Das 8h às 18h ou de 8h a 18h; como usar?

Qual a diferença entre escrever ‘das 8h às 18h’ e ‘de 8h a 18h’?

Meu caro leitor, quando escreve “Das 8h”, fica evidente que o artigo está presente (das = preposição de + artigo as); logo, antes de 18h dever-se-á também utilizar o artigo para manter o paralelismo. Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.

Agora, outra coisa bem diferente é “de 8h a 18h”. Note-se que, em “ele trabalha de 8h a 18h horas por dia”, não se refere a “quando” ele começa e termina, mas sim ao “número” de horas de trabalho que são cumpridas.

Observe ainda que a mesma relação correrá para marcar a diferença entre “da segunda à sexta” e “de segunda a sexta”.

Forte abraço e até a próxima!

 

 


Lucas Gonçalves 

Graduado em Letras – Português pela Universidade Católica de Brasília – UCB. O professor Lucas Gonçalves ministra aulas de gramática aplicada a textos, desde 2009, em tradicionais cursos preparatórios para concursos no DF e em outros estados. Como também é autor de dois livros de questões comentadas.Com sua metodologia prática e dinâmica, tem guiado seus alunos à reflexão e ao desenvolvimento da argumentação lógica dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, o que, segundo eles, torna o aprendizado fácil, simples e objetivo.


 

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

 

 

Notícias Relacionadas

Lucas Gonçalves
Lucas Gonçalves
Professor do Gran Cursos Online - Graduado em Letras - Português pela Universidade Católica de Brasília
1 comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    Luciana

    08/09/2020 23:17em23:17

    podemos usar de 8h às 18h?
    O “das” já faz parte da linguagem formal escrita?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo