Estou velho e perdi tempo na vida

Avatar


09 de novembro2 min. de leitura

Não iniciaremos este texto falando que o dono do Mc Donald’s e o dono da Disney venceram a vida aos 70 ou 80 anos e outros BLABLABLÁS que ouvimos por aí em relação à idade, pois essas pessoas são exceções. E no dia em que as exceções virarem regras estaremos MUITO perdidos. Isso parece prêmio de consolação e uma empatia tóxica.

Quando jovens, somos muito estranhos. Não temos inteligência nem preparo suficiente para chegarmos à MATURA IDADE. Inventamos a crise dos 30, 40, 50. A curva da idade já se deslocou há cerca de 10 anos ou mais. A longevidade está cada vez maior. Antes, morríamos por causa de um canal no dente aos 34.

A verdade é que, nessas crises, olhamos para os outros e não para nós mesmos. Vimos o sucesso alheio e a nossa vida? Estamos velhos e levando…

A crise não é pela idade. É pelo tempo que está escoando nas mãos. Nada é palpável: notícias, provas, mortes. A velocidade de informações está difícil de gerir. Sim, não é idade. É tempo e velocidade. Não é idade. É comparação e massacre psicológico nesse processo.

Sim, estamos envelhecendo. TODOS nós estamos. Fisicamente. O importante aqui é pontuar em que medida. Conheço pessoas que possuem 46 anos e emocionalmente são como crianças. Em contrapartida, pessoas de 30 que eu apanho em uma conversa sobre bolsa e negócios. E com uma maturidade fora do normal.

Perceberam que já utilizei a palavra MATURIDADE? Maturidade é perceber que podemos estar com uma pessoa hoje e ela morrer amanhã. Maturidade é olhar aquele professor que te ensina e que é sua referência e perceber que ele tem problemas muito maiores do que os seus. Maturidade não é cair na armadilha do Instagram e ver que todos estão bem, menos você.

Ninguém está pronto para a velhice. Com 30 anos, você está mais novo do que com 40 e, com 40, está mais novo do que com 60. E todas essas décadas estão VOANDO. É um sopro entre elas.

Algumas pessoas são chamadas de almas velhas. Outras, abobadas com a idade que possuem. Eu só sei que tenho a idade do céu. E fico embasbacada com infantilidades que pessoas maduras fazem, como todos nós e chocada com a minha sobrinha que tem a maturidade em algumas situações que eu nem imaginava que ela tivesse.

Esse papo de idade não levará a nada. Vamos falar de maturidade?

Um amigo me disse uma vez: fulana tem um milhão na conta aos 35 anos. Eu respondi: não daria nem três milhões para ter aquela vida. A vida que muitos de vocês invejam, mas aos olhos profundos e clínicos observamos: que criança e que vida medíocre.

No nosso divã falaremos sobre IDADE, MATURIDADE E VELHICE. SEM ROMANTISMO E IDEALIZAÇÕES.

Sim, estamos todos envelhecendo.

Avatar


09 de novembro2 min. de leitura