Concursos SP: Governo suspende concursos. Quais NÃO serão afetados?

Dória publica Decreto suspendendo concursos em andamento e publicação de novos editais do Estado. Entenda!

Avatar


13 de janeiro3 min. de leitura

Fique atento, concurseiros paulistas! Foi publicado nesta manhã de quarta-feira (13/01) e assinado pelo governador de São Paulo, João Dória, um novo decreto que suspende o andamento dos concursos públicos e novos editais de São Paulo até 31 de dezembro de 2021. Esta medida foi tomada em razão da pandemia do COVID-19. Listamos abaixo como o decreto afetará alguns concurso SP previstos para este ano. 

Segundo o documento (Decreto nº 65.453), ficam suspensos, até 31 de dezembro de 2021, no âmbito da Administração direta e das autarquias:

I – os concursos públicos em andamento;

II – a admissão de estagiários;

III – as nomeações para cargos públicos e as admissões em empregos públicos, quando vagos;

IV – a fixação de metas e a realização de avaliações referentes a bonificações e participações nos resultados que possam importar a assunção de despesas adicionais.

O decreto se destina aos concursos estaduais e órgãos que NÃO possuem autonomia administrativa. Logo, concursos municipais, universidades públicas estaduais e Tribunais não deverão ser afetados pela medida suspensória. Então, não desanime! 

Mas quais concursos não serão afetados? A equipe do Gran Cursos Online fez um levantamento e fez uma lista dos concursos São Paulo que não serão afetados. Confira a lista abaixo:

  • Concurso SP: Tribunal de Contas do Município de São Paulo
  • Concurso SP: Prefeitura Municipal de São Paulo: Consta no Diário Oficial do municipal as emendas à Lei Orçamentária Anual de 2021. O documento prevê novos concursos para provimentos dos cargos de Auditor Municipal de Controle Interno, Analista de Planejamento e Desenvolvimento organizacional, Analista de Políticas Publicas e Gestão Governamental e Assistente de Gestão de Políticas Públicas.
  • Concurso SP: Polícia Militar de São Paulo: A PM SP divulgou, dia 9 de janeiro, um novo edital para o cargo de soldado. A carreira exige o nível médio, de 17 a 30 anos e carteira de habilitação entre as categorias ‘B’ e ‘E’. De acordo com as informações da ASCOM da PM SP: “em virtude da publicação do Decreto nº 65.463, de 12 de janeiro de 2021, que dispõe sobre medidas de redução de despesas com pessoal e encargos sociais, no contexto da pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), a Polícia Militar esclarece que os editais de concurso público destinados ao provimento de cargos de Soldado PM 2ª Classe e de Aluno-Oficial PM, não sofrerão alteração no prosseguimento das etapas”.

Além disso, alguns órgãos possuem a autonomia para decidir sobre a suspensão ou não do concurso, são eles:

  • Concurso SP: Ministério Público de São Paulo: Novo certame do Ministério Público do Estado de São Paulo para o cargo de Promotor de Justiça ofertará 150 vagas (concurso MP SP Promotor). A proposta de abertura de novo concurso público foi aprovada em dezembro de 2019, durante uma sessão, onde os membros do colegiado definiram a quantidade de vagas e ainda relatou que poderá ocorrer mais contratações.
  • Concurso SP: Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo;
  • Concurso SP: Tribunal de Justiça (Cartórios): Foi divulgado, no dia 11 de janeiro de 2021, pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Paulo, a relação das serventias extrajudiciais que estão vagas. No total, são 195 vagas que poderão ser preenchidas por meio de um concurso TJ SP Cartórios. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já havia autorizado a realização de um novo concurso público.
  • Concurso SP: Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

Os concursos afetados pelo decreto vão ser:

  • Concurso SP: Polícia Penal de São Paulo: A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo em conjunto com os sindicatos elaboraram uma minuta relacionada à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a criação da Polícia Penal Estadual. O documento, inclusive, já tinha passado por análise da Procuradoria-Geral do Estado e dependia do aval da Casa Civil e da assinatura do governador para que seja enviada à Assembleia Legislativa.
  • Concurso SP: Polícia Civil de São Paulo: O concurso já possui comissão formada e os editais já estavam prontos para publicação e só esperava a autorização do governo paulista. A expectativa era grande, a polícia civil SP desejava contar com mais de 8.000 novos policiais até 2023.
  • Concurso SP: Secretaria de Cultura de São Paulo: A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo estava com Comissão formada para realização do concurso Secult SP desde 2018. Mas por causa do Decreto 64.937/2020, que suspendeu a realização de novos concursos enquanto perdurar o estado de calamidade pública em virtude da pandemia do novo Coronavírus, as atividades da Comissão estão suspensas.
  • Concurso SP: Assembleia Legislativa de São Paulo: O concurso da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(concurso Alesp) estava autorizado desde julho de 2018.

Confira todas as informações sobre os concursos de São Paulo aqui 

Curso Gratuito Imparável 2021

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

 

Avatar


13 de janeiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concursos 2021