Edital Exército CFO Saúde: Publicado! Saiba mais!

Edital Exército CFO Saúde: 116 vagas para as áreas de medicina, farmácia e odontologia

Avatar


16 de setembro7 min. de leitura

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 24 de junho de 2020 o edital para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército – CFO/S Saúde (edital Exército CFO Saúde). São oferecidas 116 vagas que abrangem as áreas de Medicina (107 vagas), Farmácia (4 vagas) e Odontologia (5 vagas). As inscrições foram efetivadas entre o período de 01/07 a 31/07/2020 por meio do site www.essex.eb.mil.br. A taxa: R$ 130,00. As provas acontecerão na data provável de 20/09/2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os candidatos deverão realizar as avaliações de máscara. Entenda!

Saiba todos os detalhes navegando no índice:

Situação Atual

  • 16/09 – Terceira retificação

Foi alterado o local de prova no município de Campinas/SP, veja:

  • Antigo local: Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Av. Soldado Passarinho, s/n, Fazenda Chapadão, Campinas/SP)
  • Novo Local: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Av. Papa Pio XII, 350 – Jardim Chapadão, Campinas/SP).

Linha do tempo

  • 14/08 – Segunda retificação

Consta no Diário Oficial da União do dia 14 de agosto de 2020, o seguinte:

Concurso Exército CFO Saúde

  • 15/07 – Primeira retificação

O edital foi retificado. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15/07. Foi incluído no edital de abertura o caput do artigo 52. Confira os detalhes clicando aqui.

Cargos, vagas e lotações

As provas para os candidatos interessados em ingressar no Curso de Formação de Oficiais da Saúde do Exército serão aplicadas nas cidades:

  • Rio de Janeiro/RJ
  • São Paulo/SP
  • Campinas/SP
  • Porto Alegre/RS
  • Santa Maria/RS
  • Belo Horizonte/MG
  • Juiz de Fora/MG
  • Curitiba/PR
  • Florianópolis/SC
  • Salvador/BA
  • Recife/PE
  • Belém/PA
  • Campo Grande/MS
  • Fortaleza/CE
  • Brasília/DF
  • Manaus/AM
  • Porto Velho/RO

Confira os detalhes quanto aos cargos ofertados:

  • Médico (Diversas especialidades)
    Vagas: 107
    Requisitos: Diploma de graduação na área de Medicina emitido por instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC; apresentar carteira ou registro profissional dentro da respectiva área; apresentar título de especialista (curso de especialização lato sensu), certificado ou diploma de residência, ou diploma de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado), na área objeto do Concurso de Admissão a que se referir à inscrição; apresentar declaração de “nada consta” do respectivo Conselho Regional (órgão controlador do exercício profissional).
  • Farmacêutico
    Vagas: 4
    Requisitos: Diploma de graduação na área de Farmácia emitido por instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC; apresentar carteira ou registro profissional dentro da respectiva área; apresentar declaração de “nada consta” do respectivo Conselho Regional (órgão controlador do exercício profissional).
  • Dentista
    Vagas: 5
    Requisitos: Diploma de graduação na área de Odontologia emitido por instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC; apresentar carteira ou registro profissional dentro da respectiva área; apresentar título de especialista (curso de especialização lato sensu), certificado ou diploma de residência, ou diploma de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado), na área objeto do Concurso de Admissão a que se referir à inscrição; apresentar declaração de “nada consta” do respectivo Conselho Regional (órgão controlador do exercício profissional).

Inscrições

O calendário de atividades  estabelece que o período de inscrições aconteceram entre os dias 01/07/2020 e 31/07/2020. A efetivação da inscrição deve ser feita por meio do site www.essex.eb.mil.br. A taxa é de R$ 130,00.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição deveria ser feita entre os dias 1º e 7 de julho. O candidato que desejasse isenção de pagamento da taxa de inscrição deveria solicitá-la, na área específica do sistema de inscrição, realizando as seguintes ações, conforme a situação na qual se enquadre:

I – para os doadores de medula óssea: assinalar esta opção na Ficha de Inscrição e informar o número de inscrição no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
II – para os constantes do CadÚnico: assinalar esta opção na Ficha de Inscrição e informar o Número de Inscrição Social (NIS); e
III – somente no caso de indeferimento do pedido de isenção, para o candidato de baixa renda, este poderá interpor recurso administrativo ao Comandante da EsSEx, solicitando sua inscrição, desde que apresente pessoalmente ou encaminhe para o e-mail da EsSEx (concurso@essex.eb.mil.br), anexado ao seu recurso administrativo, os documentos comprobatórios exigidos no Art. 23 do edital de abertura.

