Digitalize seus estudos – Parte 01

Avatar


25 de março4 min. de leitura

O mundo se digitalizou. Nada é como foi um dia. A internet veio para transformar e o resultado é o que vemos a cada dia. Uma nova forma de viver que não tem mais volta.

Com toda essa transformação real, intensa e cotidiana, o seu estudo não deveria permanecer em um mundo a parte, em que seu aprendizado continua ocorrendo de forma analógica.

Manter o seu estudo no manual significa rejeitar a tecnologia, rejeitar toda evolução da modernidade. Significa continuar andando a camelo e jumento, enquanto todos os outros estão em suas Ferrari.

Você acredita, realmente, que vai conseguir ser um real candidato às vagas, nessa grande corrida que é o mundo dos concursos, andando a camelo?

Pois é, meu caro. Hoje eu vim aqui para te trazer 8 bons motivos para digitalizar o seu estudo. Meu desejo é que, ao final desse artigo, você tenha virado uma chave e realmente aplique, começando a trazer os seus resumos para o mundo digital.

 

MOTIVO 01 – É MAIS RÁPIDO

Imagina a pessoa que faz um resumo no papel. Ela vai escrever bastante, geralmente cada palavra do professor. E quando é uma matéria de lei que, diversas vezes, o aluno quase reescreve a lei inteira?

Escrever à mão, exatamente por necessitar da coordenação motora fina e utilizar várias áreas do cérebro, é, naturalmente, mais demorado. Essa demora pode comprometer a sua aprovação e te deixar meses – e até anos – mais distante do seu cargo dos sonhos. Não acredito que seja uma demora que valha a pena. Imagina essa demora estendida em todas as matérias do seu edital? São 10 a 15 matérias. Isso significa passar anos estudando, se você não tiver estratégias de aprendizagem acelerada.

Se, por algum motivo, você digita mais devagar do que escreve, acredite, isso é exceção. E é resolvido com prática. Uma prática que, inclusive, você deveria adquirir. Afinal, quando você for concursado, irá usar um computador ou apenas papel na sua estação de trabalho?

Enfim, entre fazer um resumo no papel e um digitado, a tendência da maioria das pessoas é que digitar seja mais rápido do que escrever. Só esse motivo já te faz ganhar um tempo danado. E, como tempo é a matéria-prima do estudo, quanto mais tempo você tiver, ou quanto mais produtivo você for nesse tempo, mais você vai ficando à frente da concorrência.

E vou além: não é só sobre concorrência, mas é também sobre quantos meses a mais você vai ficar sem ser nomeado, quantos meses a mais você vai ficar sem salário de servidor, sem exercer uma atividade que te dê satisfação pessoal.

Ao escolher fazer todo o seu estudo no papel, com certeza essa infeliz distância será maior. E não é isso que eu quero para você. Por isso, tenho mais alguns motivos.

 

MOTIVO 02 – É EDITÁVEL

Escrever à mão é algo limitado, é algo escasso. Muitas vezes, se você precisa retirar ou incluir alguma informação, é necessário reescrever tudo de novo. Ou, pelo menos, deixar as coisas um pouco mais apertadas e bagunçadas. Conclusão: você perde em tempo – de novo – ou em qualidade do aprendizado. Sabe por quê? Porque essa desordem é muito negativa para o seu cérebro. Ele aprende menos quando está fora de ordem. E, acredite, seu resumo não ficará perfeito de primeira. Você sentirá a necessidade de anotar algo a mais ou de retirar algo depois. Com o papel, essa possibilidade fica mais restrita.

Inclusive, se você costuma escrever à mão, sabe mesmo inconscientemente que vai ser mais difícil ficar editando depois. Isso te gera insegurança. Dá vontade de anotar tudo, porque depois vai ser mais difícil anotar algo mais. Essa insegurança é um gatilho terrível para toooooodo o seu processo de aprendizagem. É um ciclo vicioso.

Primeiro, porque você já assiste a aula mais preocupado em anotar do que em entender (por causa da insegurança gerada pela dificuldade de editar). Segundo, porque você anota muito, o que faz com que demore ainda mais do que o necessário (por causa da mesma insegurança). Terceiro, como você anotou sem entender muito bem as coisas, acaba esquecendo e tendo mais dificuldade de acertar as questões. Por fim, isso reforça toda a sua insegurança, mostra para o seu cérebro que ele não é confiável, que você realmente tem que se preocupar em anotar tudo, mesmo sem entender e mesmo que isso leve muito tempo.

Consegue notar o quão danoso isso é para você e todo o seu processo de aprendizagem? Consegue perceber que fazer resumos em papel muitas vezes te aprisiona em um ciclo vicioso de insegurança e medo? Consegue perceber que esse ciclo tem uma energia baixa e negativa e impede que seu cérebro sinta satisfação ao estudar?

Alguns dizem que a escolha da ferramenta não é tão importante, que são só ferramentas e é mais importante o uso que você faz delas. Eu discordo um pouco disso. Muitas vezes, as pessoas escolhem a ferramenta mais confortável. Porém, nem sempre o mais confortável é o que te levará para o próximo nível. Muitas vezes, o mais confortável nos deixa presos na zona de conforto. A escolha da ferramenta mais confortável reflete nossa mentalidade e pode limitar o crescimento. Assim como uma planta presa em um jarro pequeno que teria capacidade de crescer mais e ficar vistosa, como o jarro é pequeno, ela fica sem estrutura para continuar crescendo.

Você foi criado para crescer, para desenvolver, para amadurecer. Melhoria contínua deve ser sua filosofia de vida e deve ser aplicada ao estudo. Então é hora de largar o velho e abrir espaço para o novo. É hora de se abrir para a digitalização do seu estudo, ao invés de ficar somente no antigo papel.

O material digital, além de permitir que você ganhe mais tempo, pois a digitação é mais rápida, irá permitir que você edite esse material com facilidade e leveza em momentos posteriores.

Só pelo fato de saber disso, você já quebra o ciclo vicioso da insegurança. E agora sim você não vai precisar ficar com medo da dificuldade de editar, então irá conseguir digitar menos informações, que poderão ser complementadas, em momento posterior, com facilidade. Além disso, você conseguirá se preocupar mais em entender o conteúdo do que com a escrita em si. O resultado disso, naturalmente, será uma retenção maior do conteúdo – pois seu cérebro não está sob a pressão da insegurança – e a consequente reafirmação fisiológica de que você é capaz de aprender.

Espero que, assim como eu vivenciei uma grande melhora de aprendizado e conquistei aprovações quando digitalizei o meu estudo, você também alcance melhores resultados, além de um processo de estudos muito mais leve e eficiente.

Por questões didáticas, irei continuar os demais motivos na parte 2 do nosso artigo. Te vejo lá!

 

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura!

Avatar


25 de março4 min. de leitura