Pare de pensar e comece a estudar agora!

Avatar


28 de setembro4 min. de leitura

Este é meu artigo de estreia na função de coach do Gran Cursos Online, então não posso deixar de falar da minha trajetória até ser aprovado em um concurso que teve 88 mil inscritos para o meu cargo. Apesar de, na época, esse número ser assustador, que fique bem claro: o número de inscritos não quer dizer absolutamente nada, mas isso é assunto para outro artigo. Antes de ser aprovado no concurso do Ministério Público da União, cansei de pagar inscrições em concursos para os quais não estudei e, em vez de fazer algo útil no fim de semana, fiquei sentado em uma cadeira desconfortável fazendo uma prova estranha. Fazer provas vale como experiência quando você está, de fato, focado nos estudos e não porque sua família pagou a sua inscrição.

O mundo dos concursos é uma bolha

Meu primeiro contato com o serviço público aconteceu aos 15 anos de idade, quando fui estagiário da Anatel. Na época, não havia toda a mídia e indústria que hoje atua no mundo dos concursos, mas os salários dos servidores públicos já eram mais atrativos. Então, por paixão à ANATEL, um lugar que me acolheu muito bem enquanto estagiário, decidi prestar aquele concurso. Descobri que o “mundo dos concursos” é uma bolha, uma caixinha, mas, se você quer passar, é bom começar a entendê-la. Fiz minha matrícula em um curso presencial em Taguatinga (cidade satélite de Brasília), específico para Técnico Administrativo da Anatel. A vantagem do cursinho presencial é o ambiente dos concurseiros, as pessoas só falam nisso, em provas, você descobre o que é o CESPE, FCC, FGV, ESAF e outras bancas, além do contato direto com a experiência dos professores.

Estava inserido em um grupo que só falava de uma coisa: ser aprovado. Esse era o tipo de curso mais procurado, o famoso ir até a sala de aula e “bunda na cadeira”; os cursos online eram escassos. A desvantagem das aulas presenciais são os custos de deslocamento, o tempo gasto no trajeto de ida e volta do cursinho, pouca flexibilidade dos horários e a impossibilidade, em geral, de se rever uma aula que você perdeu por algum imprevisto. – Mas e aí, passou ou não?

Fiquei tão longe de passar que nem lembro a minha colocação, apesar de ter me dedicado seriamente pra fazer aquela prova. Meus principais erros foram: não fazer um ciclo de estudos com todas as matérias previstas no edital, ou seja, falta de planejamento e inexperiência. Foquei apenas as matérias com as quais eu tinha afinidade. Logo de cara, gostei de Direito Administrativo e Constitucional, mas não dei atenção à Língua Portuguesa e às demais matérias.

Após minha reprovação, as aulas on-line, vídeos, pdf’s etc apareceram no mercado de concursos, e já são, comprovadamente, uma ferramenta maravilhosa para os estudantes. Surgiu minha primeira dúvida:

Presencial ou Online?

Nessa altura, os cursos online não deixam nada a desejar, estão à altura ou até mesmo são melhores que os presenciais. Só não vai ser possível encontrar o amor da sua vida, mas não adianta nada encontrá-lo e estar desempregado, só um aviso.

A plataforma do Grancursos, por exemplo, é completa: videoaulas, degravação das videoaulas, aulas independentes em pdf, banco de questões, tem tudo! Economiza-se tempo e dinheiro que seriam gastos com deslocamento até a unidade presencial. Tempo que pode ser usado para aumentar sua carga horária de estudos, com a utilização de um material que está disponível a qualquer tempo. Sendo assim, não há nenhum impedimento para que, desde o início, você seja um concurseiro online. Se você é iniciante e deseja ter ao menos uma experiência em cursos presenciais, faça-o pelo menos uma vez e veja se isso se adequa ao seu jeito de aprender. O importante é você começar agora. Já devia ter começado. Escolha uma carreira de interesse (isso já é um mantra no mundo dos concursos), seja ela na área fiscal ou de saúde, em tribunais, no legislativo etc, e mantenha o foco nela.

Por que você não começou?

Após todas essas ponderações, por que você ainda não começou? De onde você tira forças e qual a sua motivação? Não interessa qual seja, comprar um carro e parar de andar de ônibus (confira o preço da gasolina e chore), ter um convênio médico melhor para você e para sua família, sair da casa dos pais, ter um horário de trabalho mais flexível para ter mais tempo com a família. Tem algo dentro de você que te move para manter o seu desejo de passar em um concurso público. Há uma dificuldade enorme de sair da sua zona de conforto e tomar uma atitude que, no longo prazo, vai ser melhor para sua vida.

Antes de começar, examine-se

Quantas horas você desperdiça por dia? Quanto tempo você gastou enrolando no Instagram e outras redes sociais? Escrevendo este artigo, já me peguei, não sei quantas vezes, olhando o celular. Não estou dizendo que você tem que virar um antissocial que não quer ver a cara de ninguém, parar de sair etc. Estou dizendo que o seu tempo deve ser dedicado a um objetivo concreto. Ignore aquela voz que diz que você não tem tempo, que vai demorar muito para você passar, que você não é inteligente o suficiente. As pessoas aprovadas são pessoas comuns como você. Ignore essa pessoa que diz que é muito difícil e você não vai conseguir.

Seja fiel a sua rotina de estudos

Já que vai fazer, faça direito: ou você estuda ou não estuda. Não pare no meio do caminho, não deixe pela metade. Se começar a estudar antes do edital, melhor. Se começou só quando o edital saiu, continua sendo possível. O coaching, nesse caso, pode te ajudar com o planejamento, estabelecimento de metas e acompanhamento dos seus estudos.

Finalmente, como eu passei no MPU?

Depois de duas tentativas frustradas (ANATEL e Ministério da Fazenda) nas quais eu me dediquei muito, não desisti.  – É só isso? Não desistiu?

– Basicamente. Errei demais e só pude entender os meus erros porque botei a mão na massa. Enquanto estudava para o MPU, passei no concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, órgão em que trabalhei enquanto aguardava minha nomeação para o MPU. Passei no MAPA conhecendo apenas as matérias básicas cobradas nos concursos, meu foco era o MPU e Tribunais, o que não me impediu de fazer outras provas por experiência.

Como o coaching pode te ajudar? Além de te ensinar técnicas de estudos, nós vamos te MANTER no caminho, que não é fácil. Durante a sua jornada de estudos, seu desempenho vai diminuir, você vai ter dificuldades que, em algum momento, todo concurseiro passa. Nosso papel é manter você focado no seu objetivo, sempre acompanhando a evolução do seu desempenho. As informações básicas você já tem, então deixe de enrolação e mãos à obra!


João Navarro

Servidor do MPDFT, atualmente lotado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Aprovado no concurso de Agente Administrativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (no cargo de 2011 a 2012). Aprovado no concurso para Técnico do MPU (no cargo de 2012 até o momento).


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


28 de setembro4 min. de leitura