XXIII Exame de Ordem: saiu o edital. Confira os detalhes!

Avatar


30 de maio3 min. de leitura

EditalBacharéis e estudantes do 9º e 10º semestres, atenção!
A Fundação Getulio Vargas acaba de publicar em seu site o edital de abertura do XXIII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. É através deste exame que diversos bacharéis em Direito esperam concretizar o seu sonho de se tornarem advogados habilitados para o exercício da profissão.
As inscrições abrem hoje, dia 30 de maio, a partir das 17 horas. A inscrição consistirá na submissão, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://oab.fgv.br no período entre 17h00min do dia 30 de maio de 2017 e 17h00min do dia 09 de junho de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, do formulário de solicitação de inscrição devidamente preenchido. Submetido o formulário, o examinando deverá imprimir o boleto bancário correspondente, lembrando que a homologação da inscrição somente se dará após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais).
Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem preencher requerimento específico, disponível no site da FGV durante o período de inscrições. O resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa será publicado no dia 4 de julho de 2017.
A avaliação dos candidatos se dará por meio de prova objetiva e prova prático-profissional, de caráter eliminatório. A 1ª fase – prova objetiva – está programada para 23 de julho de 2017, das 13h às 18h, conforme o horário oficial de Brasília (DF). Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Já a prova prático-profissional que exige a elaboração de uma peça profissional e quatro questões escritas será aplicada na data provável de 17 de setembro de 2017. Ambas as provas serão aplicadas no turno da tarde e tem duração prevista de cinco horas.
Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados até às 22h do dia 23 de julho de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 07 de agosto de 2017. Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados até às 22h do dia 17 de setembro de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado na data provável de 10 de outubro de 2017.
O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das  12h do dia 08 de agosto de 2017 às 12h do dia 11 de agosto de 2017. O examinando disporá de três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional, das 12h do dia 11 de outubro de 2017 às 12h do dia 14 de outubro de 2017.
O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 22 de agosto de 2017. O resultado final do Exame está previsto para o dia 23 de outubro de 2017. Mais informações sobre o XXIII Exame de Ordem podem ser conferidos no edital.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Apesar do Exame de Ordem cobrar tudo aquilo que já foi lecionado durante o período acadêmico, é importante que haja uma preparação específica para a prova da OAB, pois o enfoque da abordagem do Exame e o aprofundamento de cobrança de alguns assuntos, muitas vezes se diferenciam daquilo que os alunos estavam habituados na graduação. Com isso, para quem deseja vencer essa etapa sem grandes dificuldades, é importante buscar um acompanhamento direcionado para a prova da OAB.
Conheça o Projeto Exame de Ordem e tenha o melhor acompanhamento para as duas fases do XXIII Exame de Ordem da OAB. A equipe do Projeto Exame de Ordem conta com mestres, doutores, professores e advogados que conhecem as particularidades das provas da OAB e que traçaram a ementa de um curso que visa auxiliar os alunos a consolidar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e montar uma estratégia de preparação eficiente para lograr êxito no XXIII Exame de Ordem.
Confira abaixo alguns depoimentos de advogados que trilharam sua caminhada de preparação com o Projeto Exame de Ordem:
Sthéfano Brito
Milena Marques
Juliana Santos
Evanete Martins
Amanda Victória
Verônica Cardoso 

Detalhes XXIII Exame de Ordem:

  • Banca organizadora: Fundação Getulio Vargas
  • Escolaridade: Nível superior em Direito
  • Estados: Nacional
  • Inscrições: de 30 de maio a 9 de junho
  • Taxa: R$ 260,00
  • Provas: 23 de julho (1ª fase) 17 de setembro (2ª fase)

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Avatar


30 de maio3 min. de leitura