O Estado do Rio de Janeiro terá um ano promissor em 2020 para as carreiras policiais e da saúde. De olho nos diversos editais que serão publicados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Gran Cursos Online realizou uma entrevista exclusiva com o Subsecretário Geral da Secretaria de Estado da PMERJ que também acumula a função de chefe de Estado Maior da corporação, Coronel Marcio Basilio (concursos PMERJ).
[VÍDEO] Entrevista com subsecretário PMERJ
Assista abaixo!
https://www.youtube.com/watch?v=XKaC_nfoQvI&feature=youtu.be
Concurso PMERJ saúde
De acordo com ele, haverá novidades no primeiro trimestre de 2020, pois há a expectativa que os editais possam ser lançados em fevereiro de 2020 para Oficial Médico e para os cargos de Cabo PM Especialista, sendo para técnicos de enfermagem. “A incorporação dos profissionais aprovados, se tudo ocorrer conforme o planejamento, pode acontecer no segundo semestre de 2020”, detalha o subsecretário.
“Nós temos uma programação para que nos próximos 10 anos fazer concursos anuais. Esse é o comprometimento do governador para a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”.
Concurso PMERJ soldado
Conforme anunciado pelo governador, existe a expectativa de um novo certame para provimento na carreira. Segundo o representante da corporação, ainda faltam 800 alunos para serem chamados e incorporados, remanescentes do concurso público de 2014. Após isso, haverá o lançamento do edital.
“A partir do início do ano de 2020, estaremos preparando o edital com 2.000 vagas para soldado. Por conta dos trâmites burocráticos, acontecerá ainda a licitação para a escolha da banca organizadora. Também está programado que ocorra concursos anuais”.
Idade limite para ingresso na PMERJ
O Projeto de Lei 346/2019 trata sobre o aumento da idade limite, que passa de 30 para 35 anos, para inscrição em concursos públicos da PMERJ e no CBMERJ foi aprovado.
O texto foi sancionado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, assim derrubando o veto do governador, Wilson Witzel. De acordo com informações do representante, a corporação é contrária à medida tomada pela Alerj.
“Temos que levar em consideração o tempo máximo de permanência do profissional dentro da Polícia. Uma coisa é o policial militar ter 18 ou 25 anos e enfrentar restrições que acontecem durante o serviço. Outra coisa é um senhor de idade estar na mesma atividade, o rendimento cai, não é a mesma coisa. Não posso contratar com mais idade, esse é um dos pontos que colocamos. É um serviço insalubre para um servidor com idade avançada”, ressalta.
Concurso PMERJ oficiais (CFO)
O subsecretário comunicou que há uma necessidade de pessoal na ocupação em torno de 400 cargos. Ele explica, que quem tem interesse em prestar o certame, use como base o último edital, podendo haver pequenas mudanças de acordo com a banca que for responsável.
“A previsão efetiva é de 37 vagas, podendo ao longo do tempo aumentar o quantitativo. O processo já foi encaminhado para a Casa Civil e está aguardando autorização do governo estadual. Posteriormente, haverá um processo de licitação para as empresas interessadas enviarem as propostas”.
Concursos PMERJ: dicas de estudos
Para os concursos na área da saúde, os interessados poderão se basear nos editais similares tanto das Forças Armadas quanto de outras policias e de outros corpos de bombeiros militares.
Já para o Curso de Formação de Oficiais, podem usar como base o edital do concurso público anterior, mesmo que a banca seja diferente.
Para quem deseja ingressar no Curso de Formação de Soldado também pode estudar de acordo com o último concurso, realizado em 2014. Não haverá mudanças em relação ao conteúdo programático cobrado e se houver será mínimo.
A idade para o cfo deve permanecer em 35 como os dois últimos? Não foi falado nisso na entrevista.
Afinal, a idade para ingressar na pmerj será mesmo de 35 anos?