Edital Agente Penitenciário GO: confira as ETAPAS de provas!

Edital Agente Penitenciário GO publicado! Veja os detalhes!

Foi publicado o edital do concurso público para provimento no cargo de Agente de Segurança Prisional para a Diretoria-Geral da Administração Penitenciária do Governo do Estado de Goiás (edital Agente Penitenciário GO). Portanto, fiquem ligados! As inscrições já têm início no dia 29 de agosto, próximo! O certame conta com 500 vagas disponibilizadas para homens e mulheres. Nesta matéria iremos abordar todas as etapas do certame. Porém, a leitura atenta de todo o edital é essencial!

Concurso Agente Penitenciário GO

O concurso público terá as seguintes etapas:

  1. Prova objetiva,
  2. Prova discursiva,
  3. Avaliação médica,
  4. Avaliação da equipe multiprofissional,
  5. Avaliação física,
  6. Avaliação psicológica e
  7. Investigação social.

Confira o cronograma inicial com as respectivas datas previstas. Tome nota!

AÇÃO DATA
Publicação do edital normativo 24/07
Período para análise dos pedidos de impugnação de 01/08  a 06/08
Publicação do edital de retificação (se necessário) 07/08
|
Período de inscrição de 29/08 até 13/10
Último dia para pagamento da taxa de inscrição 16/10
|
Divulgação de lista com relação dos inscritos e deferimentos 08/11
Divulgação dos locais de realização das provas objetivas e discursivas 08/11
Aplicação das provas objetivas e discursivas 24/11
Divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva 25/11
Período para interposição de recursos contra o gabarito preliminar de 26 a 28/11
Divulgação dos gabaritos definitivos das prova objetiva 17/12
Divulgação do resultado preliminar da prova objetiva 17/12
|

Edital Agente Penitenciário GO: etapas

Provas objetiva e discursiva

Esta etapa será de caráter eliminatório e classificatório. A prova terá sua composição de 60 questões com valor de 0 (zero) até 100,00 (cem) pontos.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no Distrito Federal e nas seguintes cidades do Estado de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu. A data provável de realização é 24 de novembro.

prova agepen go

Prova objetiva Agepen GO

concurso agepen go prova objetiva

Prova objetiva Agepen GO

A prova discursiva terá o valor de até 20,00 pontos. O candidato deve ficar atento! Algumas regras são anunciadas: escrever o texto em letra legível com caneta de cor preta e não conter marca de identificação pessoal no texto definitivo.

Além disso, redigir, no mínimo, 20 linhas e no máximo, 30 linhas. Aspectos cobrados na redação são: clareza, precisão, consistência e concisão. Vale lembrar que o texto definitivo da prova discursiva deverá ter inicio na linha identificada com o número 1. O não cumprimento da orientação irá anular a prova do candidato e logo, a exclusão no concurso público.

O organizador IADES irá divulgar a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram a prova objetiva no endereço eletrônico www.iades.com.br em data a ser informada no edital de resultado da prova objetiva. A imagem (espelho) irá ficar disponível por até 15 dias da data de divulgação.

Avaliação Médica

Todas as demais etapas serão realizadas na cidade Goiânia – GO. Esta será realizada por uma Junta Médica e terá caráter eliminatório. As avaliações poderão ser apto ou inapto.

O objetivo da avaliação é de aferir se o candidato possui boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante a avaliação física e no curso de formação. Além, do efetivo exercício no cargo.

Atenção! Os candidatos deverão apresentar exames (providenciados por conta própria) para a avaliação médica.

Avaliação da equipe multiprofissional

O grupo será responsável por avaliar o candidato que se declarou com deficiência e irá verificar a qualificação, o grau da deficiência e a compatibilidade entre as atribuições do cargo e da deficiência apresentada.

A equipe será formada por um profissional da área médica com formação ou experiência comprovada em reabilitação/readaptação de pessoas com deficiência; um profissional da área de recursos humanos da DGAP e um profissional indicado por órgão que coordena os serviços de reabilitação de pessoas com deficiência no estado de Goiás.

Avaliação Física

Esta etapa será aplicada pela Banca Examinadora que será composta por profissionais de Educação Física, registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

A classificação na avaliação será apto ou inapto. O candidato deverá apresentar atestado médico original, emitido há, no máximo, 15 dias anteriores à data de execução do teste. Os candidatos irão se submeter aos seguintes exercícios:

  • Teste de impulsão horizontal e
  • Teste de corrida.

Avaliação Psicológica

Só irão participar desta fase, aqueles que forem considerados aptos na etapa anterior. A avaliação psicológica irá consistir na aplicação de testes psicológicos confiáveis, válidos e fidedignos, aferidos e aprovados pelo Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi), do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em conformidade com a resolução CFP Nº 009/2018.

Investigação Social

Esta fase é de caráter eliminatório e irá avaliar a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos inscritos no concurso, aprovados nas fases anteriores.

A investigação será realizada com base em documentos oficiais e informações constantes de formulário próprio, contendo perguntas de caráter pessoal, na coleta de dados e na análise que será feita a qualquer tempo pela DGAP. Será eliminado do certame, o candidato que não for recomendado por meio desta fase e por motivos especificados em edital.

Cronograma com as demais fases do concurso público:

AÇÃO DATA
Divulgação e convocação dos candidatos para avaliação médica, avaliação física e psicológica 27/01/2020
Período para a realização das etapas de 1º a 10/02/2020
Resultado preliminar das avaliações 18/02/2020
Resultado final das avaliações 02/03/2020
Período para a entrega de documentação para avaliação de vida pregressa de 06 a 11/03/2020
Divulgação do resultado final da avaliação de vida pregressa 22/04/2020
Divulgação do resultado preliminar do concurso público 22/04/2020
Período para interposição de recursos 23 a 27/04/2020
Divulgação do resultado final do concurso público 30/04/2020

 

Sobre o Agente Penitenciário

O Agente Penitenciário ou Agente Prisional, tem como obrigação manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância no interior das unidades prisionais, assim como no âmbito externo das unidades, como escolta armada para audiências judiciais, transferência de presos etc. São profissionais que desempenham serviços de natureza policial como apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, revista em veículos que adentram as unidades prisionais, buscam controlar rebeliões e fazer ronda externa na área de segurança ao redor da unidade prisional.

Garantem a segurança no trabalho de ressocialização dos internos promovido pelos psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Estão subordinados às Secretarias de Estado de Administração Penitenciária – SEAP, secretarias de justiças ou defesa social.

 

Detalhes do edital Agente Penitenciário GO

 

Quer garantir a sua aprovação no concurso para Agente Penitenciário GO? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o concurso Agente Penitenciário GO

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Karenina Morais
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Goiás

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo