A engenharia possui diversas ramificações e uma das mais famosas é o campo da elétrica. Ela compõe, com a civil e a mecânica, o trio mais antigo na profissão. Por consequência, o engenheiro eletricista é um dos cargos mais consagrados da área.
A questão é que ao longo do tempo, a elétrica se expandiu e, hoje, o engenheiro pode trabalhar com outras possibilidades além de projetos elétricos, como a área de telecomunicação e serviços eletrônicos, que também faz parte de seu escopo.
Dessa forma, esse profissional acaba trabalhando em muitos locais que as pessoas nem imaginam. Se você pretende seguir essa carreira ou tem curiosidade de saber mais, continue a leitura!
O que um engenheiro eletricista faz?
O engenheiro eletricista é responsável por projetar sistemas de serviços eletrônicos, elétricos e de telecomunicações, além de realizar os testes e analisar as configurações técnicas, materiais, equipamentos e instalações.
Apesar da ideia de que eles trabalham apenas com projetos de sistemas elétricos para a iluminação de casas ou espaços públicos, eles são habilitados a ocupar diversas vagas. A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, por exemplo, é uma atividade que eles podem desenvolver em usinas hidrelétricas.
Também cabe a eles toda a parte de planejamento e construção de dispositivos eletrônicos. Ou seja, os engenheiros eletricistas selecionam os componentes eletrônicos, desenvolvem os circuitos e integram as tecnologias necessárias.
A telecomunicação é outro ambiente onde eles atuam, uma vez que desenvolvem as habilidades para trabalhar com redes de telefonia, sistemas de transmissão de dados e tecnologias sem fio.
Qual o salário de um engenheiro eletricista?
Segundo o Glassdoor, o salário de um engenheiro eletricista no Brasil é de R$ 12.060. Porém, esse valor pode variar de acordo com a cidade ou estado em que você trabalha.
Além disso, ter um emprego na rede privada ou pública também influencia quanto você recebe. Caso esteja em uma empresa privada, o tamanho dela e o seu nível — júnior, pleno ou sênior — também serão fatores que vão mexer com esse valor.
Como é o mercado de trabalho para o engenheiro eletricista?
O mercado de trabalho para um engenheiro eletricista está muito aquecido e em expansão, uma vez que as oportunidades de emprego vêm crescendo por conta da entrada de profissionais no ramo da tecnologia.
É possível trabalhar com esta profissão em empresas privadas, indústrias, órgãos públicos ou organizações não governamentais. Além disso, mesmo nesses quatro ambientes, o engenheiro pode desempenhar diversas funções.
Eles podem cuidar da:
- parte elétrica dos projetos;
- dos sistemas de comunicação;
- geração e distribuição de energia;
- automação e controle das máquinas;
- manutenção e gerenciamento de sistemas;
- programação e codificação.
Existem diversos concursos abertos que abrangem o cargo de engenheiro eletricista e oferecem uma carreira sólida e com bons pagamentos.
Como se tornar um engenheiro eletricista?
O primeiro passo para se tornar engenheiro eletricista é adquirir um diploma de graduação em uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em seguida, é necessário estar vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do seu estado.
Essa segunda etapa é muito importante, porque, caso você não tenha um registro no CREA, não pode ser contratado para cargos de engenheiro nem assinar projetos.
Além disso, é bem comum os alunos saírem das faculdades de engenharia elétrica com algum contato com a ênfase que mais se interessam. Algumas, inclusive, inserem essa informação no diploma.
Dessa forma, é importante buscar especializações e pós-graduações na sua ênfase para aprofundar conhecimentos e aprimorar aquilo que você já aprendeu. A engenharia trabalha de mãos dadas com a tecnologia, o que significa que é uma área que muda muito rápido em pouco tempo.
Agora que você sabe como é a carreira de um engenheiro eletricista, continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos sobre outras profissões relacionadas a essa área!
Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa