Estudar para concurso: está começando do zero? Veja as dicas!

Se você tomou a decisão de estudar para concurso, então parabéns! Esse é o primeiro passo para transformar a sua vida! Mas e agora? Como fazer isso na prática? Confira as dicas!

Avatar


09/06/2022 | 20:00 Atualizado há 66 dias

Começar qualquer coisa do zero pode ser muito intimidador e estudar para concurso não é uma exceção: entre a infinidade de carreiras, conteúdos e novos termos para aprender, muitas vezes o concurseiro iniciante se sente desamparado e sem saber por onde começar. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos um pequeno manual com tudo que você precisa saber para iniciar os seus estudos da melhor maneira possível. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Estudar para concurso: dicas para começar do zero

Navegue pelo índice abaixo para conferir as 10 dicas de como estudar para concurso de maneira otimizada:

  1. Motivação 
  2. Direcionamento
  3. Plano de Estudos
  4. Local adequado para os estudos 
  5. Material 
  6. Resolva questões 
  7. Descanse 
  8. Fique atento aos principais erros 
  9. Diversifique
  10. Revisão 

1. Como estudar para concurso: saiba o que te motiva

Por que você decidiu começar a estudar para concurso? Foi pela remuneração, estabilidade, prestígio do cargo, pela vontade de fazer parte do serviço público ou por alguma outra razão? Encontrar objetivamente essas respostas logo no início da sua preparação poderá ajudar a manter a sua motivação durante o caminho!

Afinal, é importante lembrar que estudar para concurso é uma trajetória que não acontece em linha reta: você terá dias bons e ruins. É, na verdade, bem parecido com correr em uma maratona. Quando você está no meio do percurso, cansado e pensando em desistir, o que te motiva a continuar correndo é a linha de chegada e tudo que acompanha essa conquista, não é mesmo?

Pois é! Por isso, considere construir um Mural de Sonhos, onde você colocará todos os objetivos que deseja atingir ao estudar para concurso, assim como as principais razões envolvidas! Assim, fica mais fácil visualizar suas metas até quando os nossos pensamentos não estão ajudando. Você pode fazer isso de maneira física, criando um espaço na sua área de estudos, ou contar com o Mural de Sonhos gratuito disponível na área do aluno Gran!

Saiba mais sobre como utilizar Mural de Sonhos do Gran!

2. Como estudar para concurso: encontre um direcionamento

Agora que você já sabe que quer estudar para concurso, é importante definir qual concurso ou carreira será o seu foco. Afinal, já passou o tempo em que era possível obter bons resultados apenas estudando de maneira genérica.

Dito isso, é difícil não se sentir perdido em meio a tantas possibilidades. Assim, selecionamos alguns pontos que podem auxiliar na sua decisão. Veja quais são:

  • Sua área de formação/cargo: se você tem uma graduação ou curso tecnólogo e gosta da sua área de formação, essa pode ser uma boa pista para quais tipos de concurso procurar. Assim, a sua pesquisa por oportunidades poderá ser mais direta, focada diretamente em um cargo específico como  “concursos pra psicólogos”, por exemplo.
  • Onde você gostaria de morar: se a ideia de se mudar não está nos seus planos, então a melhor tática é buscar por oportunidades estaduais e/ou municipais. Os concursos de Prefeitura podem ser uma excelente opção nesse caso, por exemplo. Por outro lado, estudar para concursos em cidades onde você gostaria de morar é uma maneira de acelerar o processo de mudança.
  • Quando você gostaria de receber depois de ser aprovado: essa é a adequação daquela famosa pergunta de entrevistas do ramo privado de contratação, mas dessa vez sem pegadinhas e contextualizada para o serviço público. Afinal, a definição de valores pagos para um mesmo cargo pode variar muito de acordo com o órgão ou local onde você presta o certame. Por isso é tão importante pesquisar.
  • Como é o trabalho no cargo ou órgão escolhido: você tem preferência por trabalhar em escritórios ou em áreas externas? Gostaria de lidar com o público? A ideia de viajar a trabalho te agrada? Todas essas perguntas também são importantes na hora de definir o concurso  ou carreira para qual você vai estudar e podem ser respondidas com uma pesquisa por cargo e/ou órgão escolhido.
  • Como é o modelo de contratação do concurso: isso pode vir como uma surpresa para muitas pessoas, mas você sabia que é totalmente possível ser aprovado em concurso público e ser contratado como celetista (trabalhador regido pela CLT)? Nesses casos, estamos falando dos empregos/empregados públicos. Para conseguir a sonhada estabilidade que tanto se fala no mundo dos concursos públicos, é preciso se assegurar de selecionar um concurso que contrate por meio do Regime Estatutário.

