Edital PM BA e CBM BA: concursos suspensos! Saiba mais!

Edital PM BA e CBM BA foram suspensos por decisão judicial. Provas foram aplicadas em janeiro

Foram suspensos os concursos da Polícia Militar do Estado da Bahia e d0 Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (Edital PM BA e CBM BA), por decisão judicial. A suspensão foi divulgada via comunicado da banca organizadora do certame, o Instituto IBFC.

A decisão foi proferida pela desembargadora Dinalva Gomes, que aceitou o pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE BA), no dia 16 de janeiro, mas que passou a valer após as provas objetivas e subjetivas do concurso. Segundo o documento, não há previsão de retomada, mas os concursos devem ficar suspensos “até o julgamento final do mérito ou modificação da decisão”.

Navegue pela matéria utilizando índice abaixo:

Situação atual

O edital da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros foram suspensos após pedido do Ministério Público da Bahia (MP BA), acatado pela Justiça. De acordo com o Ministério, que o edital do PM BA traz “exigências absurdas” de exames invasivos para as candidatas de sexo feminino.

Edital PM BA e CBM BA: remunerações e benefícios

De acordo com o edital o candidato matriculado na condição de Aluno(a) Oficial PM/BM receberá, a título de bolsa de estudo, R$ 3.410,68.

Os principais requisitos para se candidatar é ter ensino médio completo, nacionalidade brasileira ou portuguesa e idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, para o sexo masculino, é obrigatório ter estatura mínima de 1,60 m, já para o sexo feminino, a altura estipulada é de 1,55 m. Também é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação categoria B válida.

Edital PM BA e CBM BA: cargos e vagas

O concurso PM BA CBM BA oferta 1000 vagas para policial militar, sendo:

  • 100 femininas;
  • 900 masculinas.

Para bombeiro militar são 250 vagas ofertadas, sendo:

  • 43 femininas;
  • 207 masculinas.

Edital PM BA e CBM BA: etapas de prova

O certame será composto por 3 etapas:

  • Prova Objetiva
  • Prova Discursiva
  • Avaliação Mental, Avaliação Física e Investigação Social

A prova objetiva e a prova discursiva serão aplicadas no dia 19 de janeiro de 2020.

Último edital PM BA

Em 2017 foi realizado o último concurso PM BA. Na ocasião, foram ofertadas 2.750 vagas, sendo 2.000 para o quadro de Praças da Polícia Militar e 750 para o quadro de Praças do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

As vagas foram divididas entre os sexos masculino e feminino, ofertando assim, para o quadro da PM BA, 1.819 vagas para candidatos homens e 181 para mulheres.

O certame foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Provas

O concurso foi composto de duas etapas:

  • A primeira etapa de provas objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • A segunda etapa de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas foram aplicadas nas cidades de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba e tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos.

A prova objetiva foi constituída de 80 questões de múltipla escolha, contendo 5 alternativas de respostas, sendo apenas uma das alternativas a correta, e foi estruturada da seguinte forma:

  • prova de conhecimentos gerais – 30 questões;
    • Língua portuguesa
    • Matemática/Raciocínio Lógico
    • História do Brasil
    • Geografia do Brasil
    • Atualidades
  • prova de conhecimentos específicos – 50 questões
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Humanos
    • Noções de Direito Administrativo
    • Noções de Direito Penal
    • Noções de Igualdade Racial e de Gênero
    • Noções de Direito Penal Militar

Já para a prova discursiva, foram apresentados três temas para que o candidato desenvolvesse apenas um deles. A redação tinha que conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. À prova discursiva foi atribuído 100 pontos.

Depois de publicado o resultado final do concurso público e a sua homologação, os candidatos aprovados dentro do número de vagas foram convocados a realizarem Exames Pré-Admissionais, constituídos de Avaliação Psicológica, Exames Médicos-Odontológicos, Teste de Aptidão Física, Exame de Documentação e Investigação Social.

Análise Pré-Edital e Dicas de Estudo

O Gran Cursos Online oferece uma aula gratuita para você que quer se preparar para o próximo edital PM BA. A aula é ministrada por Jeferson Bogo, policial militar, professor de Informática e Coordenador das Carreiras Policiais do Gran Cursos Online e conta com informações sobre o último concurso, remunerações e dicas de estudos.

Conforme as dicas do professor Jeferson, é importante estudar pois: “No último edital de Soldado da PM BA, eram 2 mil vagas e, por fim, eles chamaram um número maior de candidatos.” Isso demonstra a importância da classificação no concurso e que, independente do número de vagas, é preciso estudar para uma boa colocação, pois há a possibilidade de aumento do número de candidatos chamados à função, durante a validade do edital.

Essa e outras dicas sobre o Edital e estudos, você confere no vídeo disponibilizado pelo Gran Cursos Online. Na reta final de estudos, todo o tempo de estudo é precioso e, quanto melhor o planejamento, mais chances de chegar no dia da prova com o conteúdo em dia. Confira!

Resumo Edital PM BA e CBM BA

3 Comentários

3 Comentários

  1. Agnaldo

    16/05/2017 19:06em19:06

    Tenho 32anos,posso participar do concurso

  2. Agnaldo

    16/05/2017 19:18em19:18

    Tenho32 anos posso participar do concurso da PM e do bombeiro da ba.

  3. ingrid

    28/07/2017 12:15em12:15

    ja saiu local da prova?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo