Edital de concurso: passo a passo para entender o documento!

O edital de concurso deve ser o principal guia para navegar pelas informações do certame. Saiba como localizar e compreender cada parte do documento!

Avatar


02 de fevereiro6 min. de leitura

A leitura atenta do edital de concurso está entre as primeiras e mais importantes ações para garantir a aprovação. Afinal de contas, é nesse documento que encontrará todas as informações essenciais e oficiais, como:  período de inscrições, prazos e datas, critérios avaliativos e detalhamento dos conteúdos programático.

Apesar da importância, muitas pessoas acabam deixando essa atividade de lado: seja por não compreenderem bem o documento, pela falta de tempo (editais de concurso costumam ser bastante longos e com linguagem técnica) ou mesmo por acessarem as informações apenas por resumos disponíveis na internet.

Se você se identificou com um dos casos acima, então não deixe de conferir as dicas de interpretação para edital de concurso que apresentaremos neste artigo!

 

Edital de concurso: como encontrar o documento?

O primeiro passo para interpretar o seu edital de concurso é localizá-lo: as publicações costumam acontecer nos Diários Oficiais da União, Estaduais ou Municipais. No entanto, não é preciso procurar por lá: aqui no Blog do Gran Cursos Online você é capaz de encontrar os arquivos mais facilmente, basta buscar pelo concurso que pretende prestar.

Os editais também costumam ser disponibilizados nos sites das Bancas Organizadoras responsáveis por cada seleção. Afinal, é por lá que as inscrições e demais trâmites costumam ocorrer. No caso do Concurso TJDFT, por exemplo, você poderá encontrar o edital na página específica do certame https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjdft22.

Edital de concurso: passo a passo para interpretar

Exatamente por serem organizados por diferentes bancas, nem todo o edital de concurso será 100% igual. Você poderá notar mudanças no estilo, na ordem ou mesmo na maneira como as informações são disponibilizadas. Ainda assim, existe um padrão para as seções que integrarão o edital: elas estarão presentes na grande maioria dos editais de concurso público.

Assim, caso você esteja acessando o documento pelo computador e deseje encontrar uma seção com mais facilidade, é possível utilizar o atalho “control +F” e realizar a busca pelos termos.

Navegue pelo índice abaixo para saber um pouco mais sobre cada um deles:

Edital de concurso: Disposições preliminares

As disposições preliminares costumam indicar o propósito da seleção e identificação do órgão, por vezes já mencionando o número de vagas. Aqui também é comum encontrar o prazo estimado de validade do concurso: isto é, por quanto tempo aquela seleção continuará nomeando candidatos. Por fim, a seção de anexos indicará quantos documentos ou informações essenciais são necessárias para o candidato.

As informações dispostas aqui serão detalhadas em outras seções do edital do concurso. Ainda assim, é importante já tomar nota do prazo de validade.

Edital de concurso: cargos e vagas

Nessa parte haverá o detalhamento de oportunidades ofertadas, bem como o percentual de vagas reservadas para candidatos negros e PcD. Os valores costumam ser 20% e 5% respectivamente. Porém, a regulamentação pode variar de acordo com Estado ou Município.

O edital de concurso deverá sempre indicar qual é fundamentação jurídica para determinações como essa. Assim, a identificação de cada um dos dispositivos legais deverá ser bastante simples.

Nessa área é comum que os percentuais de reserva de vagas sejam traduzidos em números, facilitando a visualização para o candidato. Também é possível enxergar quais cargos apresentam cadastro reserva.

Veja abaixo um exemplo de tabela resumo para cargos e vagas:

Edital de concurso: passo a passo para entender o documento!

Edital de Concurso TJDFT: cargos e vagas (nível médio)

Viu como fica mais fácil de compreender? Também por essa tabela, é possível perceber que algumas informações essenciais como requisitos e atribuições estão localizadas em anexos. Isso é muito comum! Os anexos estão localizados ao final do edital de concurso e apresentam o detalhamento de informações essenciais para o candidato.

Volte ao topo

Edital de concurso: Inscrições

A candidatura poderá ser feita apenas pela internet? Existe alguma necessidade de comparecer presencialmente ao órgão? Qual é o prazo para participar? Qual é a taxa de inscrição e como ela poderá ser paga? Todas essas informações estarão dispostas nessa importante seção.

Além disso, aqui você também conferir as condições para isenção de taxa de matrícula. Como os períodos para aplicar para isenção costumam ser bastantes curtos, é importante verificá-los assim que o edital de concurso for publicado! Toda a documentação necessária será detalhada ou em um sub tópico dessa seção ou então em um dos anexos indicados.

Saiba mais sobre isenção de taxa em concursos públicos! 