Um ponto em comum sobre todos os pontos é a necessidade de pesquisar. Assim, você não toma uma decisão no escuro, diminuindo muito as suas chances de se arrepender no futuro e permitindo que você possa estudar para concurso com o máximo de motivação!

O que fazer se você ainda ficou na dúvida?

Se você passou por todos os passos acima e ainda assim não encontrou um edital/ seleção com oportunidades previstas que correspondesse às suas expectativas, uma boa tática para começar a estudar para concurso pode ser iniciar sua preparação com foco em Carreiras. 

No mundo dos concursos públicos, as carreiras reúnem oportunidades inseridas na mesma área e/ou cargo. Exatamente por isso, possuem muitas semelhanças quanto às principais disciplinas básicas cobradas e estrutura de avaliações. Dessa forma, é possível iniciar os seus estudos e selecionar um (ou mais!) editais específicos posteriormente.

Alguns exemplos de carreiras são: Educação, Saúde, Segurança Pública, Militar, Diplomata, Delegado, Tribunais, Fiscal e Controle e Gestão. Para saber um pouco mais sobre cada uma delas e como iniciar sua preparação, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema!

Saiba mais sobre as principais carreiras de concursos públicos! 

Além disso, você também vai conseguir mais dicas sobre qual é a melhor carreira para você por meio do teste vocacional gratuito do Gran Cursos Online! Faça o teste! 

3. Como estudar para concurso: organize um plano de estudos

Ter muito conteúdo para assimilar e pouco tempo para fazer isso é uma situação muito comum para quem pretende estudar para concurso. Assim, a melhor maneira de contornar essas dificuldades é poder contar com um plano de estudos.

Além de organizar os seus horários, auxiliando na criação de uma rotina para estudar para concurso, um bom plano de estudos também irá definir em qual proporção as matérias devem aparecer, levando em consideração tanto as suas dificuldades pessoais, como também as informações dispostas nos editais de concurso e provas passadas.

Como formular um plano de estudos?

No mundo dos concursos públicos, o cronograma e o ciclo de estudos são as maneiras mais populares de estruturar o seu plano de estudos. Enquanto o primeiro método costuma ser baseado em um divisão de disciplinas mais fechada, estipulando matérias para dias específicos, o segundo é conhecido por ser mais flexível, baseando-se na ordem das disciplinas e não nos dias.

A boa notícia é que você não precisa se limitar a um ou outro: os métodos podem se complementar, formando um casamento de características que funcionem melhor para o seu aprendizado!

Saiba mais sobre o cronograma e o ciclo de estudos! 

Na estruturação do seu plano de estudos, você deverá definir (de forma honesta!) quantas horas disponíveis para estudar para concurso você tem por dia. Além disso, a divisão das matérias deve levar em considerar a relevância de cada assunto para o concurso que você deve prestar e também investir nos seus pontos fracos de conteúdo. Isso quer dizer que quanto mais relevante e/ou desafiadora uma matéria for para você, a tendência é que ela apareça com mais frequência nas suas rotinas de estudo. 

Mas fique ligado: isso não quer dizer que suas rotinas de estudo só serão compostas de momentos “chatos ou difíceis”. Afinal, mesmo para as matérias mais difíceis, não é recomendado que você estude um mesmo assunto por mais de 1h30 por dia. Também é importante compreender o momento em que você está: se é antes ou depois da publicação do edital.

Para te ajudar a quantificar as matérias de maneira otimizada, sem exageros, preparamos um conteúdo específico para você, com tudo que deverá ser levado em consideração!

Saiba como organizar seu cronograma de estudos

Volte ao topo

4. Como estudar para concurso: escolha um local adequado para os estudos

Depois de definir quanto tempo e quais matérias estudar para concurso, você deve escolher atentamente o local aonde irá se preparar. É necessário saber em qual local você aprende melhor. O seu ambiente de estudo equivale a um centro de treinamento para um atleta: é nele que você se preparará para o grande dia!

É preciso levar em consideração fatores pessoais que podem colaborar ou atrapalhar o seu estudo, como a ausência de som ambiente, iluminação, temperatura, conforto, interrupção por pessoas, barulhos, entre outros. Escolha o local onde você estará mais à vontade e terá certeza de que a sua concentração estará em aprender a matéria estudada.

Caso não seja possível encontrar esse tipo de espaço em casa, uma boa alternativa é recorrer a bibliotecas municipais, estaduais ou de centros universitários federais abertos para o público.

