Estudando e escutando música ao mesmo tempo

Avatar


15 de agosto3 min. de leitura

Olá, pessoal! Sou o coach Diego Souza, e o papo de hoje é sobre estudar e escutar música ao mesmo tempo.

Já ao ler o tema do artigo, muitos devem estar se questionando da eficácia, outros têm a certeza de que funciona, e os mais radicais não terminarão este parágrafo (mas não faça isso, tá?).

De antemão digo que para mim funciona, porém nem sempre foi assim, e você irá entender por quê.

Mas, como na maioria das coisas da vida, a teoria vem antes da prática, então vamos a ela. Vários estudos afirmam que estudar escutando música aumenta a atenção, concentração e desempenho; outros também incluem que essa técnica auxilia no desempenho da memória de indivíduos com déficit de atenção.

Porém, nessa sua fase de concurseiro, pouco importam essas pesquisas, motivo pelo qual não irei detalhá-las. O que você deseja é saber se vai funcionar nos seus estudos ou não, e esse caminho das pedras irei aprofundar agora.

O uso da música irá te ajudar dependendo do que você escutar. Nunca estude e escute músicas das quais conheça o idioma, pois o cérebro entende que está fazendo duas tarefas ao mesmo tempo, o que diminuirá sua atenção e concentração, resultando na não assimilação da matéria e te deixando mais longe do seu tão sonhado cargo público.

Também não vale escutar músicas agitadas que confrontam com o ambiente de tranquilidade que os estudos precisam, pois elas terão efeito contrário: em vez de calmo, atento e concentrado, ficará excitado e ansioso ou em estado beta, o qual é ideal para quando for a uma balada, mas não nos estudos.

Mas então, o que é recomendado?

Aconselho a seguir uma rotina. Sempre antes dos estudos, pare cinco minutos para relaxar. Pode ser com meditação ou ouvindo músicas que ajudam a conduzir o cérebro ao estado alfa, no qual seu poder de concentração e de memorização serão otimizados.

Os sons já reconhecidos como bons para os estudos são:

  • Sons da natureza − deixam você menos tenso e aumentam o funcionamento cognitivo, que é a habilidade de processar informações através da percepção;
  • Música clássica − ajudam a manter o ritmo de estudos por mais tempo, a reter e a consolidar melhor as informações.

Confesso que realmente os tipos acima são ótimos, mas para mim o que mais funciona é a vibração conhecida como ondas alfa, tão potencializada quando estamos meditando, o que aliás também é excelente, mas isso será tema de outro artigo.

As ondas conhecidas como alfa são produzidas pelo nosso cérebro e correspondem a uma onda cerebral lenta, com um ciclo de milissegundos, atuam fortemente contra distrações e funcionam como um mecanismo bloqueador de situações externas irrelevantes, aumentando o poder de concentração e memorização.

A atividade de ondas cerebrais alfa é comum em pessoas criativas ou em momentos relaxantes, como ioga, meditação, ou depois de beber algumas cervejinhas moderadamente. Porém, momentos relaxantes são exceções na rotina de um concurseiro focado em suas metas. Tudo bem, você poderá praticar ioga ou meditação diariamente, mas e durante as horas de estudo?

Para essas horas, devemos agradecer ao nosso alto estágio científico na humanidade. Essas ondas foram simuladas, e hoje, para encontrá-las, basta uma pesquisa na internet. Sendo nesse momento do texto que eu te explico o início do artigo, em que afirmei que nem sempre estudar ouvindo música me ajudou. Essas ondas foram um achado espetacular, e hoje, na minha rotina diária e nas minhas leituras, elas estão sempre comigo.

Inclusive, escrevendo este artigo, estou escutando-a. Já é minha eterna parceira. Até minha esposa já teve ciúmes, perguntando quem era essa tal de Alfa. Quero nem ver se minha filha, hoje com dois meses, puxar para ela.

Assim, meu conselho é que, na dúvida, experimente pelo menos uma semana. Antes de começar os estudos, sente no seu local de estudo, coloque os fones de ouvido e comece a escutar as ondas alfa em volume baixo, feche os olhos por dois minutos e relaxe. Após, e ainda escutando as ondas, levante-se, alongue-se por mais 3 minutos.

Feito o relaxamento inicial, é só começar a estudar e, claro, sempre com a música na cabeça. Mas, se quiser otimizar ainda mais, baixe a gravação de ondas alfas com 50 minutos, correspondente ao seu ciclo de estudos. Dessa forma, faça pausas de cinco minutos quando a música acabar, porque é capaz de você nem ver o tempo passar de tão concentrado que ficará.

 


Diego de Lima Souza – Aprovado em cinco concursos. Graduado pela Universidade de Brasília em Biologia (bacharel e licenciatura). Policial Rodoviário Federal: Cargo atual, aprovado na primeira turma, classificação final 168º lugar. Núcleo de Gerenciamento Logístico e Apoio Operacional. Trabalho na Sede do Departamento de Polícia Rodoviária Federal


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


15 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching para concursos