Etapas de prova

O concurso público do Exército CFO/S Saúde divide-se em duas etapas:

  • Primeira Etapa
    • Exame Intelectual
    • Prova de Títulos
  • Segunda Etapa
    • Inspeção de Saúde
    • Exame de Aptidão Física
    • Avaliação Psicológica
    • Revisão Médica

Prova objetiva

O Exame Intelectual, realizado em um único dia, tendo duração total de quatro horas, constitui-se de uma prova escrita, impressa em um caderno de questões, contendo 50 itens para todos os candidatos, diferenciada conforme a área a que estiver concorrendo.

I – para Medicina: assuntos básicos referentes às quatr grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia Geral), no valor de 10,000 pontos, assim distribuídos:
a) 1ª parte: Clínica Médica, contendo 20 questões objetivas, num valor total de 4,000 pontos;
b) 2ª parte: Ginecologia/Obstetrícia, contendo 10 questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos;
c) 3ª parte: Pediatria, contendo 10 questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos; e
d) 4ª parte: Cirurgia Geral, contendo 10 questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos.

II – para Odontologia:
a) 1ª parte: assuntos de conhecimentos gerais, contendo 20 questões objetivas, num valor de 2,500 pontos; e
b) 2ª parte: assuntos de conhecimentos específicos, por área e especialidade a que se destina o candidato, contendo 30 questões objetivas. Atribui-se a esta parte um valor total de 7,500 pontos.

III – para Farmácia: assuntos de conhecimentos gerais e de legislação específica, num valor total de 10,000 pontos. As questões apresentarão valores diferentes entre si, informados no enunciado.

Prova de Títulos

Esta etapa será exclusiva para o candidato ao CFO/S Saúde da área de Medicina, inscrito para vaga de médico com especialidade, possuirá o valor máximo de 10,000 pontos, terá peso três e será de cunho classificatório. A avaliação de títulos será realizada por Comissão Examinadora composta de Oficiais do Corpo Permanente da EsSEx designada especificamente para este fim.

Na entrega dos títulos, o candidato terá que apresentar o diploma de graduação na área para a qual está  concorrendo, com a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas.

Inspeção de Saúde

O candidato aprovado no Exame Intelectual, tanto para as vagas de ampla concorrência, quanto para as vagas reservadas a negros, que for convocado pela EsSEx será submetido ao Exame de Saúde.

Será necessária a apresentação dos seguintes documentos e exames:

  1. Documento de identificação e carteira de vacinação;
  2. Radiografia dos campos pleuro-pulmonares (com laudo);
  3. Teste ergométrico (com laudo);
  4. Eletroencefalograma (com laudo);
  5. Radiografia panorâmica das arcadas dentárias (com laudo);
  6. Audiometria (com laudo);
  7. Sorologia para Lues e HIV;
  8. Exame de detecção de Doença de Chagas, utilizando um dos métodos a seguir: hemoaglutinação; imunofluorescência; ELISA (ou imunoensaio enzimático) ou reação de Machado-Guerreiro;
  9. Hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH, e coagulograma completo;
  10. Parasitologia de fezes;
  11. Sumário de urina;
  12. Sorologia para hepatite B (contendo, no mínimo, HbsAg, e Anti-HBc – IgG e IgM) e hepatite C (Anti-HCV);
  13. Exame oftalmológico (com laudo, incluindo motilidade; acuidade visual; fundoscopia; tonometria; teste de Ishiara, relatando quais a cores em deficit);
  14. Glicemia em jejum;
  15. Ureia e creatinina;
  16. Radiografia de coluna cervical, torácica e lombar (com laudo incluindo a indicação dos ângulos de Cobb e Ferguson);
  17. Exame toxicológico, baseado em matriz biológica (queratina, cabelo ou pelo) com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, com laudo;
  18. Colpocitologia oncótica (exclusivo para o sexo feminino); e
  19. Teste de gravidez Beta-HCG sanguíneo (exclusivo para o sexo feminino).

