Conhecendo as principais bancas examinadoras – FCC e VUNESP

Avatar


23 de julho3 min. de leitura

O conhecimento da identidade das bancas é muito importante para o candidato. Fazer uma prova já ciente do que pode ser esperado pode ser a diferença entre a aprovação ou um posterior mal desempenho. Quanto mais conhecimento é acumulado sobre tipos de provas, formas de elaboração de questões, frequência e temas mais cobrados, mais o candidato pode se preparar de forma estratégica para ter um melhor desempenho.

Nos estudos para concursos, é muito comum que o candidato apresente algumas dificuldades ou preferência por determinadas bancas examinadoras. Neste artigo, nós vamos analisar duas bancas conhecidas pelos estudantes, pois são instituições tradicionais e costumam realizar diversas provas para diferentes cargos em todo o país.

Vamos começar pela Fundação Carlos Chagas, uma instituição a qual tem por finalidade a aplicação de provas nos mais variados concursos do Brasil. Ela foi criada em 1964 como uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e reconhecida como utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. A FCC já realizou mais de 2.300 concursos em nome de mais de 271 instituições públicas e privadas, para um total de mais de 20 milhões de candidatos.

Como banca examinadora, o tipo de prova elaborada pela FCC é de questões de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D e E). Originalmente, ela tinha o costume de cobrar muita letra de lei e praticamente nenhuma jurisprudência. Nos últimos anos, os examinadores fizeram uma atualização no acervo de questões e passou-se a cobrar jurisprudência com certa periodicidade e ênfase, contudo, é mais contundente a cobrança de legislação e doutrina.

Para resolução das provas, recomenda-se começar pelas questões mais fáceis, cujo conteúdo está mais fresco na memória, e depois seguir na linha de maior dificuldade.

Outro fator relevante das provas FCC é que estas costumam ter enunciados os quais exigem leitura atenta, que forçam o candidato ao cansaço. O melhor meio de se combater isso é com o conhecimento prévio da prova, portanto, a resolução de questões e o uso de simulados são a melhor estratégia para a preparação do candidato.

Como é uma banca que costuma cobrar doutrina com certa relevância, deve-se dar atenção ao conteúdo estudado, principalmente no que se refere ao material de leitura. Procure livros ou PDFs próprios para concursos, a exemplo dos materiais disponíveis aos assinantes do Gran Cursos Online. Também é necessário que o candidato crie seus próprios resumos ou materiais de revisão.

Assim, como técnica de estudo para provas da FCC, recomenda-se ao candidato:

  1. Leitura periódica de leis;
  2. Elaboração de resumos, principalmente de temas legislativos e atualizações (legislativas ou jurisprudenciais);
  3. Revisão constante dos resumos construídos;
  4. Resolução de muitos exercícios e simulados baseados em provas anteriores.

As principais diferenças entre a FCC e o CEBRASPE podem ser verificadas no quadro abaixo:

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP – é uma fundação com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e suas principais atividades são: planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade na área educacional.

Assim como a FCC, é uma instituição conhecida por elaborar provas de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D e E). Outra característica é o fato de ela cobrar todo o conteúdo previsto no edital. O que isso quer dizer? Simples. Os examinadores costumam elaborar questões que abranjam mais de um tema (e, algumas vezes, mais de uma disciplina). Isso permite a ela se movimentar por todo o conteúdo programático previsto. Ao candidato, recomenda-se antecipação da prova e estudo prévio à publicação do edital.

A banca também é conhecida pela sua cobrança maciça de lei seca, tendo pouca exigência no que se refere à doutrina e à jurisprudência. Seus enunciados têm o costume de ser mais curtos que os da FCC, porém também exigem leitura atenta, principalmente por terem “pegadinhas” no que se refere ao texto da lei.

Uma dica importante é quanto à disciplina Direito Administrativo. Existe uma preferência da banca pela cobrança de temas que envolvam a Lei Geral de Licitações (Lei n. 8.666/1993) e o Regime Jurídico Único para os Servidores Federais (Lei n. 8.112/1990), além do tema atos administrativos.

Como técnica de estudo para provas da VUNESP, recomenda-se ao candidato:

  1. Leitura periódica de leis;
  2. Elaboração de resumos, principalmente de temas legislativos e atualizações (legislativas ou jurisprudenciais);
  3. Revisão constante dos resumos construídos;
  4. Resolução de muitos exercícios e simulados baseados em provas anteriores.

Para os candidatos às carreiras policiais, a VUNESP é uma banca tradicional na área, tendo, inclusive, elaborado o concurso público para a Polícia Civil do estado do Ceará, no qual tive a felicidade de ser aprovado.

Tanto as provas da FCC quanto as da VUNESP costumam ter a quantidade de 100 questões, e suas questões discursivas buscam explorar o máximo de conhecimento possível do candidato. A melhor forma de lidar com ambas as bancas é com o estudo contínuo, a realização de revisões e muito treino com questões. Lembre-se: existe um limite para o conteúdo jurídico que pode ser explorado, assim como para a quantidade de questões já elaboradas – quanto mais questões você resolver, maior será sua chance de encontrá-las repetidas ou de forma semelhante em sua prova.

Outras bancas, a exemplo da FUNCAB e do Instituto AOCP, copiam o modelo de elaboração de provas da FCC e da VUNESP, com poucas diferenças.

Para finalizar, minha dica para você candidato é: treine! Muito e cotidianamente. Crie o hábito de sempre resolver questões e coloque em sua meta simulados com resolução de provas anteriores. Quanto mais familiarizado estiver com o estilo da banca, melhor será seu desempenho na prova.

Claro, essa e outras dicas para concursos você encontra no Gran Cursos Online, onde existe um acervo imenso de questões comentadas, além da nossa equipe de Gran Xperts, composta por profissionais mais que capacitados, com diversas aprovações na carreira, e que criam metas contendo cronogramas personalizados baseados em ciclos de estudos.  Estes são constantemente atualizados e feitos de forma a proporcionar maiores rendimentos e a te orientar no caminho para a aprovação.

Avatar


23 de julho3 min. de leitura