Morador de Caruaru, em Pernambuco, Daniel Lima era empreendedor e trabalhava desde os 8 anos de idade. Durante 15 anos foi dono de uma agência de publicidade. Depois do ano de 2013, as coisas não iam tão bem. Ele recebeu uma proposta para prestar serviços no setor público. Para isso, precisou deixar a empresa toda em dia, além de fazer investimentos para adequar a empresa à futura demanda. “Aconteceu que, a pessoa que havia feito o convite simplesmente sumiu. O transtorno foi tanto que acabamos uma amizade de quase 20 anos. Depois de passar por muitos momentos difíceis, decidi que a carreira pública me daria a estabilidade que no momento eu tanto desejei, já que sou pai de três filhos. Me dediquei aos estudos para o concurso da Câmara Legislativa do DF de forma mais direcionada por 1 ano”.
Na fase pré-edital, Daniel focava os estudos nas matérias de conhecimentos gerais — constitucional, administrativo, processo legislativo, regimento interno —, com uma média de 3 horas de estudo por dia. Após a publicação do edital, o tempo de preparação quase triplicou. Eram 8 horas diárias. “Nesta fase passei a resolver muitas questões da banca. Ao se aproximar a data da prova, estudava 9 a 10 horas e me concentrei mais em resolução de questões”.
Em 2018 — ano da realização do concurso —, Daniel decidiu em conjunto com a esposa que a dedicação seria exclusiva. Ele chegou a recusar muitos trabalhos que apareciam. “Nós sabíamos que o nosso objetivo era muito maior do que as dificuldades financeiras que atravessamos durante aquele ano. Por outro lado, minha esposa também não podia trabalhar porque precisava cuidar de três crianças pequenas. Quando olho para trás, às vezes me surpreendo como conseguimos conciliar essa realidade com a tranquilidade necessária para avançar nos estudos”.
Segundo Daniel, o Gran Cursos Online foi a ferramenta chave para que ele pudesse conseguir esse resultado. “Imagine você, uma pessoa do interior de Pernambuco poder concorrer com pessoas altamente preparadas por anos e anos no maior centro de preparação para concursos públicos do país, que é Brasília. Só esse aspecto já indica o poder que o Gran possui para mudar a vida das pessoas”.
Aprovado em 1º lugar para o cargo de Consultor Legislativo/Publicitário na CLDF, ele descreve a sensação de ver o nome na lista oficial. “Tivemos a sensação de que tudo é possível. Que quando a gente quer algo com sinceridade e se esforça, a gente pode chegar lá. Aqui em casa, houve muitas lágrimas, muita oração e muita felicidade”.
Aos concurseiros de plantão, Daniel Lima deseja que persistam e nunca desistam.
“Acredite. Tenha fé (em Deus e em você). Pense estrategicamente. Monitore seu desempenho. Não se satisfaça com resultados medianos, você pode mais e vai chegar lá”.
Participe da conversa