PMs de 25 Estados não têm o mínimo de soldados previsto nas leis estaduais! Veja os concursos previstos!

Avatar


23 de Janeiro de 2018

Veja os concursos previstos!

Veja os concursos previstos este ano para as Polícias Militares de todo o Brasil.

Os efetivos das PMs (Polícias Militares) pelo Brasil não alcançam o previsto pelas respectivas leis estaduais. Um levantamento revela que 25 das 27 PMs têm menos militares que o previsto em lei estadual que fixa o número ideal de cada batalhão. A única exceção é o Espírito Santo –o Maranhão não foi levado em conta no levantamento, uma vez que a assessoria do governo diz desconhecer uma lei que determine este número. 

As leis estaduais estipulam, em média, que as PMs deveriam ter quase 600 mil policiais. Atualmente, a média é de 430 mil militares por Estado –em 11 deles, a tropa vem caindo anualmente desde 2012. Somando os batalhões, o deficit nacional é de cerca de 170 mil militares. 

Para criar os quadros e vagas, as corporações devem ter leis específicas que fixam o efetivo de policiais, com distribuição dos cargos –por patentes e batalhões de atuação, por exemplo. A lei, porém, não obriga os Estados a manterem os quadros preenchidos, então os números são tratados como o que seria o efetivo ideal do Estado.

Para fazer o levantamento das tropas atuais, o UOL consultou as 27 PMs nas unidades de federação. Nos casos de Goiás e Mato Grosso do Sul, as entidades afirmaram que não poderiam informar o total presente na tropa porque se trata de um “dado sigiloso”. Já Santa Catarina não respondeu ao pedido do UOL. Nesses casos, a reportagem usou como parâmetro o dado mais recente informado pelo Estado ao Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2016. 

22 Estados têm menos de 80% do que é fixado em lei

Das 27 unidades da federação, apenas quatro têm tropas com mais de 80% do efetivo fixado em lei: São Paulo, Ceará e Minas Gerais, além do Espírito Santo.

Na outra ponta, há casos em que a tropa não é nem sequer metade do efetivo fixado em lei. Em Goiás, onde há a maior distorção, em 2014 o efetivo era de quase 12 mil militares, quando o número previsto em lei supera os 30 mil –38,9% do ideal.

Há um projeto em discussão na Assembleia Legislativa goiana, enviado pelo governo, que reduz o efetivo fixado para 16 mil. O governo alega que a lei em vigor é antiga (de 2002) e despreza, por exemplo, reserva de 10% para mulheres.

Nos últimos anos, as tropas também foram se reduzindo em muitos casos. Onze unidades viram o número de efetivo cair: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

O caso mais emblemático é o Rio Grande do Sul, que entre 2012 e fevereiro deste ano perdeu mais de 5.000 militares da ativa –caindo de 24,1 mil para 18,8 mil. O Estado passa por uma grave crise financeira nos últimos anos e, sem recursos, praticamente não contratou policiais para suprir os que foram para reserva.

Veja os concursos PMs previstos p/ 2018

Tabela com os concursos PMs previstos.

Tabela com os concursos PMs previstos.

PM DF – Polícia Militar do Distrito Federal

O concurso oferecerá 2.000 vagas para a carreira de soldado da PMDF. O provimento será escalonado e acontecerá até 2020. A exigência é de nível superior em qualquer área e o inicial de R$ 6 mil.

PM MT – Polícia Militar 

Serão oferecidas 1,2 mil para soldados. A exigência é de nível superior e o inicial de R$ 3 mil. O edital é aguardado para o primeiro semestre.

PM SP – Polícia Militar de São Paulo

Dois novos concursos devem ocorrer até  início do ano que vem para preenchimento de 5.400 vagas para a carreira de soldado.

PM TO – Polícia Militar do Tocantins

A seleção está aberta e são oferecidas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) e 40 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

PM AP – Polícia Militar do Amapá

Polícia Militar do Amapá (Concurso PM AP) realizará um novo concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro-reserva para o cargo de soldado do Quadro de Praças Combatentes da PM AP. Em publicação no Diário Oficial do Estado, o órgão definiu a Comissão Organizadora do edital PM AP. A expectativa é de que em breve sejam iniciados os preparativos para a escolha da organizadora, para que possa ser definida uma previsão concreta de quando o edital poderá ser publicado. De acordo com informações da assessoria de imprensa, anteriormente, a previsão é de que sejam oferecidas 640 vagas.

PM AM – Polícia Militar do Amazonas

Anunciado em 2015, o concurso PM AM deverá realizado no decorrer de 2018. De acordo com a assessoria de imprensa do Governo, a expectativa é ainda de que sejam abertas 5.000 vagas para nível médio e superior. Com relação ao lançamento do edital, a Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom) disse que a data não foi definida e o Governo deve estabelecê-la no primeiro trimestre do ano que vem.

PM RN – Polícia Militar do Rio Grande do Norte

edital PM RN (Policia Militar do Rio Grande do Norte) já está pronto e será publicado nos próximos dias. De acordo com informações do comandante-geral, Dancleiton Pereira, ao jornal Tribuna do Norte, serão oferecidas 1.800 vagas em três turmas. Os cargos são os de oficial e soldado da PM RN.

PM SE – Polícia Militar do Sergipe

Polícia Militar do Estado do Sergipe (Concurso PM SE) realiza certame para 1.000 vagas de soldado, de nível médio.

Ainda de acordo com o artigo 144, § 4º, da Constituição Federal, que especifica o papel das Polícias Civis, são funções institucionais destas, ressalvada a competência da União: apurar infrações penais, exceto as militares; o exercício das funções de polícia judiciária.

 

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação. O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN, PRF, Polícia Federal e PMDF.

Preparatórios online com início imediato e visualizações ilimitadas!
Prepare-se com quem mais aprova há 27 anos e conquiste a sua vaga!

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30

 

Avatar


23 de Janeiro de 2018

Tudo que sabemos sobre:

pm