Diferenças entre concurso público e processo seletivo

As duas formas de avaliação para contratação estão previstas em lei. Saiba mais detalhes sobre cada uma

Avatar


10 de junho1 min. de leitura

Muitas pessoas no início da jornada de estudos confundem-se sobre concurso público e processo seletivo pensando que são a mesma coisa, mas não. Pensando nisso, o Gran Cursos Online vem esclarecer as diferenças entre ambos e as formas de aplicação.

Tanto o concurso público e o processo seletivo estão previstos na Constituição Federal de 1988. Veja:

Constituição Federal - Diferença entre concurso público e processo seletivoArt. 37. II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Art. 37. IX – a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (trata de forma implícita sobre o processo seletivo).

Concurso público

O ingresso de profissionais para atuação na Administração Pública Direta e Indireta, sendo as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, se dá por meio da realização de um concurso público que poderá conter provas ou provas e avaliação de títulos, conforme especificado na lei acima.

Se aprovado e nomeado, o profissional irá passar pelo estágio probatório (avaliação das ações do servidor). Posteriormente, o colaborador terá direito a estabilidade e com isso, o servidor terá direito a progredir na carreira pelas classes e ainda com aumento na remuneração da sua ocupação.

Processo seletivo

Esse meio de contratação tem como objetivo a seleção de profissionais para atender as necessidades de forma temporária, de excepcional interesse público, da Administração Direta e Indireta. Sendo uma forma de suprir necessidades pontuais possuindo caráter, por vezes, urgente. As avaliações podem ser por provas, provas e títulos, ou ainda, provas e entrevista.

Já aos funcionários, oriundos de processo seletivo, não passam pelo estágio probatório e nem irão ter o gozo da estabilidade. Pois, o contrato de trabalho geralmente possui período predeterminado, não podendo o profissional progredir no órgão.

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse a página exclusiva (clique AQUI) e confira:

  • E-books
  • Apostilas
  • Guias de estudos
  • Editais verticalizados e muito mais!
Avatar


10 de junho1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concursos processo seletivo