Conheça a história de sucesso de Moises Silva, aprovado em 3º lugar para analista judiciário do TRE-MA!

Avatar


15 de dezembro3 min. de leitura

história de sucesso

Aluno do Gran Cursos Online aprovado em 3º lugar para Analista do TRE-MA

A data está marcada e caracterizada pela vontade de abraçar e ser abraçado, de dar e ganhar presentes, de cantar e ouvir canções típicas, de viajar para reencontrar parentes e amigos ou ficar em casa para abrigá-los quando vêm de longe. Mas o natal de Moises Silva, 32 anos, será diferente e bem mais comemorativo. O aluno do Gran Cursos Online foi aprovado em  3º lugar no concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), para o cargo de Analista Judiciário – Administrativa (veja aqui o resultado). 

Formado em segurança pública, graduando em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, o candidato iniciou  os estudos  em 2002 quando foi aprovado na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE – Marinha do Brasil).  Hoje não sendo tão procurado, mas à época, um dos concursos mais procurados do país, Moises participou e foi aprovado na Escola de Sargentos das Armas (EsSA,) para o qual, em 2003, houve cerca de 94 mil jovens entre 18 e 24 anos inscritos. Permaneceu no Exército, como militar de carreira, de 2004 a 2007..

Além disso, o candidato obteve outras duas aprovações, sendo uma delas para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), e acabou optando, respectivamente, pelos cursos na Marinha de “Guerra” e no Exército. De lá pra cá tem colhido aprovações em diversos certames e por último no TRE-MA, conforme conta. “ Iniciei no mundo dos concursos em 2002 quando fui aprovado e me formei na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará EAMCE – Marinha do Brasil. Em 2006 fui aprovado no concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Em 2013 fui aprovado no concurso de analista administrativo do Ministério Público do Estado do Maranhão. Agora, em 2015, fui aprovado em 3º lugar no cargo de analista judiciário da área administrativa do TRE-MA. Essas são as conquistas mais relevantes. Todavia, destaco que também não obtive sucesso em diversos concursos, mas os insucessos foram fundamentais na minha preparação para os próximos desafios”, diz.

Conciliando o trabalho e os estudos foi que o candidato conseguir êxito na aprovação. Ele conta que sempre precisou se dedicar a família, estudos, e trabalho. Contar com o apoio dos  familiares fez toda a diferença no sucesso dele. “ Sempre tive que conciliar família, estudos e trabalho. A família teve que ser compreensiva nesse processo. Fazia/faço graduação e pós-graduação. Não recomendo sobrecarga de estudos. Foco é fundamental. Contudo, precisava me qualificar, visto que também tenho uma carreira profissional em andamento. Meu trabalho, em grande medida é estressante e sobrecarregado. Apesar dessas dificuldades, busquei equilibrar, com disciplina, a execução dos planos de estudo, nos quais previa atividades de hora em hora. Depois da publicação do edital, intensificava os estudos, priorizando o concurso em vista, com estudos até 24h e nos finais de semana intensivões, com revisões e resolução de questões. Durante a semana, utilizava 1h antes do início do expediente, 1h hora do almoço e 2h no final do dia”.

Moises fala da sua estratégia para aprovação e também da importância do Gran Cursos Online, que considera de extrema importância na aprovação em 3º lugar para analista do TER-MA. “Quando estudava por vídeo aulas, sempre fazia mapas ou apontamentos corridos. Nas apostilas e livros fazia destaques com marcaçõess, balões, setas. Utilizava áudios por mim gravados nos deslocamentos de carro. Utilizei diversas apostilas e livros do Gran Cursos Online nas minhas preparações. Além desse material, na minha base de preparação utilizo os cursos online do Gran Cursos Online. Destaco que dois deles foram fundamentais: discursiva e AFO. Fiz “Gran dicas”, ainda que voltado para outros concursos, mas o conteúdo era perfeitamente aproveitado. Utilizava e utilizo bastante o canal no YouTube”.

Para ser aprovado com tanto destaque em um concurso tão disputado, é preciso ser diferente, utilizar estratégias que são vistas como impossíveis aos olhos de outros candidatos. Ele comenta os dele e fala da emoção de ver o nome nas lista dos primeiros colocados, destacando que a diferença dele para o 1º colocado foi de 0,01. “Estratégia. Conhecer a mim, conhecer a banca, sobretudo, e planejar a execução da prova. Preparo físico. Isso é fundamental.  A diferença entre mim e o segundo colocado é 0,01. Esperava ter uma boa classificação, após os gabaritos, mas não tão bem colocado assim, afinal é um concurso muito concorrido, com concorrência qualificada, repleto de concurseiros profissionais. Ver meu nome na lista… ainda parece não ser verdade… Pois, além de ser aprovado, há um significado pessoal muito grande nessa conquista. É a quebra de um ciclo. É um recomeçar”.

Ele deixa algumas dicas para para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já estuda há um tempo, como divisão de matérias, horários de estudo, destacando o que acha importante. “Antes de começar o estudo é imprescindível a realização de um diagnóstico. Informar-se sobre a banca e basear o estudo em questões da banca. Tive uma triste experiência, quando fiz a prova de analista do MPU em 2013, saí da prova numa convicção tão grande de até ter gabaritado… porém, não conhecia a banca Cespe… quando conferia o gabarito, nem acreditava no desastre. Detalhe: não perdi por não saber, perdi porque não conhecia a banca, sobretudo na maneira como eram elaboradas as questões de língua portuguesa. Depois desse diagnóstico, um plano de estudo realista, exequível, ainda que o tempo seja pouco, dividindo as matérias por ciclos, sempre reservando tempo para as revisões”.

Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou. “Devemos acreditar sempre. Investir sem duvidar. Buscar o equilíbrio. Disciplina e foco são fundamentais. Dificuldades sempre existirão. Motivos para desistir sempre haverá. Mas sua força de vencer deve ser sempre maior. Nunca pare no primeiro obstáculo. Se cair, levante-se!

‘O desistente nunca vence; o vencedor nunca desiste’. Carrego isso comigo há muito tempo”.

Gostou do que você leu? Conheça mais histórias de aprovados AQUI.

Mude seu futuro também! Conheça nossos cursos online e matricule-se agora mesmo.

– Mais de 18.000 videoaulas sob demanda; 3.000 cursos por pacote, por matéria ou extensivos; 25 anos de tradição em concursos.

matricule-se 3

Avatar


15 de dezembro3 min. de leitura