Concursos Federais: Ministra fala sobre novas convocações! Veja

Concursos Federais: Em entrevista ao "Bom dia, Ministra", Esther Dweck detalha próximas convocações para órgãos federais.

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Novidades sobre concursos federais! Em entrevista ao “Bom dia, Ministra” desta quarta-feira (01/10), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo pretende convocar aprovados no cadastro de reserva em praticamente todas as áreas dos concursos federais.

Segundo ela, o ritmo das chamadas dependerá da dimensão de cada certame. Entre os órgãos com previsão de convocações próximas estão o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), assim como outras agências reguladoras.

Essas chamadas, no entanto, contemplarão apenas parte do cadastro. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que desde 2020 já realizou diversas nomeações extras, não deve ter novos chamamentos no curto prazo.

Concursos Federais: transformação e racionalização de cargos

A ministra também apresentou medidas em andamento para modernizar e adequar a organização de cargos no serviço público federal. Segundo Esther Dweck, havia uma grande quantidade de funções obsoletas, como ascensoristas e datilógrafos, que não atendem mais às demandas da administração pública.

Nesse contexto, o governo deu início a um processo de transformação de 66 mil cargos, criando posições que dialogam com as necessidades atuais e futuras.

Confira a fala da ministra:

“Defendemos a estabilidade porque quem entra tende a permanecer no serviço por muito tempo. Mas o avanço da transformação digital mostra que o que a pessoa faz hoje pode mudar muito em 15 anos. Precisamos de carreiras que acompanhem essa dinâmica”, explicou.

Carreiras do futuro

As mudanças incluem a priorização de carreiras transversais, com possibilidade de atuação em diferentes ministérios. Dois exemplos já existentes que foram adaptados para esse modelo são Analista de Políticas Sociais e Analista de Tecnologia da Informação.

Além disso, foram criadas neste ano duas novas carreiras (Analista de Desenvolvimento Socioeconômico e Analista de Justiça e Defesa), que já integram o CNU 2, com 250 vagas cada.

Segundo a ministra, ministérios como o da Saúde e a Anvisa também passaram por ajustes, com a extinção de carreiras antigas e a adaptação para cargos mais adequados à realidade atual.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura