Edital SEFAZ BA: análise estatística do conteúdo da prova!

Avatar


26 de março2 min. de leitura

 Confira a análise estatística do conteúdo do edital Sefaz BA!

Confira a análise estatística do conteúdo do edital Sefaz BA!

Olá, Gran Alunos! Tudo bem?

O edital SEFAZ/BA está na praça. Muita gente que vai fazer a prova para Auditor-Fiscal – Administração, Finanças e Controle Interno se desesperou ao analisar o peso da disciplina Economia para a prova: nada menos que 36% dos conhecimentos específicos – que valem 165 pontos – estão embutidos no conteúdo de Economia, conforme apresentado na tabela abaixo:

O ponto é que não sabemos ainda exatamente como essas questões estarão distribuídas dentro do conteúdo do edital. Para tentar resolver esse problema, fiz um estudo detalhado de como a FCC tem se comportado nos concursos fiscais nos últimos anos. O resultado está apresentado abaixo.

Para facilitar o seu entendimento em relação ao que fiz, considerei o seguinte: peguei o conteúdo previsto no edital e vi o total de questões que a FCC já solicitou dentro das provas. Isso é mostrado na coluna Frequência Total (com o cabeçalho em azul). Depois disso, habilitei um novo filtro, em que é possível visualizar o conteúdo do edital somente para os concursos fiscais – isso é mostrado na coluna Concurso Fiscal, destacada em amarelo.

Por que eu fiz isso?

Porque eu queria testar se o conteúdo das provas fiscais está dentro de um padrão da banca ou se haveria uma predisposição diferente da FCC em alocar um conteúdo específico para esse tipo de certame.

A conclusão que eu tirei é que o conteúdo das provas fiscais vai bem em linha com o perfil da banca, com exceção do Modelo Keynesiano simples, que, para concursos fiscais, chega a representar 14% do conteúdo previsto em provas com edital semelhante, frente a uma representatividade de 6% em todas as provas da FCC.

Com essa distribuição % dos conteúdos, fiz uma simulação, mostrada na coluna Frequência Esperada na Prova, marcada em verde-escuro. Ela considera o que seria esperado dentro do padrão da prova.

 Contudo, fiz aqui um ajuste que achei pertinente – isso é mostrado na coluna Frequência Esperada na Prova Ajustada – marcada em vermelho. Veja que eu retirei uma questão das Estruturas de Mercado e adicionei uma no item Problemas e Modelos para a Questão Ambiental. Fiz esse ajuste porque, como esse conteúdo não é nem mapeado pela FCC, acredito que, pelo seu ineditismo, haja, realmente, a probabilidade de ele aparecer na próxima prova. A troca das questões se deveu, também, pela baixa frequência das Estruturas de Mercado nas provas de concursos fiscais.

Finalmente, note que existe pouquíssima probabilidade de os itens Teoria do Bem-Estar, Contas Nacionais e Contas Nacionais no Brasil aparecerem na prova. Não é que eles não irão aparecer, mas é matematicamente menos provável que isso aconteça. Lembro, ainda, que isso se refere às estatísticas da prova considerando o seu passado. Pode ser que haja uma alteração em face do que já aconteceu, mas eu não apostaria nisso.

Espero ter ajudado com essa análise.

Vamos aos estudos!

Gran Abraço!

Amanda Aires

Assessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


26 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Edital Sefaz BA