Contabilidade Para Carreiras Policiais

Avatar


1 de Abril de 2021

Quando o edital da Polícia Federal foi publicado no ano de 2018, pegou muitos concurseiros de surpresa. Até outrora as disciplinas jurídicas tinham grande peso nas provas para área policial, contudo o edital da Polícia Federal naquele ano trouxe 36 (trinta e seis) questões para Informática e 24 (vinte e quatro) questões para Contabilidade para o cargo de Agente de Polícia, ou seja, essas duas disciplinas juntas corresponderam à metade da prova.

Até então era um “caso isolado”, entretanto, no ano de 2020, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou o seu edital e trouxe, pela primeira vez, a cobrança de Contabilidade no seu conteúdo programático.

Muitas pessoas acharam que a cobrança de Contabilidade para carreiras policiais iria parar por aí, mas meses depois a Polícia Civil do Pará publicou edital elencando Contabilidade no conteúdo programático para o cargo de Inspetor e dias depois a Polícia Civil do Rio Grande do Norte também publicou seu edital cobrando Contabilidade para Agente e Escrivão de Polícia.

Como temos visto, a redução do peso das disciplinas jurídicas nos concursos para área policial está cada vez mais comum; por outro lado, a disciplina de Contabilidade tem ganhado muito espaço.

Dito isso, não resta alternativa senão enfrentar o estudo dessa disciplina. Talvez por ser novidade, talvez por envolver números, não sei o real motivo que tem amedrontado muitos alunos, mas o fato é que muitos concurseiros têm demonstrado muita resistência no aprendizado dessa disciplina.

Para quem não me conhece, sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Perícia Contábil, então resolvi escrever este artigo para tentar desmistificar o estudo de Contabilidade com vocês.

Então, vamos lá! Aos alunos que não gostam de exatas, a boa notícia é que Contabilidade é uma ciência social, assim não há o que temer, rs. “Ahh, mas, Micael, eu vejo várias questões com muitos números pedindo para fazer contas.” Todavia, todas as contas que você precisará fazer são contas básicas, sem nenhuma complexidade. Os alunos não erram as questões porque não sabem somar ou subtrair, as questões são erradas porque o aluno se confunde na hora de classificar as contas.

Nessas circunstâncias, destaca-se a importância dos conceitos no estudo dessa disciplina. Quando os alunos me contam sobre as dificuldades de aprender Contabilidade, eu os oriento a voltarem aos conceitos e classificações iniciais da disciplina porque é isso que vai fazer com que eles acertem as questões.

Mas, no primeiro momento, para quem nunca estudou Contabilidade, sugiro que escolha um curso em videoaula e esgote-o (aproveite o tempo extra que estamos tendo com o adiamento dos concursos). Além disso, quanto mais dificuldade o aluno tem com essa disciplina, mais tempo e energia deve dedicar para conseguir se superar.

Provavelmente você conseguirá esgotar todo o curso em vídeos e ainda lhe sobrarão tempo e dúvidas a serem sanadas. Aí que você precisa reforçar o estudo e preencher as lacunas que ficaram no seu aprendizado.

Você pode utilizar as aulas em PDF para reforçar o estudo. Recomendo que você alimente o seu material de revisão (resumos ou mapas mentais) com todos os conceitos básicos da Contabilidade.

O fato é que, se você não compreender bem todos os conceitos, você errará muitas questões. Cito aqui alguns conceitos que você precisará fixar bem: ativo, passivo, patrimônio líquido; conta de natureza devedora e credora; fato permutativo, modificativo e misto; atos e fatos administrativos; regime de caixa e regime de competência; fórmulas de lançamentos; depreciação, amortização e exaustão; contas patrimoniais e contas de resultado; contas redutoras do ativo e contas redutoras do passivo.

Além disso, você vai precisar aprender a fazer contabilização de operações contábeis diversas, tais como: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciação e baixa de bens. Aqui você não precisará de muitos conhecimentos matemáticos, só vai precisar saber utilizar o método das partidas dobradas fazendo os lançamentos a débito e a crédito.

Por fim, você também precisará conhecer a estrutura do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), pois muitas questões cobram esse conhecimento. Por exemplo, a questão pode te apresentar diversas contas e um saldo para cada uma, após isso, pedir para você calcular o lucro bruto do exercício. Nesse sentido, você precisa saber qual é a estrutura da DRE, qual é a ordem das receitas e despesas para calcular o que for pedido. Lembre-se de que a contabilização será fácil, mas você precisa saber classificar as contas.

Não tenha medo de aprender Contabilidade. Como temos visto, essa disciplina será cobrada em muitos concursos na área policial, então a enfrente com vigor. Aqui você não encontrará contas complexas, mas recomendo que você se esforce para compreender todos os conceitos que eu mencionei acima.

Recomendo também que você pegue um plano de contas (você encontrará nas próprias aulas em PDF) e observe a listagem das diversas contas que compõem o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Leia e releia as contas, porque, na sua prova, você irá se deparar com elas e você terá de classificar em ativo, passivo, patrimônio líquido. Muitas vezes, precisará saber também se a conta é redutora do ativo ou se é do passivo; se a conta é redutora do passivo ou se é do ativo; se é conta patrimonial ou conta de resultado. Se você souber fazer essas classificações, você garantirá vários pontos na sua prova.

Caso você se enquadre no grupo de alunos que já assistiu a diversas videoaulas e produziu o seu material de revisão, mas, ainda assim, se vê perdido no estudo dessa disciplina, recomendo que você observe os tópicos que eu mencionei neste artigo. Verifique se os conceitos estão bem fixados; caso seja necessário, complemente o seu material de revisão.

Após isso, siga revisando e fazendo novas questões. Você irá se deparar com algumas contas (nomenclaturas) novas, mas, sempre que você tiver dúvida ou errar alguma classificação de conta, volte e a inclua em seu material. O objetivo é que você se familiarize com todas as contas que você encontrará na Contabilidade. Aos poucos, você conhecerá todas elas e, ao ler, por exemplo, “encargos financeiros a transcorrer”, já saberá classificar a conta dizendo se ela é do ativo/passivo/redutora do ativo ou redutora do passivo. Aprenda a classificar e garanta muitos pontos em sua prova para conquistar a sua aprovação!

Avatar


1 de Abril de 2021