5. Como estudar para concurso: conte com um material de consulta de qualidade

Poder contar com um material objetivo, direito e com que você se identifique é essencial para otimizar os seus momentos de estudar para concurso!  As transcrições de aulas em PDF disponíveis na nossa plataforma são também uma boa opção, pois são mais leves e vão direto ao assunto.

Você encontra no site do Gran Cursos Online uma série de materiais gratuitos que podem te ajudar a potencializar os estudos.

E se você precisa de dicas e orientações em vídeo, fique ligado no nosso calendário de eventos e aulas gratuitas.

6. Como estudar para concurso: resolva questões

“A prática faz a perfeição”: você certamente já deve ter escutado essa frase. Pois é! Ela também faz parte do contexto de estudar para concurso. Afinal, ao resolver questões de provas anteriores e simulados, você treina diretamente para o dia da prova, assimila mais rapidamente o conteúdo, compreende suas dúvidas de maneira objetiva e conhece o perfil da banca avaliadora de maneira mais direta.

Ah! E não vale cair no erro de achar que as questões de concurso e simulados só poderão fazer parte dos seus estudos durante a reta final, ok? De fato, existem muitos benefícios de começar resolvendo itens desde o começo, especialmente aqueles que contam com gabaritos comentados.

No Gran Cursos Questões você encontra todos os recursos para auxiliar no seu estudo por questões! Além contar com mais de um milhão de questões para concursos, a plataforma ainda apresenta um rico acervo de provas já realizados e simulados exclusivos!

Também é possível registrar e acompanhar o seu desempenho por matéria, período de tempo e avaliação realizada. Afinal, o site conta com um sistema gráfico de monitoramento de desempenho para os alunos cadastrados!

Ainda dá pra contar com o Gran Cursos Questões no seu celular ou desktop, acompanhando você em todos os momentos! Você não paga nada para realizar cadastro!

Comece a resolver questões grátis e comentadas para concursos públicos! 

 

7. Como estudar para concurso: descanse

Estudar para concurso da melhor maneira não quer dizer apenas sentar na cadeira e colocar a mão na massa. Pode parecer óbvio, mas o seu corpo e a sua mente (especialmente no que diz respeito às funções que você não controla diretamente) também são participantes muito importantes nos seus estudos. Isso quer dizer que se não estiverem  sendo atendidos em suas funções essenciais, o foco não estará em aprender e sim na manutenção da sua saúde.

Por isso é tão importante encontrar o equilíbrio entre momentos de descanso e preparação, sem sacrificar refeições, horário de sono, momentos de lazer (sem exageros!)  e a realização periódica de atividades físicas. A famosa renúncia que tanto se fala no mundo dos concursos públicos, deve ser de atividades acessórias e não aquelas essenciais para manter a sua saúde! Ou seja, é desistir da balada toda sexta-feira para estudar e não dormir 1 hora por dia.

Cuidado para não romantizar o esforço sem limites! Você não é uma máquina e também precisa descansar. Ao organizar um bom plano de estudos e respeitá-lo, você perceberá que fica bem mais fácil encontrar o equilíbrio entre as atividades. E mesmo que você não tenha tanto tempo para estudar, também é melhor apostar na qualidade das horas do que na quantidade.

Volte ao topo

8. Como estudar para concurso: fique atento aos principais erros

Abaixo você confere os 21 principais erros mais cometidos por quem começou a estudar para concurso:

  1.  Observar apenas o número de vagas ou a remuneração;
  2. Escolher o concurso pela estimativa de baixa concorrência;
  3.  Não avaliar se está apto para a carreira;
  4. Não ler o edital adequadamente;
  5. Desconhecer o perfil da banca examinadora;
  6. Não destinar aos estudos – pelo menos uma vez por semana – o tempo exato que terá para resolver as questões da prova (simulados);
  7. Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
  8. Não resolver provas de concursos anteriores;
  9. Deixar sempre para amanhã o estudo daquela matéria mais difícil ou complexa;
  10. Não resolver questões e simulados desde o início da preparação;
  11. Comparar-se com outras pessoas;
  12. Subestimar a experiência do professor;
  13. Frequentar apenas cursos de exercícios sem ter estudado a teoria previamente;
  14. Experimentar novas técnicas às vésperas da prova;
  15. Começar a estudar para concurso apenas quando o edital é publicado;
  16. Usar, para os estudos, textos de leis extraídos de sites não oficiais;
  17. Iniciar a preparação para o teste de aptidão física apenas depois de divulgado o resultado da prova objetiva;
  18. Restringir-se a assistir às aulas do curso, sem reservar tempo para o estudo individual;
  19. Abandonar todas as atividades físicas – em especial a aeróbica – enquanto se prepara para o concurso;
  20. Sacrificar a sua saúde e bem estar para estudar mais, ao invés de pensar em estudar melhor;
  21. Desistir porque não está conseguindo atender a todas as suas expectativas de rendimento.

