Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo

Avatar


30 de outubro4 min. de leitura

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

 

Dou início a esse texto com um trecho do livro A arte da guerra de Sun Tzu. Atente-se para essas palavras e pense: se você já sabe quais são os seus pontos fortes e quais são as áreas em que você deve melhorar e se, além disso, você sabe o desafio que te espera pela frente, como é possível falhar?

Parece simples, correto? E de fato é muito simples. Infelizmente nós complicamos tudo, pois já torcemos o nariz ao ler áreas de melhoria. Você deve estar pensando: “Que área de melhoria? Eu não preciso melhorar. O que acontece é que todos a minha volta são pessoas muito difíceis”. Ou então você ainda pode se vitimizar e dizer: “VOCÊ não conhece a minha realidade… Não sabe o que eu passei e muito menos como é a minha família”. Eu não preciso saber. Todos nós temos as nossas dificuldades e o nosso passado. É verdade que para alguns a realidade é menos favorável do que para outros. Compreendo que pode ser muito difícil se concentrar nos estudos quando se está pensando no passado e nos erros cometidos, mas já passou e não há nada que você possa fazer para mudar o que aconteceu.

No entanto, você pode SIM modificar a forma como você interpreta o que aconteceu no seu passado. Além disso, você pode alterar TOTALMENTE o que você sente em relação a seu passado. Fazendo isso você irá se libertar desse seu antigo EU, cheio de orgulho e tomado pelo ego e irá se permitir viver o agora, o HOJE.

É nesse tempo (hoje) que você tem controle. Como eu disse, o passado ficou para estória (aquela que você acredita ser verdade), o futuro é uma infinidade de possibilidades e sonhos que você planeja e almeja para si. O PRESENTE… Ah! Esse é maravilhoso, pois é nele que você vai construir dia a dia o seu glorioso futuro. Tudo o que você quiser é possível. Não disse que é fácil, eu disse que é possível. Mas é preciso ser persistente e continuar sua jornada dia a dia apesar das dificuldades. Mantenha o foco na recompensa e tenha em mente o que você vai sentir quando alcançá-la. Garanto a vocês que essas simples dicas irão tornar sua jornada muito mais leve.

Ok… Entendo que na teoria tudo pode parecer muito bonito e colorido, mas ainda não deu para convencer que a mudança é possível. Por isso vamos começar com a segunda parte da frase Sun Tzu “Conhece-te a ti mesmo”.

 

PERFIS COMPORTAMENTAIS?

 

Fogo de palha: é aquela pessoa que adora coisas novas. Nos estudos, é um entusiasta que já sai logo comprando um monte de material, se perdendo nos sonhos da pessoa que se tornará quando adquirir todo o conhecimento que o espera. Em relacionamentos, ele é aquela pessoa que se apaixona logo na primeira semana de relacionamento e afirma ter encontrado o amor da sua vida, a sua cara metade; no entanto, passado apenas algumas semanas, ele percebe que a pessoa não era assim tão perfeita e desiste, ou então parte para outro relacionamento. Essa empolgação inicial é muito normal, pois, no começo, quando não sabemos de nada, qualquer informação nova ou experiência inédita é muito empolgante, e o crescimento vivenciado com essas experiências é enorme, mas eles não duram para sempre e isso que põe tudo abaixo. Ao se deparar com o primeiro obstáculo, com o primeiro problema, o fogo de palha diz que não era exatamente aquilo que ele queria, que não foi assim que ele imaginou, e por isso ele desiste, racionalizando a sua ausência de perseverança para que ele se sinta bem consigo mesmo. FOGO DE PALHA, inicia rápido, queima muito forte e intensamente, porém acaba muito rápido.

Obsessivo: é alguém que não aceita a opinião alheia e não aceita nada menos que a perfeição. Sua ansiedade o incomoda a ponto de não o deixar descansar enquanto ainda restam dúvidas. Na sala, ele é sempre o último a sair, e, se possível, fica para conversar com o professor para esclarecer todas as suas dúvidas. É claro que esse último comportamento pode ser algo bom, mas não se isso tira a paz e o sono da pessoa. Quando o obsessivo se depara com um muro, ele não sabe lidar com isso, acreditando que, se dobrar ou até mesmo triplicar o seu esforço, irá finalmente encontrar a solução. A dificuldade em lidar com frustrações que vêm apesar de tantas dedicações faz com que esse tipo de pessoa hora esteja muito feliz e alegre e em outra esteja mal-humorado e com comportamentos agressivos oriundos de seu insucesso inexplicável. Vivendo em picos e vales, o Obsessivo pode e muitas vezes sobe muito em sua carreira e em sua vida, mas por não saber lidar com a estagnação, termina por cair e acaba por se encontrar mais baixo do que quando começou.

Acomodado: é a pessoa que possui um TREMENDO potencial em determinadas áreas, mas que se contenta com pouco. Ao encontrar uma barreira, ele simplesmente pensa “ah… aqui já está bom, não preciso ir adiante”. Em relacionamentos, quando ele consegue alguém, fica sossegado e não se preocupa em conquistar seu parceiro continuamente. No aprendizado, ele se limita a fazer apenas o necessário, nem mais nem menos… A média é o objetivo, pois, se para conseguir se formar basta não reprovar, para que ter notas 10? Até porque, se na vida profissional não existe classificação, para que se dar ao trabalho?

Consegue se identificar com algum desses perfis? E se eu te disser que você possui todos eles? Somos muito complexos para nos definirmos como um ou outro. Pode ser que, em determinadas áreas de nossas vidas, nós sejamos acomodados e em outras sejamos exageradamente obsessivos. Convido você então a realizar uma reflexão… Uma autoanálise. Escreva em um papel quando você se comporta dessas maneiras:

Quando você é fogo de palha?

Quando você é obsessivo?

Quando você é acomodado?

Entenda que esses exemplos acima são apenas comportamentos. Eles não o definem. Você pode estar mais inclinado a um ou a outro em determinado momento ou área da sua vida e isso é perfeitamente normal. Essa estagnação momentânea, seja nos estudos ou no trabalho, faz parte da sua jornada.

Estagnar significa que a pessoa que você é AGORA não consegue ir mais longe e fazer mais. Isso não é problema nenhum, até porque, parando para pensar, nós já não somos mais quem éramos 10 anos atrás. Se você estiver me acompanhando, vai entender que muitos dos nossos problemas apenas foram resolvidos quando nos capacitamos mais e nos tornamos pessoas capazes de solucioná-los. Enquanto você possuir a capacidade de aprender, possuirá a habilidade de melhorar e resolver os seus problemas, ou seja, você sempre será capaz de solucionar os seus problemas, pois você sempre pode aprender m

Avatar


30 de outubro4 min. de leitura