Esqueça o “E se…” para ser aprovado

Avatar


15 de Abril de 2021

A gente sabe que a vida do concurseiro não é fácil, ainda mais em um cenário de incertezas; contudo, uma mente especulativa pode complicar mais esse cenário. Tenho visto muitos alunos que se preocupam com coisas que fogem do seu controle e acabam utilizando isso como argumento para perder o ritmo dos estudos.

O concurseiro já tem muitos problemas reais e deve manter o foco neles. Diariamente, busque vencer o cansaço, busque vencer as suas horas líquidas, busque vencer a procrastinação, busque vencer o sono. Nós já temos que lidar com problemas reais, então foque estes problemas e busque não especular quanto aos demais cenários que podem vir a existir ou não.

Tenho muitos alunos que sofrem muito com especulações quanto à possível Reforma Administrativa. Alguns alunos sofrem achando que os concursos vão acabar. Todos nós sabemos da importância do serviço público e por que os concursos não podem acabar. Isso é fato, mas o que eu quero que você entenda é que só o fato de você perder tempo pensando a respeito, o que é prioridade (estudar) acaba ficando em segundo plano.

Nos últimos meses, a maior preocupação dos concurseiros tem sido a suspensão das provas devido à pandemia. E novamente os alunos têm perdido muito tempo com especulações que fogem do seu controle.

Sempre oriento meus alunos a se perguntarem diante de qualquer problema: “isso compete a mim? Posso fazer algo a respeito?”. Caso seja algo que foge do controle dos alunos, recomendo que não gastem tempo pensando a respeito, tal como o exemplo do adiamento ou não das provas.

Por outro lado, se o problema é algo que compete ao aluno resolver, faço outra pergunta: “é algo que você pode resolver agora ou é alguma situação que você deve lidar, mas só daqui a algum tempo?”. Porque, se é algo que compete a você, mas você não pode fazer nada a respeito nesse momento, então não vale a pena você utilizar o seu tempo para especular sobre o problema.

Quanto mais energia e tempo a gente gasta pensando em situações que podem nem vir a acontecer, lamentando-se por elas, mais tempo perdemos. Trata-se de um tempo precioso, que deveria ser dedicado para você avançar nos estudos.

Você quer ser aprovado? Então, pare de pensar, inclusive, na prova; pense no que você pode fazer HOJE para alcançar esse objetivo a médio/longo prazo. Entenda que a aprovação você conquista com suas atitudes diárias. Por isso, foque o processo, e não o resultado. É isso que vai fazer a diferença na sua caminhada.

Mas os “E se…” não param por aí. A gente sabe que cada concurseiro tem que lidar com dificuldades e medos diferentes. “E se eu estudar por meses e não for aprovado?” é outra frase muito comum entre quem está estudando para concurso. Mas novamente eu digo: as pessoas têm se preocupado com especulações, com o futuro que talvez não ocorra, e esse não é o caminho para o sucesso.

Se a sua prova for acontecer na data esperada, o que você deve fazer? Estudar! Se a sua prova for suspensa/adiada, o que você deve fazer? Estudar! Devemos sempre focar o que você pode fazer para ter êxito, independente dos cenários. Pare de criar novas perguntas e comece a responder àquelas que você já fez.

Ignore o contexto e foque soluções práticas, aquilo que você pode e deve fazer para atingir a sua aprovação. A prova pode até ser adiada, mas as vagas precisam ser preenchidas e, mais cedo ou mais tarde, a prova será remarcada. Por isso, você deve manter o foco no seu objetivo diário.

Posso citar uma infinidade de “E se…” com que a gente precisa lidar. Quais são os seus? E se eu não aprender Raciocínio Lógico? E se eu não aprender Português? E se não der tempo de estudar todo o conteúdo? E se eu não conseguir me lembrar de tudo que eu estudei?

Enfrente cada preocupação traçando metas específicas, lembrando-se, claro, de que algumas preocupações não competem a você e você não pode fazer nada a respeito. Então, apenas vire a página e siga em frente.

Contudo, quanto ao que compete a você, identifique cada dúvida que você tem sobre a sua preparação ou sobre a sua capacidade e busque soluções práticas. Saiba que ninguém sabe 100% de todas as disciplinas. Todos nós temos dificuldades e facilidades para aprender os mais diversos assuntos. Não questione a sua capacidade de aprender, tenha convicção de que você irá aprender, leve menos ou mais tempo, mas você vai aprender.

Esqueça também a obrigatoriedade de estudar todo o conteúdo programático até a prova. Se houver tempo, será excelente; mas, se não der tempo, saiba que a maioria dos aprovados não finaliza todo o conteúdo. Por isso, foque o que é possível e o que está ao seu alcance.

E se você tiver medo de esquecer o conteúdo no dia da prova? Primeiramente faça revisões constantemente, isso vai te ajudar a não esquecer o que você vem estudando. Além disso, faça simulados, esteja preparado emocionalmente para o dia da prova.

Não importa qual ou quais são os seus “E se…” que mais têm te atrapalhado, identifique cada um deles e descubra qual é o seu papel para resolver aquilo que tem te preocupado. Às vezes, a solução vai ser simplesmente esquecer, mudar o seu foco. Quando esse for o caso, desapegue. Se a sua preocupação é quanto à data da prova ou a qualquer coisa que foge do seu controle, esqueça isso e concentre todas as suas energias no que você pode fazer para alcançar os seus objetivos, independente dos cenários possíveis.

Então, vamos lá: identifique todos os seus “E se…” e veja em quais deles a solução depende de você. Nos demais, deixe de lado, não gaste sua energia. Entretanto, para todos aqueles que dependem de uma postura sua, trace metas, liste qual atitude você precisa tomar para superar cada um dos obstáculos e vamos em frente!

Conte comigo e com o Gran Cursos Online,

Micael Portela

Avatar


15 de Abril de 2021