Estada ou estadia? Por: Elias Santana

Avatar


01 de março2 min. de leitura

Chegamos ao nosso quase segundo Réveillon: já que muitas pessoas dizem que o ano só começa depois do carnaval, por que não entender esse período como um segundo Ano-novo?

Por se tratar de um feriado significativamente prolongado, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar. Com isso, um questionamento surge: no destino – seja ele hotel, hostel, república, camping ou pousada –, você vai aproveitar a estada ou a estadia?

Para esclarecer essa dúvida, contei com duas inspirações: o Dicionário de Dificuldades da língua portuguesa, do Cegalla (que é uma obra bastante acessível), e a explicação da professora Ana Victória, que ministra aulas para ENEM e Vestibulares em Goiânia. Segundo ambos, estadia diz respeito à “permanência de um navio em porto, de um avião em aeroporto ou de veículos automotores em garagem ou estacionamento. Veja o exemplo:

• A estadia do avião presidencial no Aeroporto de Brasília impressionou a todos.

• Preciso encontrar uma estadia para o meu carro.

• Qualquer estadia de um navio no porto é uma atração turística.

Em contrapartida, a palavra estada significa o “ato de estar; permanência de pessoa em algum lugar. Em outras palavras, usamos estadia em vez de estada em muitas oportunidades:

• Senhora, a sua estada no hotel foi agradável?

• Espero que você aproveite a sua estada em São Paulo!

• Uma estada no exterior custa caro.

Portanto, após este texto, acredito que você não terá maia dúvidas acerca da diferença entre estada e estadia. Se, por acaso, você for viajar durante o carnaval, desejo que aproveite bastante a sua estada no seu destino!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


01 de março2 min. de leitura