Estudando ao máximo no pós-edital

Avatar


29 de Setembro de 2020

A sua preparação para concurso público envolve um longo percurso e, durante toda a sua trajetória, você vai passar por diversas fases; entre elas, está o momento no qual é lançado o tão aguardado edital. Quando este é publicado, inicia-se a contagem regressiva para a prova, que, geralmente, ocorrerá num intervalo entre dois a quatro meses. Esse momento é de grande importância, porque pode alterar toda a preparação prévia do candidato – a exemplo do edital para Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal, que pegou a todos de surpresa, pois excluiu matérias tidas como certas para cair na prova e incluiu matérias inéditas no histórico dos concursos públicos desse órgão.

O primeiro ponto a ser tratado é que o candidato DEVE LER O EDITAL. O edital é lei geral que regerá todo o seu concurso público. Nele estão todas as regras e conteúdos os quais incidirão na sua prova. Toda regra do jogo está ali, e será muito difícil conseguir vencer esse desafio sem conhecer as regras dele. Portanto, separe um tempo razoável e leia o edital, dando ênfase a pontos especiais que destacaremos ao longo desse artigo. Porém, já fique de olho nesses pontos:

 

  1. Preste atenção no período das inscrições e na data de pagamento da taxa de inscrição;
  2. Verifique se você já preenche ou se preencherá os requisitos exigidos para o cargo;
  3. Olhe e anote a data da(s) prova(s) e, se isso já estiver definido, o turno de realização delas (matutino ou vespertino);
  4. Observe as disciplinas que serão cobradas e qual o peso de cada uma delas;
  5. Dê muita atenção ao conteúdo programático (momento do checklist).

 

É muito importante verificar o conteúdo programático, porque esse é o momento de se fazer um checklist do seu estudo. Se você estava se preparando de maneira devida e já vinha estudando há algum tempo no pré-edital, é natural que tenha criado uma bagagem e adquirido certo conhecimento para a prova. Então agora é momento de comparar as etapas e fazer algumas perguntas:

 

  1. Quantas disciplinas estavam previstas no edital?
  2. Quantas dessas disciplinas eu já estudei?
  3. Quantas falta estudar?
  4. Das disciplinas que já estudei, já completei todo o conteúdo que será exigido?
  5. Se não, quais matérias ainda faltam?

 

Eu sugiro que utilize um meio visual para fazer isso, seja uma planilha ou o edital impresso, e vá destacando esses tópicos com cores diferentes. Esse checklist embasará todo o seu estudo do momento da publicação do edital para frente, por isso a tamanha relevância dessa etapa. Este será o seu ponto de partida para descobrir como organizar o estudo pós-edital. Se você já estudou a maior parte do conteúdo programático previsto, a sua organização deverá priorizar a revisão dessas matérias, encaixando no seu ciclo de estudo o pouco que te falta aprender. Se você viu pouco ou quase nada do que está sendo cobrado e ainda falta bastante conteúdo para estudar, será preciso priorizar em sua carga horária o aprendizado desses novos assuntos, e, claro, não deixe de incluir no seu ciclo de estudos um tempo adequado para revisão do conteúdo já visto.

Depois disso, é hora de montar uma estratégia. Verifique se o seu edital exige uma pontuação mínima para cada disciplina; caso isso aconteça, não se pode negligenciar nenhuma disciplina. Exemplo: se está fazendo prova para Delegado e, no edital, são previstas seis questões de Medicina Legal, exigindo-se o mínimo de 50% de pontuação em cada disciplina, você deverá acertar ao menos três questões de Medicina Legal. Isso afeta em muito a sua estratégia, porque nenhuma matéria poderá ser negligenciada, uma vez que de nada adiantará ao candidato gabaritar a prova de Direito Penal se não fizer o mínimo em Medicina Legal.

Também é importante que sua estratégia no pós-edital esteja alinhada com a quantidade de questões estabelecidas para cada matéria, e o volume de seu conteúdo programático. Exemplo: não havendo percentual mínimo exigido, o candidato deve traçar um estudo mais voltado para as disciplinas de maior incidência, como no caso da prova para Delegado da Polícia Civil do estado do Paraná, na qual são exigidas cinco questões de Direito Civil, um conteúdo programático mais extenso que Direitos Humanos e Criminologia – nessas disciplinas, também são exigidas cinco questões, porém o conteúdo programático delas é mais enxuto.

Nesse momento do pós-edital, também é a hora de você usar e abusar de simulados e resolver muitas questões (de preferência, é claro, da banca examinadora do concurso o qual pleiteará). Lembrando que SEMPRE DEVE SER UTILIZADO O ESTUDO REVERSO. Não esqueça também de fazer muitas revisões. Comece pelas matérias mais fáceis e com maior índice de incidência, além de dar uma carga maior àquelas nas quais você apresentou maior dificuldade ao longo de seu estudo.

Por fim, claro, não entre em pânico. Sair o edital é uma etapa natural do seu percurso, e o momento da prova não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você se preparou bem, seguiu todas as etapas direitinho, vai fazer uma boa prova, e é com isso que deve se preocupar. A aprovação ocorrerá no momento devido e, se não for nesse concurso, será no próximo. Nós falamos milhares de vezes, mas é verdade: concurso público é uma fila, você atingirá o seu sonho, basta não sair dela. Eu só conheci dois tipos de pessoas que estudam para concurso público: aquelas que passam e aquelas que desistem. Qual dessas será você é só uma questão de escolha pessoal. Vá para a prova de cabeça fria e dê o seu melhor. Se for aprovado, comemore cada ganho conquistado, mesmo que haja mais fases pela frente. Se for reprovado, não baixe a cabeça. Novas oportunidades sempre surgirão. Verifique o que pode ser melhorado e não perca o entusiasmo. Você vai passar. É só uma questão de tempo.

Essas e outras grandes dicas e artigos nós temos aqui no Gran Cursos Online. Para você que ainda não conhece os nossos serviços, aqui nós temos uma equipe capacitada, da qual tenho orgulho de fazer parte, composta por profissionais altamente habilitados e preparados, nossos GranXperts. Nosso trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo e, com isso, venha obter o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

 

Avatar


29 de Setembro de 2020