Teste de Aptidão Física

O candidato convocado para o Exame de Aptidão Física deverá se apresentar portando documento de identificação e conduzindo traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis), na data prevista para a realização das tarefas.

A avaliação será feita por meio dos conceitos “APTO” ou “INAPTO”, decorrente da realização das tarefas a serem cumpridas, conforme as condições de execução a seguir:

I – corrida de 12 (doze) minutos:
a) execução: partindo da posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância máxima no tempo de 12 (doze) minutos, podendo interromper ou modificar seu ritmo de corrida;
b) a prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar) e predominantemente plano;
c) para a marcação da distância, deverá ser utilizada uma trena de 50 (cinquenta) ou 100 (cem) metros, anteriormente aferida;
d) é permitido ao candidato o uso de qualquer tipo de tênis; e
e) é proibido o candidato ser acompanhado por quem quer que seja, enquanto estiver executando a prova.

II – flexão de braços sobre o solo:
a) posição inicial: em terreno plano, liso e, preferencialmente na sombra, o candidato deverá se deitar em decúbito ventral, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para a frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro. Após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco, sem o apoio dos joelhos, até que os braços fiquem estendidos, mantendo o corpo reto e os pés unidos e apoiados sobre o solo;
b) execução: o candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo. Estenderá, então, novamente, os braços, erguendo, simultaneamente, o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição. Cada candidato deverá executar o número máximo de flexões de braços sucessivas, sem interrupção do movimento. O ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato, não havendo limite de tempo; e
c) o exercício deverá ser realizado sem o apoio dos joelhos no solo.

III – abdominal supra:
a) posição inicial: o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, afastados na largura dos ombros, sem uso de outro apoio, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice e versa). O avaliador deverá se colocar ao lado do candidato, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula. Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício;
b) execução: o candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição. Cada candidato deverá executar o número máximo de flexões abdominais sucessivas, sem interrupção do movimento, em um tempo máximo de 3min (três minutos). O ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do candidato; e
c) o candidato não poderá obter impulso com os braços afastando-os do tronco e, tampouco, retirar os quadris e os pés do solo durante a execução do exercício.

Avaliação Psicológica

Esta etapa será realizada por intermédio de um Exame Psicológico, que avaliará os seguintes aspectos:

I – intelectivo: destinado à verificação das aptidões e habilidades mentais gerais e/ou específicas do candidato em relação aos requisitos psicológicos exigidos para a carreira militar; e
II – personalógico: destinado à verificação das características de personalidade e motivacionais do candidato em relação às exigências da carreira militar.

Revisão Médica

O candidato aprovado em todas as fases do Concurso de Admissão será convocado, devendo se apresentar para a realização da heteroidentificação (se for o caso), revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula, no período estabelecido no Calendário Anual, na EsSEx, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A convocação de candidatos poderá ser realizada em quantidade superior ao número de vagas previstas.

Materiais gratuitos

Confira a seleção dos materiais de estudo gratuitos disponibilizado pelo Gran Cursos Online para você, concurseiro, ficar por dentro das disciplinas exigidas para a prova do concurso do CFO/S Saúde. Clique aqui e navegue.

Resumo Edital Exército CFO Saúde

Concurso Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército – CFO/S Saúde (edital Exército CFO Saúde)
Banca organizadora Comissão própria
Cargos Médicina, Farmácia e Odontologia
Escolaridade Nível superior
Carreiras Saúde
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 116
Remuneração A definir
Inscrições de 01/07/2020 a 31/07/2020
Taxa de inscrição R$ 130,00
Data da prova objetiva 20/09/2020
Link do edital Edital CFO S Saúde
Avatar


16 de setembro7 min. de leitura