Foi aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 15/12, e sancionado com vetos nesta terça-feira (27) a Lei Orçamentária Federal de 2017 (Concursos Federais 2017). A medida favorece o planejamento financeiro do país.
O texto da Lei nº 13.408 foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser conferido aqui.
O que anima os concurseiros/as é que os adendos ao Orçamento apresentaram mais de 83.061 vagas distribuídas em dezenas de órgãos a serem preenchidas por meio de concursos federais 2017.
Grande parte dos concursos federais 2017 previstos no Orçamento são para órgãos que não dependem de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), como no caso dos Institutos Federais, mas tem alguns que assim que sancionado o documento poderão ter o aval liberado pelo ministro do Planejamento. Confira mais detalhes!
Concursos 2017 – veja AQUI os concurso que serão abertos!
Concursos Federais 2017 – Receita Federal
A previsão é de que sejam abertas 400 vagas para o concurso da Receita Federal do Brasil. As oportunidades estarão distribuídas entre os cargos de assistente administrativo, analista administrativo, auditor-fiscal e analista tributário, com salários que chegam a R$ 16.201,64 por mês. O posto de assistente requer ensino médio, enquanto os demais necessitam de formação superior. Leia mais detalhes aqui.
Concurso IBGE
O Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está em pauta no Orçamento e, com isso, a liberação do concurso para 82.050 chances temporárias que havia sido suspenso este ano. As oportunidades serão para os cargos de analista censitário (250 vagas), analista censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário de informática (174) e recenseador (62.400). Leia mais detalhes aqui.
Concurso ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é um dos órgãos que podem realizar novo concurso público em 2017. Acontece que o Orçamento apresenta 231 vagas de nível superior para os cargos de analista administrativo e especialista em regulação. Tais oportunidades deverão ter aval do Ministério do Planejamento para que possam sair do papel. Inclusive, há uma projeção de que o certame tenha aproximadamente 57.750 inscritos. Leia mais detalhes aqui.
Concurso EPE
Outro órgão que aguarda pela aprovação do Orçamento e autorização do Planejamento é a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A instituição pretende abrir concurso para cargos de níveis médio e superior que ainda não foram revelados.
Concurso Câmara dos Deputados
Um dos concursos em pauta para o ano que vem e que está inserido no Orçamento para 2017 é o da Câmara dos Deputados. O certame contemplará oportunidades para os cargos de técnico legislativo e analista legislativo. A projeção do órgão é de que o processo seletivo receba cerca de 70.200 inscrições. Leia mais detalhes aqui.
Concurso MPU
O concurso para técnico (nível médio ou médio/técnico) e analista (superior) do MPU é um dos mais aguardados.
A previsão orçamentária é de mais de 600 vagas, além de órgão contar com cerca de 1.762 cargos vagos para as carreiras de técnico e analista. Leia mais detalhes aqui.
Outros concursos federais 2017 previstos
Os adendos do Orçamento também preveem a abertura de concursos para o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Colégio Pedro II.
Vagas ainda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5).
Fé em DEUS que em breve conquistarei a minha aprovação, pois o segredo é nunca desistir e sim persistir em nossos sonhos.
Bom dia Gran Cursos!
Eu pesquisei na LOA de 2017 e todos os relatórios, emendas, etc, e não encontrei nenhuma previsão de provimento de vagas para o Ministério da Fazenda, ou seja, na LOA aprovada ontem (15/12/2016) não há previsão do concurso da Receita Federal.
Essas 400 vagas citadas estavam na PROPOSTA enviada pelo Executivo ao Congresso e pelo que parece, foram cortadas.
Os TRF´s, por exemplo, estão contemplados nessa LOA. Dá pra ver claramente!
Minhas conclusões sobre a Receita prosseguem? Pois se estiver, terei que mudar meu foco para os Tribunais que são certos em 2017!
O que foi sancionada foi a LDO, e não a LOA, como diz o artigo.