9. Como estudar para concurso: diversifique seus estudos

A diversificação de métodos de estudos é essencial em qualquer rotina: assim você quebra a monotonia de estudar para concurso e otimiza o processo de aprendizado. Parece muito cansativo ficar apenas na leitura de PDF e resolução de exercícios, não é mesmo?

Muitas vezes é preciso mudar de perspectiva, conferir dicas específicas sobre determinada seleção, renovar a motivação. Nas aulas gratuitas do canal Gran Cursos Online você pode encontrar tudo isso!

Veja, por exemplo, uma aula gratuita com o GranXpert Fernando Mesquita sobre as principais dicas de como estudar para concurso com foco nos concurseiros iniciantes:

10 . Como estudar para concurso: revise

Você sabia que existe uma tendência biológica que nos leva a esquecer cerca de 50% de tudo que estudamos? Esse fenômeno é conhecido como Curva do Esquecimento ou Curva de Ebbinghaus.

Isso quer dizer que para estudar para concurso de maneira otimizada, você não poderá apenas ir em frente, deixando os conteúdos para trás! Com isso, pode ser que aconteça o famoso “branco” mais para frente, quando estiver resolvendo simulados mais amplos para aquela matéria ou assunto específico que não ficou tão fixado.

Mas então, o que fazer? Sabemos que o tempo do concurseiro é reduzido, então é completamente inviável estudar novamente todos os conteúdos do zero. Para evitar isso, a formulação de materiais de revisão como resumos, mapas mentais, flashcards e esquemas poderá ajudar muito! 

E olha que legal: você também ganha muito na produção desses materiais! Isso porque eles estimulam o estudo ativo, uma maneira ainda mais rápida de assimilar conhecimentos.

Além disso, sabia que dá para revisar resolvendo questões também? Pois é! As maneiras são muitas! O segredo para o sucesso na hora de estudar para concurso é só não deixar de revisar com certa periodicidade, ok? E se você está perdido com os prazos e maneiras de revisar para concursos, não se preocupe! Preparamos um conteúdo para você!

Saiba como fazer revisão em concursos públicos! 

Estudar para concurso: curso gratuito por área!

O Gran Cursos Online oferece uma série de cursos gratuitos para quem está começando a estudar para concurso agora! Clique nos links abaixo e garanta sua participação!

Recursos para estudar para concurso: Curso gratuito 2022

Já pensou garantir mais de 250 horas de aulas gratuitas para concursos públicos? É a melhor maneira de iniciar os seus estudos! Além de contar com PDFS e videoaulas, você também poderá acessar mais de 1,7 milhões de questões de concurso e concorrer à prêmios!

Construa uma forte base para concursos nas matérias de: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional , Direito Penal – Parte Geral e Especial, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Administração Geral, Administração Pública
Administração de Recursos Materiais, Gestão de Pessoas, Ética, Informática, Raciocínio Lógico Operacional, Matemática, Contabilidade
AFO + LRF e Orçamento Público e Redação discursiva!

Faça a sua inscrição no curso gratuito 2022! 

Recursos para estudar para concurso: cursos gratuitos por carreira

Recursos para estudar para concurso: cursos gratuitos por cargo/órgão

Recursos para estudar para concurso: cursos gratuitos por matéria

Recursos para estudar para concurso: ursos gratuitos de motivação

Cursos gratuitos para OAB, CFC e Residências

Volte ao topo

 

Estudar para concurso: previsões para 2022

Os concursos públicos continuam acontecendo por todo país. São milhares de vagas e novos editais sendo publicados todos os dias! Fique ligado nas oportunidades com as informações disponíveis em nossa página de concursos abertos.

Nossa equipe também está ligada em todas as previsões de concursos e você pode conferir todos os detalhes nas matérias de concursos 2022!  Agora que você já conhece o básico para iniciar sua preparação, é hora de colocar as dicas em prática e começar a estudar para concurso de maneira otimizada.

Assinatura Ilimitada 7.0: garanta a melhor preparação em concursos públicos, OAB e CFC

A Assinatura Ilimitada 7.0 foi lançada! Com ela, você otimizar em 100% a sua maneira de estudar para concurso! Veja todos os recursos disponíveis:

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já conhece todas as dicas iniciais para começar a estudar para concurso!  Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
14

14


Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque


Comentários (14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.