De trás ou detrás? Por: Elias Santana

Avatar


09 de agosto1 min. de leitura

De trás ou detrás?Recentemente, um amigo me contou que, ao sair para passear com a namorada, notou que uma das portas traseiras do carro estava aberta. Ele foi comunica-la sobre isso, mas ficou com uma dúvida: o correto é a porta de trás ou a porta detrás?

Dúvidas acerca dessas expressões são mais comuns do que se imagina. Isso ocorre porque todas são formadas por palavras que, a depender do contexto, aparecem completamente sozinhas. Mas este artigo tem a finalidade de resolver esse problema!

De trás é uma locução prepositiva. Como, nesse caso, “de” fica sozinho, você deve perceber a necessidade de usar essa preposição. Vou demonstrar:

– Esse som alto vem de onde?

– Vem de trás daquela porta.

Você viu que, na própria pergunta, a preposição “de” veio explícita antes do pronome “onde”? Isso significa que, na resposta, “de” deve vir separado de “trás”. Veja mais um exemplo:

De qual lugar saiu o rato?

– Ele saiu de trás do armário.

Todavia, existem circunstâncias em que a preposição “de” não é necessária, não aparece isoladamente. Nesses casos, devemos usar detrás. Note:

Onde ele vive?

– Ele vive detrás da construção.

Entende-se, portanto, que, no caso inicialmente apresentado, a situação é a seguinte:

Qual porta está aberta?

– A porta detrás está aberta!

Sabe quais outras formas seguem o mesmo raciocínio? De baixo e debaixo! A ideia é exatamente a mesma! Faça você uma simulação com os exemplos que acima apresentei.

Ah, os testes que fiz acima não são macetes! Uma das formas mais usadas para analisar morfossintaticamente sentenças é a criação de perguntas! É por isso que costumo dizer que boa parte das nossas relações gramaticais podem ser entendidas, e não meramente decoradas!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

Gostou do resultado? Continue se preparando com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

 

Avatar


09 de agosto1 min. de leitura