconteceria neste ano foi adiado para 2021. A seleção ofertará 208.695 vagas.

Veja aqui as oportunidades para 2021

Por
1 min. de leitura