Diretrizes do SUS: Princípios e conceitos

Avatar


02 de novembro1 min. de leitura

O SUS fornece planos de saúde pública desde 1988, sendo administrado pela constituição brasileira e se concentrando principalmente na universalidade, planos abrangentes e equidade em relação ao sistema de saúde. É um sistema de saúde modelo para o mundo e, por isso, é essencial que você conheça bem as diretrizes do SUS, caso queira pleitear alguma vaga na área da saúde.

O SUS e suas diretrizes

O Sistema Único de Saúde (SUS), administrado pelo governo, fornece uma ampla gama de serviços de saúde gratuitos, disponíveis para qualquer pessoa legalmente registrada no Brasil, incluindo residentes estrangeiros.

Um de seus princípios é a universalidade, aspecto que sugere que os cuidados de saúde no Brasil não devem discriminar nenhum brasileiro, sem distinções de gênero, origem social ou cor da pele.

O sistema possui uma maneira específica de implementar suas políticas, baseadas nas diretrizes do SUS, previstas no art. 198 da Constituição Federal. Além disso, um aspecto importante desse sistema é o envolvimento da população. Isso permite que os brasileiros influenciem ainda mais a direção da implementação de políticas na área da saúde. Para realizar essa tarefa, são organizadas conferências em diferentes níveis.

De acordo com os dados mais recentes, o Brasil dedica cerca de 9% do PIB ao SUS.

Como funciona

O sistema de saúde no Brasil é um sistema financiado inteiramente pelo Estado. Apesar dos inúmeros problemas, a maioria dos brasileiros reconhece a importância de um sistema de saúde baseado na igualdade e na equidade, razão pela qual a assistência não pode discriminar nenhum cidadão.

Outro aspecto positivo diz respeito aos custos: é de fato 100% gratuito!

O SUS cobre não apenas consultas médicas, exames laboratoriais e internações, mas também o custo dos medicamentos.

Princípios doutrinários do SUS

Universalidade: todo cidadão tem direito à saúde e o Estado tem o dever de prover assistência à saúde igualitária para todos.

Integralidade: todas as pessoas devem ser atendidas, desde as necessidades básicas, de forma integral.

Participação Popular e Controle Social: satisfazer a necessidade do cidadão como indivíduo, ou como grupo, organização ou associação.

Equidade: todas as pessoas são iguais perante o SUS e merecem ser atendidas de acordo com suas necessidades individuais.

Tais princípios formam a espinha dorsal do Sistema Único de Saúde, junto a outros como autonomia das pessoas, direito à informação, divulgação de informações, direção única, entre outros.

Além de estudar sobre os princípios e conceitos do SUS para as suas próximas provas, confira também em nosso site os concursos previstos. Lembre-se também de que se preparar com antecedência é um dos principais fatores para ter um bom desempenho nos certames.

Avatar


02 de novembro1 min. de leitura