Edital de concurso: candidatos com necessidades especiais

Caso o candidato apresente algum tipo de limitação física que o impeça de realizar as provas da maneira padrão, essa seção detalhará todos os procedimentos para solicitar as adequações. Na grande maioria das seleções atuais, o envio de documentos (geralmente laudo médico)  é realizada por meio da digitalização e upload por link específico.

Edital de concurso: etapas ou provas

Essa é uma das partes mais importantes do seu edital de concurso. Nela é comum encontrar datas, turnos, cidades de aplicação para cada etapa e também o quantitativo de questões por matéria em provas objetivas, que será essencial na hora de formular o seu plano de estudos.

Alguns editais não dividem as questões por matéria e sim por bloco, como é o caso do Cebraspe. Nesse caso, a resolução de provas anteriores poderá dar a você uma noção maior de quais serão os conteúdos mais cobrados.

Subdivisões

É importante ressaltar que essa seção costuma ser subdividida, dando detalhes específicos sobre cada uma das etapas realizadas. Dessa forma é possível descobrir qual será o critério para avançar para cada uma das etapas e até qual colocação serão considerados os candidatos para cada diferente momento da seleção.

As possíveis etapas presentes em um concurso público são: inscrição preliminar, prova objetiva, prova discursiva, prova prática, TAF, prova oral, avaliação psicológica, avaliação física, sindicância de vida pregressa, investigação social e prova de títulos. Lembre-se: isso não quer dizer que TODOS os concursos apresentem essas etapas; isso vai depender da seleção e da banca organizadora.

Saiba mais sobre as etapas dos concursos públicos! 

Caso você não encontre datas ou locais para aplicação das provas, significa que a publicação será realizada posteriormente, com um outro edital específico. De toda forma, é comum que seja ao menos indicada uma estimativa de cronograma para que o candidato possa se organizar.

E onde ficam os conteúdos que preciso estudar?

Se você apostou em anexos, então acertou! Ao final do edital é possível encontrar listas completas de conteúdos cobrados para cada uma das matérias. Não é preciso nem dizer o quão importante essa seção é, não é mesmo?

Edital de concurso: recursos

A abertura de recursos é possível em todas as etapas do concurso. Nessa seção, você encontrará as disposições gerais, que dizem respeito especialmente à prova objetiva e discursiva. Por isso, é possível encontrar a data provável de divulgação de gabaritos preliminares, que é uma informação muito importante.

Para a formulação de qualquer recurso bem sucedido, é preciso ficar atento às regras e prazos definidos no edital do concurso. Aqui no Gran também ajudamos você com isso, com matérias específicas para diversas seleções e insight de diferentes professores sobre os itens avaliados.

Edital de concurso: remuneração

Os vencimentos básicos e benefícios nem sempre apresentam uma seção própria no edital de concurso. Assim, pode ser que estejam contemplados nas seções de cargos e vagas ou até mesmo no mesmo anexo que lista os requisitos.

Uma dica para encontrar esses valores é acessar o documento em PDF pelo computador, utilizar o atalho “control + F” e procurar pelo indicativo monetário: R$. A razão dessa dica é porque nem sempre os valores pagos aos servidores serão indicados pelo termo “remuneração”.

Edital de concurso: jornada de trabalho

Assim como acontece com a remuneração,  a jornada de trabalho raramente apresentará uma seção própria. Assim, é comum encontrá-la em tabelas de cargos e vagos ou no mesmo anexos dos requisitos.

Volte ao topo

Edital de concurso: o que fazer se você tiver dúvidas?

Aqui no Gran Cursos Online buscamos auxiliar ao máximo a compreensão de todas as informações acerca do seu certame de seleção. Assim, você pode encontrar matérias específicas e atualizadas para a grande maioria dos concursos com editais publicados ou previstos.

As matérias são divididas em seções, assim como o edital, trazendo as informações mais importantes de maneira mais rápida e acessível. Basta utilizar a barra de busca do Blog para encontrar o que está buscando!

Além disso, você também pode encontrar editais verticalizados para diferentes seleções, que listam e organizam todos os conteúdos programáticos previstos, permitindo que você organize os seus estudos mais facilmente. Veja os editais verticalizados do Gran! 

Por fim, os professores e especialistas da equipe pedagógica do Gran também realizam análise de dezenas de editais em vídeo, gratuitamente pelo canal de Youtube do Gran. 

Otimize sua preparação para concursos públicos com o Gran Cursos Online!

Dominar o edital para concurso é o primeiro passo para garantir a aprovação. Para auxiliar nela e em todas as outras, conte com a Assinatura Ilimitada 7.0! Com ela você poderá conferir:

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


02 de fevereiro6 min. de leitura