Erros de um concurseiro

Avatar


14 de dezembro3 min. de leitura

Olá, hoje vamos tratar de um assunto que aflige todos os candidatos de um concurso público! Quais são os principais erros que um concurseiro pode cometer?

  1. Não ler o edital

Essa é uma das regras mais importantes! O candidato deve ler o edital do concurso que vai prestar! Esse é o ponto de partida da sua trajetória.

É de extrema importância fazer uma análise de quantas questões serão cobradas no certame, se uma questão errada anula uma correta, a data da prova, a matéria que será cobrada etc.

  1. Escolher o cargo apenas pela quantidade de vagas e pela baixa concorrência

Aprenda uma regra básica no mundo dos concursos: seu único concorrente é você mesmo! Se você se empenhar bastante e estudar de forma adequada, você vai atingir seus objetivos!

Então, não escolha uma carreira baseando-se apenas em números de concorrentes! Escolha uma carreira em que você domine a matéria que será cobrada no certame!

  1. Escolher uma carreira apenas pelo salário

Outro erro bastante comum. Escolha uma carreira em que você tenha afinidade com as atividades que serão desempenhadas! Dinheiro não é tudo! Quer um exemplo?

  1. Não ter conhecimento sobre a banca que vai realizar o concurso

Faça dezenas, se puder, centenas de questões já aplicadas pela banca que vai realizar o concurso que você vai prestar! Isso é fundamental para você compreender o perfil da banca que vai realizar o concurso e também vai ajudar na velocidade para resolver as questões no dia da prova.

  1. Não esgotar a matéria prevista no edital

Em todos os concursos em que fui aprovado, eu consegui riscar linha por linha da matéria prevista no edital! Nos concursos em que eu não fui aprovado, eu não consegui fazer isso!

Além de trazer uma segurança enorme no dia da prova, isso evita que você tenha qualquer tipo de surpresa desagradável do tipo: “do que ele está falando nessa questão?”

  1. Começar a estudar apenas com a publicação do edital

Acredite, ninguém consegue cumprir a regra anterior no prazo entre a publicação do edital e a prova! Estude baseando-se no edital anterior do concurso que você deseja prestar.

Fazendo isso e dependendo de há quanto tempo está estudando, quando o edital do seu concurso for publicado, você vai apenas complementar seu estudo com as modificações e revisar tudo!

  1. Pensar que um colega é bem melhor do que você

Nunca faça isso! Cada um tem sua história e construiu seu conhecimento com muito esforço e dedicação! Nunca olhe um candidato como um ser inatingível! Se ele está com desempenho melhor do que o seu, pode ter certeza que ele está nessa caminhada há mais tempo do que você ou com mais dedicação. Então, faça seu melhor para também chegar a esse nível!

  1. Estudar com base em estatísticas do que foi mais cobrado em provas anteriores

Amigo, o edital é extenso justamente para dar liberdade para o examinador cobrar o que ele bem entender! Não é porque, na prova anterior, caiu mais um determinado assunto que isso vai se repetir! Não se engane! Esgote o edital e não fique fazendo essas estatísticas malucas!

  1. Começar a treinar para o teste físico do concurso apenas quando for aprovado nas fases anteriores

Geralmente, concursos das carreiras policiais exigem prova de aptidão física. São provas bastante puxadas que demandam um bom preparo físico do candidato. Então, treine com certa antecedência e com uma frequência regular.

Não deixe para começar a treinar apenas quando for aprovado nas fases anteriores. Acredite, você não vai virar um atleta do dia para noite! Além disso, praticar exercícios regularmente vai fazer com que você esteja mais disposto para a maratona dos estudos!

  1. Estudar utilizando apenas uma fonte de estudo

O conhecimento tem que ser criado por várias fontes de estudo. Costumo falar que o conhecimento é adquirido com base em cinco pilares: assistindo a uma boa videoaula; utilizando um bom material escrito (livro ou PDF); estudando jurisprudência; leitura da letra da lei e muitos exercícios.

Se você fizer isso, vai atingir a plenitude do conhecimento. Não adianta você estudar utilizando apenas uma dessas fontes! Ela nunca vai ser completa!

  1. Não fazer planejamento de estudos

Planeje seus horários de estudo e procure cumpri-los. Tem gente que trabalha meio período e não arruma tempo para estudar e tem gente que trabalha o dia todo e, mesmo assim, consegue estudar.

Você deve ter uma organização eficiente! Tenha um planejamento semanal. Coloque o horário de estudo, o horário de trabalho, o horário da atividade física etc.

  1. Redes sociais

As redes sociais não precisam ser esquecidas. Aliás, podem ser uma excelente ferramenta de estudo, principalmente para você se manter atualizado sobre as inovações legislativas. Procure seguir, nas redes sociais, professores renomados de cada matéria, geralmente eles comentam alguma novidade que foi publicada.

  1. Desistir

Esse, na minha opinião, é o pior erro de todos! Pense no concurso como se ele fosse uma fila em que todo mundo quer ser atendido. Agora, imagine que você esteja estudando há algum tempo, mas ainda não obteve êxito. Aí,, no meio dessas reprovações, você desiste e abandona tudo.

Sabe o que você acabou de fazer? Você já estava no meio da fila e voltou para o final dela! Vai ter que se empenhar por mais tempo ainda para voltar a ficar bem colocado nessa fila!

Eu passei por isso e não desisti! Fui reprovado no concurso de delegado da PCDF em 2009 e fui aprovado no de 2014. Estava no meio da fila e persisti até ser “atendido”! Nunca desista! A persistência é a chave do sucesso!

Seguindo todos esses passos e fugindo desses erros mais comuns, você estará cada vez mais próximo da sua aprovação!


André Coelho – Delegado da Polícia Civil do DF. Aprovado em diversos concursos públicos, entre eles: Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral; Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF; Analista Judiciário do TRF 1ª Região; Analista do MPU; Escrivão de Polícia da PCDF e Oficial de Justiça Avaliador Federal do TJDFT. Coach certificado pela Unieducar.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


14 de dezembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching concurseiro