É possível remição por trabalho realizado ANTES do início da execução da pena?

Avatar


18 de agosto3 min. de leitura

Olá pessoal, tudo certo?

Hoje falaremos sobre EXECUÇÃO PENAL! Mais do que isso, falaremos sobre o tópico dessa disciplina que mais é objeto de questionamentos em provas de concurso público, estatisticamente. Refiro-me à remição.

A remição pode ocorrer pelo trabalho ou pelo estudo, estando disciplinada de forma abrangente no importantíssimo artigo 126 da Lei de Execuções Penais. Vejamos:

Art. 126.  O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. § 1o A contagem de tempo referida no caput será feita à razão de: I – 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequência escolar – atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional – divididas, no mínimo, em 3 (três) dias; II – 1 (um) dia de pena a cada 3 (três) dias de trabalho. § 2o As atividades de estudo a que se refere o § 1o deste artigo poderão ser desenvolvidas de forma presencial ou por metodologia de ensino a distância e deverão ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes dos cursos frequentados. § 3o Para fins de cumulação dos casos de remição, as horas diárias de trabalho e de estudo serão definidas de forma a se compatibilizarem. § 4o O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho ou nos estudos continuará a beneficiar-se com a remição. § 5o O tempo a remir em função das horas de estudo será acrescido de 1/3 (um terço) no caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior durante o cumprimento da pena, desde que certificada pelo órgão competente do sistema de educação. § 6o O condenado que cumpre pena em regime aberto ou semiaberto e o que usufrui liberdade condicional poderão remir, pela frequência a curso de ensino regular ou de educação profissional, parte do tempo de execução da pena ou do período de prova, observado o disposto no inciso I do § 1o deste artigo. §7o O disposto neste artigo aplica-se às hipóteses de prisão cautelar. § 8o A remição será declarada pelo juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a defesa. (Incluído pela Lei nº 12.433, de 2011)

Como visto acima, a remição[1] é um benefício da execução penal concedido ao condenado que está cumprimento pena em regime fechado ou semiaberto e consiste no desconto (antecipação) de tempo da condenação a partir do trabalho ou estudo desenvolvido pelo apenado (art. 126 LEP).

Entendido o que é a remição, é imprescindível analisarmos se é possível remir dias com base no trabalho realizado em execução distinta. Há três orientações:

(i) 1ª CORRENTE – Entende que é possível a utilização das atividades realizadas pelo apenado enquanto cumpria pena em outro processo;

(ii) 2ª CORRENTE – Entende que não é possível considerar, para efeito de remição no processo cuja pena está sendo executada, o período de labor desenvolvido no cumprimento da pena em outro processo;

(iii) A 3ª CORRENTE (MAJORITÁRIA) – Entende que “viabiliza-se a remição penal por conta de processo de execução penal distinto APENAS quando o delito pelo qual o agravante cumpre sua pena e postula o benefício tenha sido PRATICADO ANTES do período durante o qual exerceu efetiva atividade laboral”.

É nessa linha que se consolidou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça. Na visão da Corte, é possível a remição do tempo de trabalho realizado antes do início da execução da pena, DESDE QUE EM DATA POSTERIOR À PRÁTICA DO DELITO.

Dessa forma, evita-se “o estímulo à prática de novos delitos, ou seja, que, em razão de eventual “CRÉDITO” já constante em seu favor, o apenado cometa uma nova infração, sobre a qual pretenderia eventual abatimento em razão do trabalho já realizado, o que, com efeito, não pode ser admitido”[2].

Mirabete anota que “a remição tem o mesmo efeito da detração penal, em que se
considera como pena cumprida o tempo em que o condenado esteve sob prisão provisória ou administrativa ou internado em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou
estabelecimento adequado; entretanto se diferenciam a detração e a remição, porém, porque esta é condicional, ou seja, pode ser revogada na hipótese de falta grave”[3].

Em lições tecidas em relação à detração, porém perfeitamente apta a serem aplicadas à remição, registre-se ainda que se utilizando “esse critério temporal para a limitação da detração, operando-se apenas em relação a infrações anteriores, resguarda-se o Estado da crítica apontada pela doutrina no sentido de que se criaria uma ‘conta corrente’ em favor do criminoso que lhe permitiria praticar crimes futuros sem receber qualquer reprimenda”[4].

Espero que vocês tenham gostado e, sobretudo, compreendido.

Vamos em frente!

Pedro Coelho – Defensor Público Federal e Professor de Processo Penal e Legislação Penal Especial.

 

[1] CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR “REMIÇÃO” COM REMISSÃO! Apesar de serem parecidas, a remiÇão e a remiSSão possuem sentido completamente diversos. REMIÇÃO está atrelada à ideia de reaquisição onerosa de alguma coisa, ou seja, um benefício/resgate oneroso, através de algum esforço, como estudo ou trabalho. É nesse contexto que precisamos compreender, à luz da Lei de Execução Penal, o instituto da REMIÇÃO da pena, regrada no art. 126 da LEP. Trata-se de mecanismo de “resgate” de parcela da pena privativa de liberdade, através do trabalho ou estudo desempenhados. Por isso, escreve-se com “Ç”, ok? Por sua vez, remiSSão está vinculada à ideia de perdão, renúncia, desistência ou absolvição. É o perdão pautado na compaixão ou misericórdia, sem estar atrelada a qualquer ônus pelo beneficiário. Quando alguém libera, GRACIOSAMENTE, o devedor da dívida, está praticando a REMISSÃO do débito. Entretanto, fica esperto com um DETALHE! É possível que o seu examinador – “o famoso coração peludo” – tente confundir você e fale sobre a REMISSÃO DA PENA. Isso é possível? Sim, mas não estará vinculado ao instituto da remição. Se ele utilizar a expressão com “SS”, a assertiva pode estar correta, se ela se referir, por exemplo, ao perdão exarado a partir de uma graça ou indulto, bacana?

[2] HC n. 420.257/RS, relator Ministro Nefi Cordeiro, Sexta Turma, julgado em 19/4/2018/

[3] Execução Penal, 9.ª ed, revista e atualizada, São Paulo: Atlas, 2000.

[4] FRANCO, Alberto Silva, BELLOQUE, Juliana. Código Penal e sua interpretação. 8. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Ed. RT, 2007, p. 281.

Avatar


18 de agosto3 min. de leitura