Estudar certo vai revolucionar a sua vida

Avatar


16 de Julho de 2021

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70, de 80 pontos possíveis, na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser uma das maiores pontuadoras do exame unificado.

Obtive bons resultados de forma rápida. Por isso, proponho a você:  vamos aprender a estudar certo definitivamente?

Eu sei que já te falaram por diversas vezes que “basta continuar na fila dos concurseiros que a hora da sua aprovação chegará”. Não é bem assim, viu?! Passa aquele(a) que está melhor preparado, e não quem mais estudou ou quem mais tem material.

Pois bem. Acontece que o candidato que será aprovado de forma mais rápida é aquele(a) que compreendeu, o mais cedo possível, que estudar certo antecipará a sua aprovação e, consequentemente, revolucionaria a sua vida e a da sua família também.

Então, se você realmente quer ser um candidato de alta performance, invariavelmente você precisará:

 

01) ESTUDAR DE FORMA ATIVA

Isso significa, resumidamente, que você deverá colocar o seu cérebro para trabalhar enquanto estuda. Quanto mais trabalho para ele, mais fácil ele conseguirá recuperar ativamente as informações no dia da prova.

Ou seja: vamos parar de assistir cinco horas de videoaula sem criar um material próprio? Vamos parar de ler 100 páginas por dia sem criar um material de revisão, fazer tabelas, gráficos ou mapa mental?

 

02) ENTENDER QUE QUALIDADE É MELHOR DO QUE QUANTIDADE

Nunca foi sobre quem mais estuda. É sobre quem estuda melhor.

Além disso, não adianta estudar durante oito horas na segunda-feira e passar os próximos dois dias sem estudar. Somente um estudo ativo, direcionado e constante te levará à aprovação.

 

03) RESOLVER QUESTÕES TODOS OS DIAS DE ESTUDO

Se você não conhece o perfil do seu examinador, já está perdendo a “guerra” para ele.

Ah! Se você errou uma questão, deve entender exatamente qual foi o seu erro. O mesmo vale para aquelas questões que acertamos sem saber ao certo o porquê. Não adianta resolver mil questões e não entender onde errou.

Como dica extra: monte um caderno de erros. O erro é extremamente pedagógico.

 

04) REALIZAR REVISÕES

Digo e repito sempre, incansavelmente: sem revisão, não há aprovação.

Se você não revisar, terá brancos no meio da prova. Naturalmente, esquecerá aquilo que estudou por uma vez.

Ah! Revisar é revisar. Estudar é estudar. Você revisa aquilo que já estudou, entendeu? São etapas distintas, com propostas diferentes.

 

05) FAZER SIMULADOS NO MOMENTO CERTO

Se você é um candidato ainda iniciante, não adianta fazer simulado toda semana. Simulados também devem ser aplicados de forma estratégica, com a finalidade de realmente entender se o processo de estudos está funcionando.

 

06) TER UMA BOA RETA FINAL PROGRAMADA

Estudo de “reta final” é diferente de estudo do dia a dia. Reta final exige muita leitura da lei seca, ainda mais questões e revisões quase que diárias.

Pois bem.

Perceba que o segredo da aprovação é um só: estudar certo repetidamente.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo vai revolucionar a sua vida.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco durante esse período difícil da pandemia. Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo e também organizando todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

Avatar


16 de Julho de 2021